segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bélgica - Brugges e Leuven

Era o nosso segundo dia em Bruxelas. Na verdade, a casa da nossa host não era em Bruxelas era em Dilbeek, um bairro localizado há mais ou menos uns 30 minutos de Bruxelas (sem trânsito..rs).
Como tínhamos ido ao Pub no dia anterior, nós resolvemos dormir um pouquinho mais. Acordamos por volta de 09:00, tomamos aquele café da manhã preparado pela mãe dela (com direito a Nutella e afins...) e nos preparamos para sair.
Nesse dia estávamos programadas para ir à Brugges, cidade fora de Bruxelas e muito visitada pelos turistas. A Anabelle não podia ir conosco porque apareceu um trabalho pra ela de última hora (ela trabalhava num bar e naquele dia ia ter uma recepção para um grupo e ela teria que ajudar). Mas como boa anfitriã que ela era, ela fez questão de nos levar até a estação que saiam os trens para Brugges. Nós já tínhamos levado as passagens compradas aqui no Brasil e os nossos tickets eram em  horário aberto, ou seja, nós não precisávamos ter um horário fixo para ir nem pra voltar. Era só apresentar aquele ticket que estava tudo certo.
Os ônibus na Bélgica tem horários certos para passar e o ônibus que nós precisávamos pegar faltavam só  5 minutos pra chegar...Entre a casa dela e o ponto levava em torno de 10 minutos camihando normal. Nós tínhamos 5 minutos só então tivemos que correr feito loucas. Cara, comédia...3 meninas correndo desesperadamente (A Anabelle com o Louis na mão..rs). Para a nossa “sorte” quando chegamos, o ônibus ainda não havia passado...Mas cara, deu 5, 10, 15 minutos...meia hora e nada do ônibus passar (É minha gente, a Europa também atrasa..rs). Resolvemos pegar um outro ônibus e enquanto estávamos entrando no ônibus, aquele primeiro que estávamos esperando estava chegando...Ahhhhhhhh, corre de novo pra pegar o busu..rsrs.
Brugges
Pegamos o trem por volta de 13h da tarde, como ficamos enrolando no café da manhã, saímos de casa mais tarde do que o pretendido...rs. E pra variar, entramos no trem e apagamos...que olhar a paisagem que nada, queríamos era dormir. O mais engraçado é que não veio ninguém nem na ida, nem na volta para conferir as nossas passagens. Se alguém mal intecionado quiser dar o migué de não pagar, dá pra ir...Mas lembre-se que a lei de murphy esta aí né minha gente...Vai  que nesse dia o fiscal resolve trabalhar? Aí você está ferrado...Não há cara de gatinho do shrek que te salve...vai ter que pagar a multa. Como nós não queríamos arriscar, estávamos todas certinhas...rsrs.
Depois de 1 hora e pouquinho de viagem, chegamos em Brugges. Pra variar, estava chovendo pra caramba, nós saímos da estação e fomos andando com aquele sentimento: Sei pra onde estou indo...hahahaha. Ficamos no ponto de ônibus esperando qualquer ônibus que fosse para o centro de Brugges, porque a estação era meio afastada. Eis que cansamos de esperar o tal ônibus, voltamos para a estação e perguntamos qual era o caminho para o centro de Brugges. Fomos informadas que o centro não era longe, tipo uns 30 minutos andando. Isso era pinto pra mim e pra Paula que já andamos o dia todo em Paris (ler o post Paris – O dia que andamos como se não houvesse amanhã)
Andamos mais ou menos por este tempo mesmo...Uns 30 minutos, mas o que era engraçado é que parecia que não tinha ninguém na cidade. Nós andávamos e estava tudo fechado, tudo bem que era uma quinta-feira, mas pô...pensei que as coisas iam estar abertas né? Nós não desistimos e continuamos andando. Até que a cidade começou a se transformar. O que estava silêncio, começou a ter barulho e o que estava vazio começou a ficar cheio.
Entramos numa rua e de cara vimos váááárias lojinhas de chocolate. Todas muito bonitinhas e que dava vontade de comprar todos os chocolates e levar pra casa (se eles iam chegar em casa, eu não sei...talvez eu comeria alguns pelo caminho..rs). No centro de Brugges você vê muitas lojas comuns em toda a Europa (C&A, H&M, Sepoha...etc). A Paula estava com uma bota que já estava meio que se desfazendo (de tanta chuva que a gente tomava..rs). Ela entrou numa loja da Croc’s e viu uma galocha por 50 euros (se eu me lembro bem). A aquisição valeu super a pena, pois a galocha era super resistente e não entrava água no pé de jeito nenhum!
Chegamos na praça central de Brugges que é bem bonitinha, mas deixa eu confessar uma coisa bem baixinho pra vocês: Bruxelas, Bruges e Praga tem praças muuuito parecidas...Dava aquela sensação de: Eu já não vi isso antes? Rs . Tiramos algumas fotos por ali e resolvemos comer alguma coisa antes de seguir a andança.
Praça Cenral de Brugges...
Resolvemos experimentar a famosa batata frita. Cara, tudo o que eu mais lia em blogs de viagens era que a batata frita da bélgica era a melhor do mundo. Fiquei como né? Na expectativa. Eu e Paula sentamos num lugar chamado Friterie 1900. É claro que um lugar chamado  Friterie não é um lugar dos mais saudáveis. Tudo era frito, TUDO...E não há lugar melhor pra se comprar batata frita num lugar onde tudo é frito, certo? Errado. Eu pedi uma porção pequena de batata frita + uma caixinha que vinha várias coisas fritas típicas da Bélgica (croquetes, queijos...etc) + 1 Iced Tea por 9 euros. Eu já estava salivando de expectativa pela batata frita né? Mas, na primeira mordida, cara...era normal...a batata frita era igual como em outros lugares. Eu ainda acho que nós comemos a batata no lugar errado porque não é possível...Como eu poderia achar a batata do Burguer King melhor do que da Bélgica? Tinha algo errado né? Rs
Depois das batatas fritas frustradas, continuamos andando pela cidade...Brugges tem muitos canais, não é a toa que é conhecida como a Veneza da Bélgica. Você vê vários barquinhos fazendo passeios em seus canais. Eu e Paula não nos empolgamos muito não. Achamos muito romântico para ser feito em duas amigas...rsrs.
Brugges e seus canais...
Depois de andar pelos canais nós descobrimos um parque meio fechado que tinha um ponte bem bonitinha, sabe aquelas feitas de concreto que a gente vê em filme medieval? Eu queria tirar uma foto bontinha ali...Mas eu e a torcida do flamengo pensamos a mesma coisa. Cara, quando parava de passar a cabeçada, a Paula se posicionava para tirar a foto e lá vinha a cabeçada passando de novo...E não era só um casal não. Era o grupo de asiáticos (eles andam em bando, não sei o que acontece), era a família de indianos, era o mundo todo passando naquela hora. Meu humor ficava como? Rsrsrs. A Paula me dizia que eu matava as pessoas só com o olhar..rsrs. Mas fazer o que né? Faz parte..rsrs.

A bendita ponte...

O Jardim Secreto...

Antes de seguirmos para a estação de trem e pegar o trem de volta, resolvemos passar numa lojinha de chocolate e comprar uma caixinha escrito Thank You cheio de chocolatinhos dentro. Queríamos presentear a mãe da Anabelle por ser tão gentil conosco.
Um parênteses: A mãe da Annabelle não falava inglês, só francês, mas mesmo assim fazia de um tudo para que a gente tentasse entender o que ela falava. Fazia gestos, soltava uma palavra ou outra em inglês e entendíamos...Uma fofa!
Nós voltamos para a estação andando mesmo e pegamos o trem de 17:30 mais ou menos. A viagem foi super tranquila. A Anabelle já tinha nos ensinado como voltar pra casa de ônibus. Pegamos o busu conforme ela havia ensinado, descemos no ponto final e fomos para a casa dela. O único problema é que, como já estava de noite, nós meio que nos perdermos para encontrar o caminho de volta..rsrs. Ficamos dando aquelas voltinhas básicas, entramos no jardim dos outros sem querer (as casas lá não tem muros), mas no final nos achamos...UFA!!
Nós chegamos em casa e a mãe da Anabelle tinha preparado um jantar super gostoso com a gente. Era um foundue à moda Belga..rs. Ela colocou tipo uma chapa na mesa, colocou queijos, carnes cortadinhas, pepinos, tomates e colocávamos tudo ali...Quando ficava pronto era só tirar e comer...Delicinha!
Nosso Foundue à moda Belga...
Leuven
Como não tínhamos nada programado para aquela noite o amigo da Anabelle nos levou para conhecer Leuven, a cidade universitária da Bélgica. Dessa vez ele foi dirigindo (graças a Deus..rs), era meio longinho...Tipo quase 1 hora de carro. Fomos ouvindo música, conversando e tudo ok.
Chegamos lá e era um mar de universitários...Tinha pubs, festas em tudo quanto é canto. Muita gente, muita bicicleta na rua...Nós andamos um pouco, eles encontraram alguns amigos e resolvemos entrar em um pub. O legal é que você não paga nada pra entrar no local...você simplesmente entra, vê como está o ambiente e se gostar fica, se não gostar vai embora. Eu sei que naquela noite nós entramos nuns 3 pubs. Ficávamos um pouco, dançávamos e quando cansávamos partíamos pra outro. Pra pessoas entre 18 e 21 anos o lugar é um achado. Pra mim que já estou beirando os 30...era muita pirralhada..rsrs. Mas deu pra se divertir!
Voltamos pra casa cansados e lógico que eu dormi no caminho de volta né? Rsrs.
Bruxelas estava quase no fim e estávamos quase nos preparando para Amsterdam.

4 comentários:

  1. Estava navegando pela Internet e encontrei o seu blog, eu passei uma madrugada lendo cada detalhe e rindo muito, você é extremamente hilária! E seu blog é muito útil e inspirador em diversos aspectos! Me diverti muito lendo. E já adoro suas 'aventuras' (: Estou ansioso para ler mais e mais! Espero que esteja se divertindo muito por aí! x

    ResponderExcluir
  2. Olá Pidhy,
    Eu fico muito, muito feliz quando algué lê o blog e gosta. Escrever é um dos meus maiores prazeres. Continue aproveitando minhas aventuras..rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito do artigo.

    Viagem e Viagem
    http://viagemeviagem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clederson. Obrigada.
      Apareça sempre que quiser... :-)

      Excluir