quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem (São João Del Rei)

Imagina um evento onde você pode falar de viagem a todo momento e ninguém ficar te olhando com aquela cara de: “aff lá vem ela falar de novo dos lugares que conheceu”. Pois é, esse evento existe e eu, pela primeira vez, pude participar de algo assim.

No período de 25 a 27 de julho vários blogueiros de viagem se reuniram na cidade de São João Del Rei em Minas Gerais para se conhecerem (porque até então a maioria só se conhecia virtualmente) e trocar experiências com os blogueiros que já estão na estrada faz tempo.

O Antonio Rômulo do Blog Retrip organizou o evento e cuidou para que todos os blogueiros fossem bem recebidos e aproveitassem da melhor forma possível. Ele preparou diversas atividades para que todos pudessem conhecer a cidade, a culinária e até cidades vizinhas (Tiradentes).

Dia 25-Jul (Sexta)
Eu fui de carona com a Rafaella Machado do blog ViajandoSem Medo e saímos do Rio de Janeiro na sexta-feira a noite, infelizmente chegamos muito tarde na cidade e não pudemos aproveitar as atividades programadas para aquela noite L

Ficamos hospedadas na Pousada Paço do Lavradio, e não poderíamos ter escolhido melhor.Lugar super acolhedor e bom atendimento. Mesmo chegando 01 da manhã fomos bem recepcionadas e com direito até a serviço de quarto (Rafa pediu um misto quente e foi prontamente atendida).

Dia 26-Jul (Sábado)

A minha ansiedade estava ligada no 220v, porque eu não via a hora de poder aprender e trocar informações com os demais blogueiros.
Tivemos uma palestra com o Antonio Santos do Blog Tripe Aventuras sobre propriedade intelectual. A palestra foi muito interessante pudemos nos informar de como agir com “blogueiros” que copiam nosso conteúdo e/ou foto na cara-de-pau sem “pedir licença”.

A segunda palestra do dia foi da Claudia Saleh do Blog Aprendiz de Viajante, onde ela nos contou como surgiu a ideia do blog e como ele fez para chegar ao sucesso. Quando terminou a palestra eu vi que eu podia sim chegar lá e trabalhar com o que eu gosto! #ForçaFocoEFé

Networking
E qual foi a minha felicidade ao chegar na hora do almoço e me deparar com uma mesa cheia de quitutes mineiros e tudo cortesia do GardenHill para o evento!
Que delícia!
Do almoço delícia diretamente para um passeio delícia e lá fomos nós para a Cidade de Tiradentes a bordo de uma Maria Fumaça que também foi cortesia da Trilhos deMinas. O passeio tem duração de uns 30 minutos e tem paisagens encantadoras durante o trajeto.

Eu e Rafa na Maria Fumaça
Chegamos...

Conhecemos a cidade de Tiradentes com um guia de turismo da agência Viva Minas  e só posso dizer que recebi uma aula de história do Brasil fantástica e pude descobrir curiosidades que só um um expert no assunto poderia explicar. A cidade de Tiradentes é encantadora e me lembrou muito Paraty (Litoral sul do Rio de Janeiro) com suas casinhas coloridas e ruas de pé-de-moleque (pedras colocadas uma a uma pelos escravos da época). A Cidade a noite parece ter um bom entretenimento com bares localizados na praça principal da cidade, fiquei com vontade de voltar e experimentar outros passeios oferecidos pela agência Viva Minas, como o tour de bike, travessia da Serra do Mar, entre outros passeios.

Igreja de Santo Antônio - Tiradentes


Não lembra Paraty??


A noite fomos conhecer o famoso alambique de Coronel Xavier Chaves (qualquer semelhança com o Joaquim  José da Silva Xavier, o Tiradentes, não é mera concidência) localizado a mais ou menos uns 20Km da cidade de Tiradentes. O tal do Coronel Xavier Chaves era bisneto da irmã de Tiradentes, Antônia Rita da Encarnação Xavier.

Nós fomos muito bem recebidos no alambique com uma roda de viola com uma trilha sonora que te remetia ao passado. O alambique oferecia provinhas da cachaça mais famosa a Século XVIII e de acordo com os locais se você experimentasse a cachaça junto com a linguiça mineira (que estava sendo feita na hora) e geléia (tinha de tangerina, jabuticaba e pimenta biquinho) você praticamente levitava...hahaha. Imagina a cena dos blogueiros “levitando” #TodosLevitam. Depois fomos servidos de um caldo chamado sopa de mãe feita de farinha de milho, couve, frango e aquele tempero mineiro que só eles tem. Estava delicioso e lógico que eu tive que tirar a “prova real” com um segundo prato, né?

Alambique Coronel Xavier Chaves
#TodosLevitam
As geléias
Junte essa linguiça com aquelas geléias e seja feliz :)
Dia 27-Jul (Domingo)

E o dia que nenhum viajante gosta tinha chegado: Hora de voltar pra casa e enfrentar a realidade, mas não sem antes conhecer a cidade de São João Del Rei. Com suas igrejas lindas e cheias de história pudemos conhecer um pouco mais da cidade através de curiosidades trazidas pelo nosso guia, que também era da agência Viva Minas. Achei a cidade menor que Tiradentes, mas tem seus encantos também.

Eu amei poder conhecer mais o pessoal da blogosfera viajante e trocar experiências com aqueles que respiram viagem. E que venham muitos outros encontros, em qualquer lugar do mundo!


Igreja de São Francisco de Assis
Interior da Igreja de São Francisco de Assis
São João Del Rei com a Igreja de São Francisco de Assis ao fundo
Os apaixonados de viagem reunidos. Foto by Rafaella Machado
Lista dos blogueiros que participaram do evento:

Claudio Borges e Claudia (A 4 Pés), Cyntia Campos (A Fragata Surprise), Claudia Beatriz Saleh (Aprendiz de Viajante), Glacy Moraes (Blog da Glacy), Laura Botton (Colecionando Viagens), Nívea Atallah (Destino de Viagens), Carol May Rodriguês (Dicas e Roteiros deViagens), Gabriela Palma (Gaby Pelo Mundo), Lillian Brandão e Helder Oliveira (Nerds Viajantes), Renata Campos (Rêvivendo Viagens), Antonio Santos (Trip e Aventuras), Nivia Guirra (Viagens Invisíveis), Camila Navarro (Viaggiando), Luciano Attiê (Viagem sem Frescura), Rafaella Machado (Viajando sem Medo).


O evento contou com os seguintes parceiros: Garden Hill Small Resort, Albatroz Garden Hill, Agência Viva Minas, Cervejaria Tiradentes, Trilhos de Minas e Boteco da Fábrica. E contou com o apoio dos Hotéis/Pousadas: Paço do Lavradio e Pousada Buonabitacolo.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário