quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Europa - Eis me Aqui...

Quem me conhece sabe que eu simplesmente AMO escrever e já fazia um tempo que eu queria fazer um blog de viagens...Não que eu tenha uma vasta coleção de cidades e países que conheci, mas tenho alguns na minha humilde listinha e queria compartilhar a experiência.

Só pra vocês entenderem um pouco...O ano de 2011 foi um ano de reviravoltas...Sabe aquele ano em que as coisas não terminam bem? Pois é...Até que para minha alegria, uma das minhas melhores amigas (e parceira de viagens) disse que ia fazer um intercâmbio em Londres, estudaria por 4 semanas e aproveitaria os fins de semana para conhecer outros países como França e Holanda...Juro pra vcs que quando ela me disse isso eu pensei: "Putz, por que eu não pensei nisso antes?? É isso que eu preciso! Novas experiências e desafios"...Tá decidido!

Fui pra casa naquele dia pensando. Pensando em como eu faria. Sempre tive um sonho de estudar fora do país e aperfeiçoar o meu inglês, mas nunca pensei em estudar justo na Europa. Sempre achei que eu iria para os EUA para realizar esse sonho (esse é um capítulo a parte...rs), mas então, comecei a pensar na grana, em quando eu tiraria férias na empresa e quando me vi já estava numa livraria comprando 2 Guias de Viagem para Europa: Guia do Viajante Independente e Europa para Leigos (sim aquele mesmo, for Dumbies...rs). Comecei a ler, sonhar e entender um pouco como era cada lugar que eu gostaria de conhecer!

E foi então que bati o martelo...Fui na mesma agência de intercâmbio que a minha amiga e fechei o pacote de intercâmbio de 4 semanas em Londres com acomodação em casa de família. Eu escolhi o curso de Business (que tem a ver com a minha profissão, sou consultora empresarial) e saí da agência com uma sensação de sonho realizado...Nem tinha chegado à Europa ainda, mas era como se já estivesse lá!

Tudo isso aconteceu em novembro/2011...passou natal, ano novo, carnaval (resolvemos ir para Buenos Aires, outro capítulo a parte...rs), fomos à São José dos Campos, Ilha Grande e nada de comprarmos as nossas passagens...Até que recebemos a notícia da nossa agência: "O Curso da sua amiga não acontecerá mais em Outubro, só em Setembro"...Como assim Bial?? Nós teremos que mudar todo o nosso planejamento porque não vai ter mais o curso? Não é possível!!

Depois de muito pensar, pensar em mudar o roteiro, pensar na possibilidade de cancelamento, eis que voltamos à agência e conversamos...Perguntamos quais seriam as nossas possibilidades e eis que ficamos com a Europa mesmo...Reduzimos os dias de estudo (de 4 semanas passamos para 2), mudamos a nossa acomodação (de casa de família para residência estudantil), mantivemos o mês inicial (outubro) e aumentamos os lugares que gostaríamos de conhecer e eis que começa a nossa jornada...rs

Eu confesso que sou meio neurótica com viagens...Gosto de planejar tudo, ler muito sobre os lugares, ver quais são as opções de restaurantes, fazer planilha de gastos e tudo mais. E com a Europa não seria diferente...Ainda mais que eu ficaria 30 dias em um continente que nunca tinha pisado antes e com moedas com um valor bem maior do que o nosso querido REAL (Libras Esterlinas - Reino Unido e Euro - União Europeia, acabam com o orçamento de qualquer um...rs). Mas então, eis que começamos a pesquisar os pontos turísticos, horários de funcionamento, preço dos ingressos, localização e tudo mais...(prometo que disponibilizo a planilha com os valores quando eu a concluir...rs).

E é nessa fase de planejamento que nós desejamos ter mais do que reles 30 dias de férias...Por que não podemos tirar 6 meses sabáticos da nossa empresa e viajar o mundo?? rsrs. É muito complicado quando você começa a ver o mapa da Europa e pensa: "Ah...de Bruges para Bruxelas é só 1h e 30 min de trem...Dá pra ir...". Quando você vê seu roteiro possui 300 mil lugares e você só tem só 15 míseros dias para explorá-los (lembre-se que 2 semanas ficaremos em Londres por conta do estudo). E aí você começa a perceber que vai ficar só um 1 dia em uma determinada cidade ou 2 (com muito aperto no coração)...É preciso ter um pouco de foco e saber o que você realmente quer ver na sua viagem...É só o fato de marcar mais um X no mapa ou você quer realmente "sentir" o lugar?? Aí vale de cada um...Eu gosto de "sentir" o lugar e vivê-lo de uma forma mais intensa...Mas aí eu volto à dura realidade da favela e penso: “Você tem só 15 dias...É o que tem pra hoje"...rs.

Eu realmente aconselho que você gaste alguns momentos para se dedicar a essa fase de planejamento...Eu até acho legal (e super corajoso) quem faz roteiros abertos (sem reservas de hospedagem, sem passagens de trem compradas e tudo mais...), Mas eu sou uma viajante à moda antiga...e me orgulho disso!!!

A pouco tempo recebemos uma ótima notícia que não gastaremos $$ com hospedagem em Roma. A irmã de uma amiga minha nos hospedará de bom grado...Estamos tentando conseguir hospedagem agora em Paris...Esse é mais um conselho que eu dou...Às vezes você pensa que não conhece ninguém na Europa, mas sempre tem o amigo do amigo, a irmã da amiga, ou até mesmo alguém da família que não vai se importar em te hospedar, além de economizar você ainda tem um "guia" para te colocar sempre "na boa"...Nos lugares que não conhecemos ninguém (não adianta, você não pode ter alguém conhecido na Europa inteira, se tiver, me apresente... ::lol4:: nós ficaremos no sistema B&B (Bed and Breakfast) e minha amiga me indicou um site super legal... http://www.airbnb.com, você simplesmente perde a noção do tempo nesse site e confesso que os preços são bem atrativos! Vale a pena dar uma olhada!!!

Bom, a fase do planejamento está em andamento e não consigo parar de pensar de como será a fase de execução...rs. Estar lá, nos lugares que você sempre sonhou, mas que talvez, algum dia você tenha até perdido as esperanças de conhecer...Mas é como minha mãe sempre diz: "Sonhos não realizados, apodrecem a alma"...Então não espere tempo demais para realizar os seus.


Um comentário:

  1. Adorei, cabecinha!!! Ter um blog para acompanhar os detalhes da viagem foi uma idéia genial. To aqui, viajando junto.
    Tem meu total apoio.
    Bjs,
    Aline Brasil

    ResponderExcluir