terça-feira, 21 de maio de 2013

Projeto Conhecendo o Rio de Janeiro

Então, chega o momento mais temido de uma blogueira de viagens:  Todas as histórias de viagem acabaram e a sua próxima viagem está programada somente para Agosto/Setembro. Vou ficar 3 meses sem escrever? Pelo amor de Deus, não consigo!
Nesse momento de desespero, tive uma ideia. Porque não aproveitar esses 3 meses de “ócio” para conhecer um pouco melhor o Rio de Janeiro? Eu moro nessa cidade há mais de 20 anos (bem mais..rs) e tem muitos lugares que eu ainda não conheço. Na verdade, já conheci gringos que sabiam mais sobre o Rio de Janeiro do que eu...Vergonha alheia total.
Comecei fazendo uma enquete com os meus amigos e familiares e uns 80% deles conheciam o Rio tanto quanto eu, ou seja, quase nada. Mas eu não considero isso uma humilhação total, não, não...Parece que o sentido de desbravador dos 7 mares só fica mais apurado quando vestimos a roupa do super turista. É normal, você sai da sua cidade e parece que as portas da curiosidade são abertas. Você quer conhecer tudo, andar pra caramba e não se importa com nada, afinal você está em um lugar diferente. E aí você volta pra sua cidade e a rotina vem. Os mesmos lugares, ônibus e metrô lotado, trânsito infernal...Suficiente para você ficar só no seu mundinho e não “pensar fora da caixa”.
E foi aí que eu resolvi aproveitar tudo o que o Rio de Janeiro pode me oferecer. Montei uma planilha (sim, porque eu sou dessas...rsrs) com todos os lugares interessantes, independente se eu já conheço ou não, e qual foi a minha surpresa quando terminei de montar a planilha e notei que não conhecia nem 1/3 de todos aqueles lugares? Centro Cultural dos Correios, Real Gabinete da Leitura, Parque Laje, Museu da República, Planetário da Gávea...tantos lugares além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar que estão ali, disponíveis para serem conhecidos e nós nunca nos interessamos. E o melhor, muitos desses lugares são gratuitos ou com um custo bem baixo.
Eu achei que seria muito chato fazer essa jornada sozinha, então convidei um amigo meu formado em história e um primo que está cursando a faculdade de história para serem os meus “guias” nessa jornada. Impressões diferentes e um pouco mais de conhecimento sobre a história do Rio de Janeiro não fazem mal a ninguém, não é mesmo?
Para montar a planilha eu usei e abusei do google, site do Ministério do Turismo do RJ, site do metrô Rio e site da fetranspor. Mas é claro que estarei aberta as sugestões dos meus “guias” e pronta para desbravar o Rio.
Então é isso, a partir de hoje e até setembro, vocês terão um especial Rio de Janeiro. Com as melhores barbadas e roubadas dessa Cidade Maravilhosa e Bonita Por Natureza (mas que beleza...).

Ah! Quem tiver sugestões de lugares interessantes para conhecer aqui no Rio, é só comentar aí embaixo. E para aqueles que quiserem a planilha, é só curtir a página do blog no facebook (link aí em cima do lado direito) e entrar em contato comigo que eu mando de boa :-)

12 comentários:

  1. Opa! Mega quero essa planilha! Aliás, se você for visitar os lugares do Rio nos sábados e domingos: me chame! Tava pensando nesses dias o quanto deveria explorar mais o lugar que moro!! juliana25.alves@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Acabei de enviar pra vc Ju. Missão dada é missão cumprida :-)

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, vi o seu comentario no VnV sobre voce ter planilhas para organizar suas viagens. Vc poderia por gentileza me passar o modelo via email: tina.kisss@gmail.com

    tks,
    kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tina,
      Missão dada é missão cumprida. Planilha enviada e estou no aguardo das mais preciosas dicas e NY :-)
      Bjs

      Excluir
  4. Manda pra mim. Onde vamos na sexta, dia 31?

    ResponderExcluir
  5. Também quero! Manda para mim... bel.abdalla@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel, é como sempre digo...Missão dada é missão cumprida!
      Acabei de enviar :-) Enjoy it

      Excluir
  6. Olá! Poderia me enviar a planilha?
    E-mail: fernandaldantas@outlook.com

    :)

    ResponderExcluir
  7. opa tambem tenho interesse, manda pra mim ? kelyrrm@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kely, acabei de enviar a planilha pra vc por e-mail!
      Bjinhos e aproveite

      Excluir
  8. OI Gaby! Pode me enviar a planilha?? Obrigada!

    ResponderExcluir