quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cracóvia o quê?? o_O

Enquanto estamos na fase do planejamento, queria compartilhar com vocês como chegamos à conclusão dos lugares que visitaremos... Na verdade estou contando que os lugares serão esses, mas as coisas ainda podem mudar (e mudaram)...rsrs. Se a minha amiga Paula não inventar de conhecer mais nenhum lugar estranho no mapa...rs.


Inicialmente seria: Paris, Bruges, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Praga, Viena, Florença e Roma, mas depois tiramos Viena e Florença e inserimos a Cracóvia no meio... É isso mesmo...Cracóvia!!! Aí você pensa: “Putz, elas vão deixar de conhecer Viena e Florença pra ir à uma cidadezinha no meio da Polônia?” E eis que te respondo: Sim, meu caro leitor, te darei alguns motivos (motivos esses que a Paula usou comigo...rs):
  • A Polônia ainda não faz parte da União Europeia, então consequentemente não utiliza o euro como moeda...Ponto pra Polônia;
  • A moeda da Polônia (slotz) vale está praticamente equiparado ao Real...Ponto pra Polônia;
  • A Polônia foi palco de uma das guerras mais importantes da História Mundial (II Guerra)...Um ponto negativo, mas mesmo assim mais um ponto pra Polônia;
  • E a Polônia abriga o maior campo de concentração utilizado no mundo (Aushwitz)...Um ponto triste, porém um ponto pra Polônia (Leia o post de Aushwitz aqui)
Então, um local com tanta história não poderia passar despercebido por duas viajantes ávidas por experiências inesquecíveis.

Confesso que fiquei meio receosa com o fato de conhecer o maior campo de concentração do mundo. Um local de história triste. O fato de pensar que milhares de pessoas perderam as suas vidas ali, mexe com qualquer um, mas ao mesmo tempo eu penso: “Onde, no mundo, eu teria uma experiência como essa?”. Uma viagem não se resume só a baladas, ficadas, novas amizades e lugares bonitos. Resume-se também a reflexão e aumento de conhecimento. Ok, ok...Se você não tem “estômago” pra isso, não vá...Se achar que tem, acesse o site http://www.auschwitz.org.pl/ (o site está disponível em inglês e polonês...Se não sabe nenhuma das duas línguas, não se preocupe, você pode ver as fotos pra ter uma ideia.).
Leia aqui a minha experiência em Aushwitz

Além disso, a Cracóvia possui muitos lugares bonitos (joga no Google imagens pra você ver...rsrs). Tem o complexo de Wawel (até hoje não aprendi a falar o nome desse lugar...rs) que possui castelos incríveis. Dentro desse complexo tem a Caverna do Dragão. Rege a lenda que um dragão morava aí nessa caverna...Se é verdade, eu não sei, mas juro pra vocês que depois que vi as imagens parecia que o mestre dos magos ia sair dali a qualquer momento...rs...O pior é se o Vingador vier junto com ele...(Momento Geek do post..rs). Além dessas atrações, tem também a fábrica do Sr. Shindler...É aquele mesmo do filme A Lista de Shindler. O empresário que salvou mais de 1000 judeus ao contratá-los para trabalhar na fábrica dele. Se você não viu o filme ainda, está perdendo!

Então, foi por esses e outros motivos que a Cracóvia (adoro falar esse nome...rs) entrou na nossa lista...E acho que nos encantaremos tanto por essa cidade que vamos querer voltar.



O símbolo da Cracóvia - Dragão

Auschwitz


Complexo de Wawel

A Praça Central da Cracóvia

Zlot - A moeda da Cracóvia

4 comentários:

  1. Parabéns Gabi... Excelente idéia.

    Vamos viajar com vc através desse blog.

    Faça uma excelente viagem e não deixe de disponibilizar o roteiro e as dicas.

    Bjs,

    Bruno Abdalla e Aline Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Estou amando ler esse blog... tbm quero ir para Cracóvia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hahahahha, Tá vendo Mai, ninguém dá nada pela coitada da Cracóvia...rs

    ResponderExcluir