segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ouro Preto - Viajando Sozinha

Há um tempo atrás eu escrevi um post sobre a minha humilde coleção de guias e livros de viagem (Clique aqui para ler o post). E um dos livros era: Sozinha Mundo Afora, da autora Mari Campos. Autora esta, que por sinal, comentou no post (Morri de alegria quando ela fez o comentário...rs).
Depois que eu li aquele livro eu fiquei com uma vontade danada de viajar sozinha. Sei lá, queria ter a minha própria experiência, ver com os meus próprios olhos e sentir na pele essa aventura no melhor estilo “forever alone”.
Planejamento

E como se começa a planejar uma viagem dessas? Uma viagem que é só você e você? Resposta: Google...O melhor amigo dos viajantes inveterados...rsrs.

Escolhendo o Local
Eu tinha decidido ir para Ouro Preto pelo fato da cidade ser conhecida como um lugar jovem e ao mesmo tempo que tem muita história. Inicialmente eu ia para uma cidade de praia, mas achei que o fato de ser praia não ia ajudar a me enturmar muito...Pode ser coisa da minha cabeça, mas não resolvi arriscar tanto. Outro ponto a favor de Ouro Preto era a distância...Não era uma cidade tão longe do RJ e eu não gastaria muito dinheiro com passagem.
Onde Ficar...

Pesquisei muuuuuuito onde eu ia ficar. Eu já sabia que não queria ficar em pousada nem hotel. Tinha que ser albergue, não adianta...Pra quem está sozinha(o) o melhor lugar para fazer novas amizades é em um albergue. Em Ouro Preto tem algumas repúblicas que fazem o trabalho de hospedagem também (principalmente em épocas de feriados). Mas eu também não queria ficar em república...Queria um lugar calmo, onde eu pudesse dormir sem barulhos, mas que ao mesmo tempo eu tivesse a facilidade de conhecer pessoas novas. Depois de muito pesquisar e ver comentários no TripAdvisor e no Booking.com, me decidi por um albergue que me chamou a atenção pela pontuação no Booking. Estava cotado como muito bom e os comentários das pessoas que ficaram hospedados lá eram os melhores possíveis. E me decidi: Era lá que eu ficar: Hostel Goibada com Queijo. O nome era fofo e mais tarde eu descobri que a dona do hostel era tão fofa quanto J


Se quiser saber como foi se hospedar no Goibada Com Queijo, clique aqui
Como Ir...

Não tive dúvidas...Ônibus. Era o melhor jeito de chegar lá.
Comprei uma passagem pela Útil (empresa que faz os trajetos para Minas Gerais). Na ida eu comprei classe executiva, pois como o horário de saída seria 23:30 eu queria ter o mínimo de conforto para dormir um pouco, já que no dia seguinte eu chegaria em Ouro Preto e já iria conhecer a cidade. Para a volta eu comprei classe normal mesmo, pois eu sairia de lá às 10:00 da manhã e seria mais difícil de dormir durante o dia.
O que fazer...
Depois de ler Guia Quatro Rodas, revistas de viagens e muitos sites na internet montei um roteirinho básico para 2 dias, só pra ter um guia e não perder tempo procurando o que fazer quando eu chegasse lá. Mas mesmo tendo o roteiro na mão eu também queria me permitir estar aberta para as oportunidades que surgissem.
Decidi tudo em praticamente 1 semana e ainda era Janeiro...hauhauhauhaua. Gente, não tinha nem chegado carnaval ainda e eu já estava programando a viagem de Semana Santa...Só eu mesmo né? Eu tô falando pra vocês que esse negócio de viajar vicia...Acreditem, vicia mesmo!
28 de Março-2013, quinta-feira.
Eu estava super tranquila...Só que não...hauhauhauhauahua. Putz, eu estava super nervosa, mas ao mesmo tempo, super empolgada. Quem disser que não ficou nervosa(o) com a primeira viagem sozinha, está mentindo descaradamente...E se desse alguma coisa errado? E se eu perdesse o ônibus? E se o hostel for horrível? E se? E se?
O meu ônibus estava marcado para 23:30, mas como eu estava com a ansiedade a 1000 saí de casa por volta de 20:30. Bom, era véspera de feriado, podia ter algum engarrafamento no caminho para a rodoviária e eu não queria arriscar, não mesmo...Não ia dar esse gostinho para Murphy...rsrs.
E eis que chego na rodoviária por volta de 21:30, fui no guichê da Útil trocar as minhas passagens (eu tinha comprado pela internet) e eis que vem a primeira surpresa: A empresa de ônibus estava dando um brinde de páscoa para os clientes, poderia escolher entre aquelas balas de goma meio azedinhas (que eu amo) ou uma barrinha de chocolate. Como eu não estava na vibe do chocolate, fui de bala mesmo.
Ok, ainda eram 22:00...O que fazer? Ninguém pra conversar, ninguém pra comentar o que se via...Já que eu estava ali, fui comprar um Ovomaltine no Bob’s mesmo...A fila estava enooooorme, mas eu não estava com pressa, eu ainda tinha 1 hora e meia...Acho que foi a primeira vez que eu estava em uma fila e não reclamei da demora...rsrs. Devidamente “abastecida” de Milkshake de ovo maltine de 500ml (início do pé na jaca...rs), fui dar uma olhada nos livros e revistas da loja da rodoviária, mas resolvi literalmente esperar sentada....no chão...Ainda tinha 1 hora. Me encostei ali perto da área de embarque, sentei e esperei. Ainda tentei puxar conversa com a menina que estava do meu lado, mas não houve uma interação que eu possa dizer: “ohhhh nossa...viramos melhores amigas”, não mesmo!!!
Enfim a hora do embarque chegou, fui para o ônibus e me acomodei. Como eu tinha comprado a “classe executiva” eu tinha uma poltrona só pra mim e que reclinava bem...Ahhhhhh que maravilha, tudo o que eu queria. Dormir o sono dos justos. Eu tive sorte, não tinha nenhum bebê chorando, ninguém falando alto, nada disso...Tudo na santa paz. O motorista avisou que faria 1 parada de 15 minutos no meio do caminho e continuaria com a viagem. Mas como nem tudo são flores, o bendito do motorista fazia tanto estardalhaço quando chegava a parada de 15 minutos, que o meu sono dos justos se tornou no sono dos injustiçados...rsrs. Cara, ele abria aquela porta, que dividia os passageiros do motorista, fazendo tanto barulho que eu levei um susto. O horário era por volta de 2 da manhã e eis que ele berra em alto em bom som: “PARADA DE 15 MINUTOS”, putz...só faltei pular da cadeira de tanto susto que levei. Aí eu pensei: “que mané parada?? Vou é tentar voltar para o sono dos justos...rs”.
O ônibus fez em torno de umas 4 paradas até chegar em Ouro Preto e em cada parada o bendito do motorista tinha que gritar em alto em bom som o nome da cidade que estava parando...Dormir??? Não consegui mais...Tirava uns cochilos aqui, acolá e só...
29 de Março-2013, Sexta-feira.
06:30 am. Foi a hora que cheguei em Ouro Preto. Tirei aquela remela básica do olho e tentei despertar, mas estava tudo bem porque o motorista já tinha me despertado faz tempo O_o
Saí da rodoviária e segui para o albergue andando...Bom, eu tinha visto no Google que o hostel não ficava muito longe da rodoviária e que seria uns 15 minutos andando, mais ou menos. Anotei o trajeto e dei um voto de confiança no google. Lá fui eu...
De cara, vi uma igreja bem antiga (Igreja São Francisco de Paula) e o caminho estava certo, de acordo com o google...rs. A ladeira era enorme e meio íngreme...Comecei a descer, descer, descer e não vi nenhuma movimentação de nada nem ninguém. Tudo bem que estava super cedo ainda, mas bateu um medinho quando eu não vi nenhuma alma viva ao meu redor...Eis que encontro um mini grupo de cariocas tirando fotos de outra igreja (Ouro Preto tem muuuuita igreja, acho que umas 13), perguntei se eles sabiam onde era a rua que eu precisava ir e eles disseram que não sabiam. Disseram ainda que talvez fosse melhor eu voltar para a rodoviária e ir por outro caminho...Fiquei na dúvida. Não sabia se eu continuava descendo ou se voltava...Se eu descesse e desse num beco sem saída? Resolvi subir... Caracaaaaaaaaa... bendita hora que tive essa “brilhante” ideia...Meu coração disparou tão forte com aquela ladeira super, hiper, mega íngreme que eu pensei que eu teria um piri-paque ali na frente da igreja mesmo...Parei, sentei e fiquei ali por uns bons 5 minutos, recuperando o fôlego e eis que uma boa alma mineira passa e eu pergunto se ele conhecia a rua que eu queria ir...E simmmm, ele conhecia e disse que era logo ali. Mas logo ali de mineiro vocês sabem né?? É meio furada...Mas, eu não tinha muita escolha, dei um voto de confiança pro senhorzinho e fui...O caminho que eu deveria ir? A mesma ladeira que eu tinha descido e havia acabado de subir...O_o
A ladeira com a Igreja de São Francisco de Paula ao fundo...#Morri
Dessa vez fui com fé, porque o caminho era por ali mesmo e eu já sabia que não ia acabar em um beco sem saída...hauhauhauha. Encontrei o grupo de turistas de novo e eles gritaram: “Tá perdida?”, gritei de volta: “Totalmente” e segui em frente.
Mais uma parada pra pedir informação para outro senhorzinho (porque 06 e pouca da manhã só tem vovô na rua...rsrs) e eu estava no caminho certo. Ufaaaa.
E enfim, cheguei ao hostel Goiabada com Queijo e a minha aventura estava apenas começando!
Custos Iniciais:

Goiabada com Queijo Hostel

Rua do Pilar, 44 - Ouro Preto

(31) 3552-3816


TOTAL: R$ 110,00 (2 diárias)


Ônibus Rio/ Ouro Preto / Rio
Viação Útil

Ida: 28/03 - 23:30 chega às 05:20

Volta: 31/03 - 10:30 chega às 16

TOTAL: R$ 196,00 (Ida de Semi Leito R$121,00 e volta de convencional
R$ 75,00)

14 comentários:

  1. Ah, como é deliciosa a sensação de ler suas postagens no blog! Pra quem gosta de viajar, elas são ótimas em termo de idéias, dicas, tudo. E pra quem não gosta, ainda são ótimas histórias!!
    Beijos Gabi!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a intenção Ju. Fazer com que a leitura das postagens não seja chata...A gente já lê tanta coisa por obrigação né? Nada mais justo do que distrair a mente com os perregues que eu passo...rsrsrs.

      Excluir
  2. Tb quase morri subindo essa ladeira hahahahha Meu blog tem só um pouco mais de 1 mês e ainda não tive tempo de postar de Ouro Preto, por enquanto tem posts só de Ny e Londres, se quiser conhecer é http://taindopraonde.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, Pois é, se perder em Ouro Preto é tenso...descer é fácil, subir é que são elas...kkkk.
      Gostei muito do seu cantinho e estou lendo os posts de NY, estou indo pra lá (pela primeira vez) em setembro :-)
      Ah! Pq vc não cria uma página do blog no facebook? Fica mais fácil de divulgar :-) e se curtiu aqui o meu canto, curte lá a página do blog www.facebook.com/gabypelomundo e faça uma blogueira feliz. Bjinhos

      Excluir
  3. Ai, me amarrei no seu blog! Quero iniciar nessa vida de viajante alone rsrsrs! Ja vi que vou pegar bastante dica aqui! E conta mais ou menos o roteiro que você fez, quero ir pra lá depois de carnaval. Beijão! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lory, que bom que gostouu do blog!
      Manda um e-mail pra mim pro gabypelomundo@gmail.com ou um inbox lá na fanpage do blog (www.facebook.com/gabypelomundo) que eu te envio o roteiro que eu fiz na época. Super bj

      Excluir
  4. Tô querendo ir pra Ouro Preto sozinha também e fiquei feliz de encontrar seu blog nas pesquisas do google. Só tenho uma coisa a dizer: A vontade de ir (e sozinha) só aumentou :)
    Só tenho um medo sempre que penso em ir sozinha: será que é seguro ? O que você achou Gaby ?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelli,
      Que bom que gostou do blog :-)
      Cara, eu sempre digo que todo mundo precisa fazer uma viagem sozinha...Faz bem pra vc mesmo! Você passa a se conhecer melhor.
      Olha a segurança depende um pouco de você né...É lógico que vc não vai dar mole andando em ruas desertas sozinha a noite...Tente se enturmar logo no albergue e sair com as pessoas que vc conheceu lá a noite. Durante o dia nada melhor do que um bom planejamento e um celular com gps...assim você não fica dando muita pinta que está perdida tendo que perguntar toda hora para um estranho onde vc quer ir...
      A minha experiência foi muito positiva. Tanto em Ouro Preto, quanto em Nova York.
      Se joga no mundo menina...e depois me conta :-)

      Excluir
  5. Oi, Gabriela! Esse post veio no momento certo para mim :) Faço aniversário no próximo dia 9 e decidi que me darei a primeira viagem sozinha como um presente, e vai ser para Ouro Preto. Adorei as dicas! Depois você pode compartilhar seu roteiro? Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, um belo presente de aniversário heim...
      Posso disponibilizar o roteiro sim. Envia um email para gabypelomundo@gmail.com. Super bj

      Excluir
  6. Estou indo pra Ouro Preto mês que vem e o seu post me deixou mais ansioso ainda hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moisés, espero que dê tudo certo na sua viagem e por favor...volte aqui ou manda um inbox lá www.facebook.com/gabypelomundo contando como foi a experiência :)

      Excluir
  7. Olá Gaby, apesar desse post ser antigo (2013) mas ainda assim resolvi deixar meu comentário, afinal:ele é bravo e merece uma manifestação de agradecimento.
    Depois de garimpar muito no google sobre meu próximo destino (Ouro Preto) encontrei seu post e ele mais do que qualquer outro me caiu como uma bênção, estou de viagem marcada para ouro preto e assim como vc, tbm irei sozinha, estou aki cheia de dúvidas e ansiedade.
    Li todo o post (todo mesmo, a narrativa de todos os dias) e me deliciei com a sua narração, com a descrição dos passeios, me deu uma vontade tão grande de já estar lá, vivendo tbm minha primeira viagem só, me encorajou mais tbm, e me deixou tbm pensando nas fotos que terei dificuldade em fazer, mas enfim... faz parte, não se pode ter tudo.
    Minha viagem já está pronta, mas confesso q ainda estou tentando fazer a cabeça do meu irmão para q ele vá comigo. Espero muito encontrar alguém q me faça companhia para q meus passeios fiquem mais divertidos.
    Abraços e obrigada pela contribuição, obrigada pela riqueza do seu post.

    ResponderExcluir
  8. Olá galera. Adoramos o conteúdo das informações de seu blog.
    Att. http://www.ouropretomg.com.br/

    ResponderExcluir