quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Mochilão Nordeste – 20 dias viajando sozinha

E com o dólar nas alturas eu juntei a fome com a vontade de comer...Comer peixe, camarão e beber...muita água de coco :D

Em outubro do ano passado eu prometi a mim mesma que 2015 seria o ano do Brasil. O ano em que eu conheceria mais do meu país. E eu escolhi começar pela terra do sol, a terra do “me dá um chêro”, a terra do “neguinha”, “pretinha”, “mainha”, do “oxê”...E eu vou para o Nordeste. Eu e minha mochila!

"Voar, voar...subir, subir"

Planejamento
Já escrevi um post sobre dicas de viagem sozinha e uma das dicas é o planejamento. Eu sempre bato nessa tecla. Tudo bem que eu sou a “rainha das planilhas”, mas pelo menos saber pra onde você quer ir, quanto quer gastar e onde vai ficar é o essencial. Tempo é o bem mais precioso em uma viagem (a não ser que você não tenha dia certo pra voltar à rotina), então, nada mais justo do que otimizar esse tempo. 

Imagina a cena: Você chega no aeroporto (ou rodoviária) da cidade, não sabe qual o hostel você vai ficar e quando enfim acha um hostel bacana descobre que ele já está lotado. Você fica rodando que nem um peru tonto e cai no primeiro local que tiver vaga e quando chega lá ainda tem que pesquisar o que tem pra fazer na cidade...Pronto! Perdeu o dia todo nisso aí...Vamos lá, faça uma forcinha. Leia blogs (olha eu aqui gente), acesse o booking.com para reservar suas hospedagens e tire a prova real no trip advisor. Garanto que com isso você vai otimizar o seu tempo quando chegar ao seu destino, economizar dinheiro e começar a viajar antes mesmo de pegar o avião ;)

O que eu fiz: Montei uma planilha (eu disse que era a rainha da planilha) com todos os lugares que vou passar separados por abas e estimativas de gastos diários. É lógico que sempre chuto o valor lá pra cima pra ter uma margem de segurança...vai que dá M...E os valores dos passeios (passeio de buggy, mergulho e etc) dei uma pesquisada na internet pra ter ideia de até quanto eu gastaria em um passeio.

Abusei do Google Maps para montar rotas diárias. Como conhecer os centros históricos, por exemplo, que dá pra fazer a maioria das coisas a pé.
Vi algumas indicações de restaurantes no estilo “Must Go” no trip advisor.

Ah! Se alguém quiser a planilha, é só enviar um inbox lá na fanpage do blog.

O Meu Roteiro
Natal – João Pessoa – Recife – Maceió e Aracaju. UFA! Planejei para ficar em média de 4 a 5 dias em cada cidade.

Os trajetos serão feitos de Avião + Ônibus. Avião do RJ para Natal, ônibus entre as cidades (pasmem...a passagem é bem barata lá) e avião de volta de Aracaju para o RJ.

As passagens e os albergues foram comprados/reservados com 3 meses de antecedência. Porque Janeiro é alta temporada e não dá pra deixar em cima da hora,né?

Procurei reservar hostels que tivessem boa avaliação e atividades internas, assim não preciso ficar andando a noite sozinha...Vamos evitar dar “sorte pro azar”, né?

Praia da Areia Vermelha - João Pessoa

Praia do Gunga - Maceió

Pôr do Sol na Praia do Jaceré - João Pessoa

A Mala
No caso é uma mochila (minha primeira mochila de viagem). Comprei um Deuter Transit 50L + mochila de ataque de 10L. Pra mim, que normalmente viajo leve e sou baixinha (1,64), a Transit 50 super me atende e como pro Nordeste você leva mais roupas leves, a mochila não pesa tanto ;)

Eu comprei a minha numa loja aqui no centro da cidade do Rio de Janeiro. A As Divers...foi o local com preço mais em conta e eles parcelam em até 12x :D #QuaseUmaCasasBahia

Olha, ela não é linda?

Deuter Transit 50L + Mochila de ataque

O fato de ser mochila também ajuda a se locomover. Como são 5 cidades e farei 3 trechos de ônibus, andar com a mochila é bem mais fácil do que com mala de rodinha.

Então é isso por enquanto. Eu estou super ansiosa pra compartilhar com vocês os melhores (e piores) momentos vividos no Nordeste, mas se quiserem ter esse gostinho antes é só acompanhar a fanpage do Gaby Pelo Mundo e o instagram @gabypelomundo.


A gente se vê depois das férias :D

47 comentários:

  1. Estou planejando fazer um mochilão pelo nordeste, estou curioso para saber os seus seguintes passos, onde encontro o restante da histotia ? felipe.edwards21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Me envia a planilha, por favor!
    moura.camilaluiza@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, tbm me interessei pelo seu roteiro, podes me enviar a planilha, dicas e tals? :) obrigada! E-mail josiani.bl@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde, me interessei pelo seu roteiro e pelas suas planilhas. Tem como você me enviar todas as informações que você tem ? Estou querendo fazer um tour pelo nordeste brasileiro. E-mail emanoelecassol@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Interessei muito pela planilha também, se tiver como enviar meu e-mail é flamf31@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de receber sua planilha de gastos pelo email Juliamatramos@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, poderia me passar seuroteiro tbem amorimviniciius@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá. Me envie a planilha por favor? Meu e-mail: anacarolina.bconceicao@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Gaby.. podes me enviar sua planilha???? Ebaaaa...tô ansiosa já... Kkk.. dondoni.fisio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Pode me enviar a planilha também, por favor? Me interessei muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, poderia me enviar sua planilha e seu roteiro?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Também gostaria da planilha. POde indicar o post ou falar quanto gastou no total?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! se possível gostaria de receber a planilha!
    dayane_paz100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa noite.
    Preciso muito dessa planilha, pelase!
    Gabrielaelitecred@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,também tenho interesse na planilha, por favor
    tassylla.123@hotmail.com
    Tô procurando alguém pra fazer um mochilão pelo nordeste, que tiver interesse entra em contato no email acima.

    ResponderExcluir
  16. Me manda a planilha por favor patriciagreslen@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Gaby, tudo bem? Irei fazer um mochilão de 20 dias pelo nordeste, poderia encaminhar sua planilha, por favor?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, poderia me passar seu roteiro?
    arques.leandro@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Oiiii... Quero fazer esse mochilão em novembro, me envia o roteiro é dicas. Lumaccostaa@gmail.com obg

    ResponderExcluir
  20. Olá,pretendo fazer um mochilao ano que bem, e gostei das cidades pelas quais você passou. Por favor se puder me mandar o roteiro e a planilha.. naathi.oliveiraq@gmail.com

    obrigada!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Gaby, tudo bem? Você pode me passar a planilha? Obrigada! mcris.bandeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá. Poderia me enviar a planilha?

    joaomarcosest@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Ahhh me envia á planilha tbm nathalie.aroucha@gmail.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Oi! Poderia me enviar a planilha também? Muito obrigado!
    ngcsalves@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá. Pode me passar? aline.ab7@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Oii , pode passar a planilha e o valor total dessa aventura rs ? Aline.design@yahoo.com

    ResponderExcluir
  27. Ola, gostei do roteiro. Poderia me enviar a planilha e o valor total, pfv.
    allan.ard.ek@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá. Estou planejando este mesmo roteiro em dezembro. Me envie sua planilha e dicas, please. niquefranzen@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá. Estou planejando este mesmo roteiro em dezembro. Me envie sua planilha e dicas, please. niquefranzen@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá, poderia me passar a planilha e dicas? Obrigada :) mayarav1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá, poderia me passar a planilha e dicas? Obrigada :) mayarav1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá, poderia passar dicas e a planilha, pretendo fazer o mochilão em 2018. ruthssnza@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Oi, poderia me enviar a planilha ?
    mayararayana2008@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá. Poderia me mandar a planilha tambem?
    george_vianna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá!!! Também gostaria muito de receber sua planilha !!
    Renata_faleiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá, poderia me encaminhar o roteiro que fez por la ? e qual hostel ficou na epoca, se puder me encaminhar a planilha agradeco rafaella856@gamil.com

    ResponderExcluir
  37. olaa quero saber de dicas pelo nordeste

    ResponderExcluir
  38. Gostaria da planilha de gastos também. Obrigado!!!
    marcel.c.silveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Bom dia! Gostei do roteiro! Vc pode me enviar as planilhas, por favor?
    viagemnascapitais@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Oi, eu também amo planilhas.
    Estou querendo fazer um mochilão pelo nordeste também, poderia me passar a planilha?
    bu-valente@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Olá, eu amo planilhas.
    E estou super afim de fazer o minhocão pelo nordeste. Você poderia me enviar sua planilha, para eu ter uma ideia de como começar a planejar minha viagem?
    joanasimplicio90@gmail.com.

    Obrigada. 😍😉

    ResponderExcluir
  42. Olá, você pppoder me enviar sua planilha? Email: estertheodoro6@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Oiii Gabi. Estou planejando meu mochilão pelos mesmos destinos que você foi. Me passa a sua planilha pra eu pegar umas dicas? Obrigada e-mail: nicole.almeidarj07@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Buenas Gabi estou com a mesma ideia porem com menos tempo serão 15 dias, vou ter que cortar um estado. Pode me passar a planilha. ritielimello@gmail.com

    ResponderExcluir