quinta-feira, 6 de março de 2014

Carnaval em Ouro Preto – Como é?

Acabei de voltar do carnaval da Cidade de Ouro Preto (Minas Gerais) e para todas as perguntas que me faziam sobre qual o local que eu iria no Carnaval (sim, porque as pessoas esperam que eu viaje no carnaval...rsrs) eu respondia: “Ouro Preto” e na hora uma cara de espanto misturada com “tome cuidado” se instalava na cara da pessoa. Confesso que por vezes me assustava com as histórias que ouvia (ou seriam lendas urbanas?!)... Muita gente, muita loucura na rua, caras tentando te agarrar...Fui como?? Pronta pra dar um jeb/direto (termo usado no Boxe) no primeiro idiota que tentasse me agarrar...Até porque não estava na “verdadeira vibe” do carnaval!

Bom, deixa eu contextualizar vocês sobre o meu ponto de vista:
- Ficamos hospedadas em um albergue;

- Não compramos nenhum bloco pago;
- Ficamos somente nos bloquinhos de rua e nos shows que aconteciam por toda a cidade;
- Não estávamos na “vibe” do carnaval.


O fato de ter escolhido um albergue...

Aí você me pergunta: “Mas Gaby, você foi para Ouro Preto e não ficou hospedada em uma república?” E eu te respondo...Sim, meu caro leitor. Por dois motivos: 1. Estou velha (tá, foi dramático essa primeira opção, mas é verdade...) 2.Estou velha...rsrs.

Pelo que me consta a hospedagem em república não tem conforto nenhum...Você dorme em colchonetes, o café da manhã é servido sabe-se lá como (ou SE é servido), você é acordado com um copo de cerveja na sua cara e talvez nem durma. Bom, isso é o que rege a lenda, né? Se isso mudou...eu não sei.

Como eu sei que comer e dormir são uma das coisas que me tiram o humor, eu não quis arriscar. Eu e as meninas analisamos todas as situações possíveis e optamos pelo albergue mesmo. O Albergue eu já conhecia (leia aqui o review do hostel) e sabia que seria uma escolha perfeita. Optamos pelo quarto duplo (que virou triplo) com banheiro privativo. O café da manhã foi bem reforçado devido ao carnaval (Valeu, Lidi :-) ). Então o meu humor ficou super lá em cima...comida e lugar pra dormir...tava feita...rsrs.

A janela do nosso quarto dava pros fundos da República Necrotério e vira e mexe a gente filava o showzinho que acontecia por lá...várias bandas tocando músicas famosas...De Lepo Lepo à Tim Maia...nosso quarto virava uma verdadeira boate às vezes :-)

Talvez se você tem entre 18  e 25 anos, está na “verdadeira” vibe do carnaval e não liga pra comida e conforto a opção Repúbica seja mais a sua cara. O valor pago para a República normalmente engloba a hospedagem (na base do colchonete), café da manhã (pão com epa), bebida liberada e um bloco pago incluído (com direito a bebida liberada e um show legal).

As repúblicas mais famosas para hospedagem: Aquarius, Nau Sem Rumo, Necrotério, Ninho de Amor, Necrotério e Pulgatório. Todas essas repúblicas são super bem localizadas e bem no fervo de Ouro Preto.

O fato de não ter comprado um bloco pago...

Não, eu não quis pagar R$220,00 pra ver Monobloco, Anitta, Carrossel de Emoções ou Marcelo D2. Gente, eu moro no Rio de Janeiro e vira e mexe esses artistas fazem shows por R$30,00 ou R$60,00. Ok, ok...tudo bem que ia ter o fato de ter bebida liberada, mas pra mim não dá...Pagar esse valor pra ter uma blusa neon (que não dá nem pra ir à academia depois porque é “over”) e bebida liberada? Desculpa...não dá!

Mas aí a gente “paga o preço” de não pagar nada, né? Rsrsrs

Quando vi a programação dos shows na cidade até me animei...tinha grupo de samba, mpb e funk, mas parecia que estava faltando alguma coisa....O grupo de samba era bem legal e nos animou no sábado a tarde, já o de mpb não foi lá essas coisas e o de funk foi o mais engraçado. As cariocas aqui achando que ia tocar um “beijinho no ombro” foram surpreendidas com Jorge Bem, Tim Maia e Simonal... O_o . Amo esse tipo de funk, mas quando o relógio bate quase 1 da manhã tudo o que você queria era dançar um pouco ao som de Anitta...hahahahaha...Não rolou! Rsrs

Talvez ter comprado um bloco pago (no primeiro lote pagando em torno de R$100,00) não teria sido tão mal assim...Mas a gente aprende, né?

O fato de ter ficado nos bloquinhos de rua...

Quando alguém fala em bloco de rua aqui no Rio de Janeiro, automaticamente me vem à mente: Um carro de som, tocando música com um monte de gente dançando e cantando atrás...Mas eu devia ter pensado diferente. Carnaval em Ouro Preto é tipo antigamente mesmo...O pessoal batendo uns tamborins, ninguém canta nada, fica uma bateção de lata que dá até dó (a maioria do pessoal que tocava eram os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto), ou seja, eram poucos os que realmente sabiam tocar os instrumentos...rsrs.

E aí a gente vê que um dia vai ter o Bloco dos Piratas...Um dos blocos mais famosos de Ouro Preto...Nos arrumamos e fomos prontas pra curtir mas...tum tum tum tum tá...tá tum tum tum...Era só (eu disse SÓ) isso que ouvíamos durante todo o bloco...Chegou uma hora que desistimos de acompanhar o povo...Era muita aglomeração e um bate lata que não levava a lugar nenhum...Posso estar equivocada, mas lembrem-se: foram as minhas experiências e que as pessoas enxergam as coisas de um modo diferente...O que seria do azul se todos gostassem do amarelo, não é mesmo?

O fato de não estar na vibe do Carnaval...

Éramos em 5 mulheres, solteiras e no Carnaval...E graças a Deus não fomos com expectativa alguma sobre homens...Digo graças a Deus porque homem era o que não se via muito por lá...rsrs.

Então, pra você minha cara leitora (nossa, isso foi muito Clarice Lispector...rs) que está pensando em ir para Ouro Preto no próximo carnaval e aloprar todas...Repense...Deixa eu te contar um segredinho: “Os meninos por lá...gostam de...outros meninos”. Pois é, o mundo definitivamente está gay...Que fique bem claro aqui que não tenho nada contra os gays...Tenho amigos homossexuais e são os meus amigos mais divertidos. E vou te falar mais...uma das nossas melhores noites de Ouro Preto foi quando conhecemos 4 meninos que curtiam Beyonce, Lady Gaga e Rihanna...Nunca ri tanto, nunca cantei tantas músicas da Lady Gaga e não poderia ter aprendido os passos de “Beijinho no Ombro” sem eles...Foi ótimo ter os conhecidos, mas eles próprios admitem que o mar não está pra peixe e que se estamos sozinhas é melhor ir se acostumando...Ahhh esse mundo!

Lições Aprendidas:

- Se você quer mesmo se jogar no carnaval vá para uma república, mas esteja preparado para não dormir...rsrs. Dormir é para os fracos, né? E sim, eu sou fraca...rsrs
- Compre pelo menos um bloco. Os mais famosos são o bloco do caixão e candongueiro. Sempre tem uma atração legal, mas compre no primeiro lote pra não ter que vender a mãe pra comprar um ingresso;
- Esteja realmente na vibe do Carnaval....Curtir, se divertir e não se importar com os bate latas da vida;
- Se você for hétero e quer ter sucesso nas suas investidas, evite a rua dos bancos...Lá era a maior concentração de gay por metro quadrado...Mas se você não se importar e quiser ouvir músicas legais (lê-se Beyonce, Rihanna e Lady Gaga) e dançar sem ninguém te perturbar...vai gostar...

E agora o ano começa...passou carnaval...bora agitar a vida galera!

E você? Já foi pra Ouro Preto?? Como é que foi? Compartilha a experiência com a gente!!!!

Ruas Enfeitadas...
Sair da rua??? Pra quê?
Se preparando pra ouvir o "bate lata"...rsrs
E a gente se divertiu mesmo assim...
Bloco dos Piratas - E a cidade fica nesse nível...

13 comentários:

  1. Hahahaha... não sei por qual motivo eu caí na postagem.
    Adorei como escreveu. Vivo em Ouro Preto há um bom tempo e fugi do carnaval esse ano justamente pelo que escreve...

    Não passo carnaval em Bloco pelos mesmos motivos e esse ano optei por justamente não passar nem na cidade... o fervo e a lama não me alimentam tanto assim! rsrs Não tô na "vibe" rs

    Mas de qualquer forma, boas observações.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Biel, que bom que caiu aqui...hahahaha.
    Pois é, eu nunca participei de Carnaval, sempre fugi e dessa vez que resolvi me "jogar" me decepcionei...Vou voltar ao plano original e fugir novamente no ano que vem!
    Super bj e apareça sempre!

    ResponderExcluir
  3. Gaby! Amo Ouro Preto desde criança. Procurando na internet posts sobre experiências na cidade, me deparei com o seu e gostei muito! Suas historias são bem divertidas! haha
    Também tenho muita história pra contar dessa cidade tão importante pra mim, tô arrumando coragem pra fazer um blog específico de lá, mas até agora ela não apareceu! haha

    Parabéns pelo blog, amei mesmo! Super envolvente e gostoso de ler.

    Super beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Ahh que bom que caiu por aqui...Seja muito bem vinda e junte-se a esse bando de viciados em viajar :)
      Eu adoro Ouro Preto, mas definitivamente o carnaval não era pra mim, mas valeu a experiência.
      Cria coragem sim, essa troca de experiências entre pessoas que você nunca viu na vida é incrível e acaba te viciando também.
      Um super bj e obrigada pelo carinho!
      Gaby

      Excluir
    2. Criei coragem, Gaby! hahaha
      Se puder dar um olhadinha e me dizer o que achou vou ficar muito feliz!

      http://ouropretando.blogspot.com.br/ Beijos :*

      Excluir
  4. Algumas repúblicas oferecem hospedagem em hotel (mais caro que ficar hospedado na própria república,claro) mas como VC ressaltou o fato de "não dormir" ou "acordar com cerveja na cara" ... Eles tbm oferecem essa opicao.

    ResponderExcluir
  5. Oferecemos pacotes com hospedagem, bloco, almoço, muitas festas.
    saiba mais, www.carnapulga.com

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal. Para quem quiser saber mais informações sobre o carnaval de Ouro Preto é só acessar o portal do Carnaval de Ouro Preto http://www.carnavalouropreto.com

    ResponderExcluir
  7. Oi gente, tudo bem? Pra quem quiser fugir da rotina das cidades grandes, e quiser passar o carnaval em praias com poucas pessoas, é só ir para João Pessoa! Vale a pena conhecer uma cidade pacata, e passar o carnaval a dois! Fica a dica, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nosso deus pra ver que vc é dessas antipaticas. .... O carnaval de ouro preto é uns dos melhores do Brasil ... tem lá sim seus pros e contras mais sim é muito animado e muito bom, em relação aos blocos a cidade por ser histórica não suportaria um trio elétrico subindo e descendo ladeiras né meu amor e é por isso que ela preserva um pouco da sua origem principalmente nessa época de ano... super recomendo a ir no carnaval de ouro preto, agora pra quem não gosta muito ou nao curte esses tipos de festas é melhor até evitar de ir sendo assim tendo asim vários lugares por perto da cidade pra se curtir como por exemplo lavras novas Onde vc encontra cachoeiras e umas pessoas bem acolhedoras por lá. ....

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir