segunda-feira, 15 de julho de 2013

Roteiro 3 - Conhecendo Niteroi

Estava eu navegando na internet em um daqueles dias de “ócio criativo” quando eu vejo uma oferta em um desses sites de compra coletiva que dizia: “Niterói de um jeito como você nunca viu. Conheça todos os encantos da cidade fluminense”.Não pensei nem das vezes...Na hora eu comprei o cupom e agendei o passeio para o dia 14 de Julho. Até porque, eu precisava dar continuidade ao Projeto Conhecendo o Rio de Janeiro (Leia a origem do projeto aqui...).
Dois dias antes do combinado eu recebi o e-mail da agência de turismo responsável pelo tour, confirmando a minha ida e informando que havia sido incluído mais dois pontos turísticos no roteiro, nem gostei né? Rsrs
No e-mail havia sido informado o ponto de encontro...às 09 em frente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Era domingo e eu teria que acordar pelo menos umas 07:00 da madrugada manhã para estar no centro do Rio às 09...Mas, como era pra diversão a pessoa acorda até feliz...Hahahaha.
Cheguei no centro por volta de 08:30 e eis que tenho uma bela surpresa...Um bolo enorme em frente ao Teatro Municipal e a banda do Corpo de Bombeiros tocando várias músicas (Aquarela do Brasil, Cidade Maravilhosa...etc). Naquele dia o Teatro estava comemorando 104 anos e estava oferecendo várias apresentações gratuitas de 09 da manhã às 09 da noite (desde balet até orquestras)...Seria um super programa. O problema é que esses eventos não são divulgados nos grandes canais de comunicação...A televisão e os jornais preferem informar do assalto na rua de trás do que atividades culturais gratuitas...Mas enfim...
Fiquei com medo de não achar a guia do passeio naquele mundo de gente (sim, estava lotado de gente em frente ao teatro), mas deu tudo certo e consegui achar...
O Tour
O Tour incluía o tranporte (ida e volta) em uma van, um lanchinho e o ingresso na Fortaleza de Santa Cruz.
Entramos na van, a nossa guia se apresentou (Elvira, muito figura J) e pediu pra cada um falar o nome e se já conhecia Niteroi...é lógico que na minha vez eu tive que falar do blog né? E foi uma das melhores coisas que eu fiz...conto depois!
Seguimos em direção à Niteroi e a van meio que deu uma parada...Na hora eu tive aquele mini ataque cardíaco e pensei “Ferrou...vamos ter que empurrar”...Mas, fomos informados que a van era nova e que estava com aquele probleminha e que não seria nada demais...Ok, né?
Durante o trajeto para Niteroi, ganhamos o lanchinho que estava incluído no tour (1 goiabinha bauducco + 1 guaravita + 1 pacote de amendoim + 1 club social + balas sete belo)...Vou dizer pra vocês que o lanchinho foi providencial...Só tinha tomado um iogurte antes de sair de casa, então lá pelas 10:00 minha barriga já estava como? Gritando de fome...O goiabinha salvou a patria!
Niteroi em tupi quer dizer: Porto Sinuoso ou Água Escondida...Mas eu, ahhh, eu iria “encontrar” Niteroi e nem sabia que iria me apaixonar pela cidade que é conhecida como a Cidade Sorriso!
Primeira Parada – MAC
O MAC (Museu de Arte Contemporânea) foi  projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, então você sabe que não é uma arquitetura comum...As obras de Niemeyer são sempre compostas de curvas e com o MAC não seria diferente...Olha o que ele disse quando o projeto ficou pronto: “Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.“
E gente,  ficou perfeito...O MAC tem uma das vistas mais lindas: O Pão de Açúcar ao fundo...A propósito o pessoal aqui na capital do Rio costuma brincar com os Niteroienses...Que o melhor de Niteroi, é a vista...Hahahahah. Em toda a orla de niteroi você tem o Pão de Açúcar e algumas vezes,  com o dia bem claro, o Cristo Redentor (láá no fundo...). De fato, a vista é linda mesmo!

Obra de Niemeyer...
Pátio do MAC
A vista do lado de Niteroi...

A vista? É linda...
Eu não cheguei a entrar no Museu (uma ótima desculpa pra voltar ao local), porque não ia dar tempo, então tiramos fotos só ali do lado de fora mesmo...Mas valeu! Ali no Museu também tem um restaurante bem famosinho: O Bistrô MAC, não sei se é muito caro, acredito que não...Mas almoçar com aquela vista compensa...Dá pra fazer uma graça dessa pelo menos 1 vez no ano! Huahuahauha
Informações do MAC
Espaço Expositivo – terça a domingo, de 10 às 18h
Pátio – segunda a domingo, de 9 às 18h
Ingresso
Normal – R$ 6,00
Meia-Entrada: (Estudantes e idosos)
Às Quartas-Feiras, a entrada é franca para todos.
Obs. – A bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes do horário de fechamento do espaço expositivo.
Endereço e Outras Informações
Endereço – Mirante da Boa Viagem, s/ nº, Niterói, RJ - CEP – 24210-390
Tel./Fax – (21) 2620-2400 / 2620-2481
http://www.macniteroi.com.br/
Segunda Parada – Fortaleza de Santa Cruz
Eu já tinha ouvido falar sobre o tour guiado na Fortaleza de Santa Cruz e estava super empolgada para conhecer o local. O ingresso para o passeio guiado na Fortaleza estava incluído no tour, então não precisei comprar. O passeio guiado sai de meia em meia hora, então atente-se ao horário.
A Fortaleza fica localizada no bairro de Jurujuba (papagaio amarelo em tupi) e a área onde está localizado o forte é todo protegido pelo Exército Brasileiro. Os carros, ônibus e vans precisam respeitar os regras de lomoção na área e se identificar na chegada (onde a placa do veículo é anotada por um soldado). Mas não se assuste, são só “burocracias das forças armadas...”
O entorno da fortaleza é lindo demais...Mais uma vez tendo a Cidade do Rio de janeiro como pano de fundo...O nosso tour começou pontualmente às 11:30, sendo guiado por um dos soldados,   e pelos 40 minutos seguintes você tem uma aula de história. Desde a construção do forte até as invasões dos corsários no litoral do Rio de Janeiro e porque não dizer, aulas de português? Sim, expressões que fazem parte do nosso cotidiano, como: “A cobra vai fumar” ou “Um olho no padre e outro na missa” você fica sabendo a origem ali.
Durante o passeio você conhece as prisões, as celas (Dizem que a nossa presidenta ficou presa lá na época da ditadura..dizem né...), os canhões utilizados e quantas pessoas precisavam para manusear um único canhão...Fiquei boba!
O passeio vale muito a pena, mas se você for com idosos ou pessoas com deficiências de locomoção, fica bem difícil de fazer o passeio...Você não vê rampas de acesso ou corrimãos e em alguns locais os trajetos possuem muitas escadas. Devido a construção ser toda feita em cima de pedras, o terreno é bem irregular e eu não sei se o fato do local ser um patrimônio histórico, impede de fazer obras de acessibilidade...Fica a dica para o governo da cidade, pensar um pouco nisso! Afinal, todos tem o direito de fazer um passeio como aquele.
Ah! E se você for num dia de muuuuuuito sol (tipo verão) ou chuva, você tem direito a pegar uma sombrinha para se proteger. A sombrinha já está inclusa no ingresso e é só você devolver depois! (Pelo amor de Deus, não vai dar uma de cleptomaníaco e roubar o guarda chuva pra dar como souvenir pra alguém depois...Tipo, fui em Niteroi e lembrei de você...huahuahauhauhau).
Informações
Estrada Gen Eurico Gaspar Dutra, s/n - Jurujuba Niterói
Valor do ingresso: R$ 6,00. Menores de 12 e maiores de 64 anos não pagam.
Funcionamento: das 09:00 às 16:00h
Tel(s).: (21) 2710-7840 ou 2711-0462 - r. 36
A Fortaleza oferece visitas guiadas, dispõe de quisoques e loja de souvenirs.




Entrada da Fortaleza
O Pão de Açúcar sempre como pano de fundo!

Foto Clássica...Trollando a estátua!



O Pão de Açúcar agora mais pertinho

Gaby desbravando Nikiti...

Área dos Canhões da Fortaleza
Corredor de canhões...
É um quadro? Não, não...é a paisagem mesmo!

Mais Fortaleza


Terceira Parada – Forte do Pico (ou Forte de São Luiz)
Ainda no bairro de Jurujuba, seguimos o passeio para o Forte do Pico. Quando estávamos na Fortaleza de Santa Cruz, a nossa guia nos mostrou o forte láááá do alto, mas não se apavore, tem uma van que leva lá pra cima.
O trajeto para o forte não pode ser feito em veículo próprio, somente nas vans do Exército e por isso o valor do ingresso é mais caro (R$ 10,00). Nós chegamos, compramos os ingressos (este não estava incluído no tour) e esperamos a van chegar por volta de uns 20 minutos...Nesse meio tempo fiquei conversando com o pessoal que estava na minha van...Uma estudante de jornalismo da UERJ (Universidade do  Estado do Rio de Janeiro) era uma delas e estava fazendo uma reportagem para o jornal da Universidade e qual foi a alegria dela ao saber que eu tinha um blog de viagens e que estava ali para fazer um post sobre a cidade de Niteroi...Pronto, viramos BFF e vou confessar pra vocês...Me deu uma vontade danada de voltar pra Universidade, mas dessa vez pra cursar algo que eu realmente iria gostar! Mas isso é outro papo...Chega de devaneios...rsrs
A nossa van chegou e nos deixou em frente a entrada do forte. Assim... dá pra subir a pé, mas você vai andar pra caramba a beça...Tipo, de 50 minutos a 1 hora andando...Mas acho que pra fazer isso precisa pedir autorização do exército! Então, pra descomplicar, vai de van mesmo!
Dali você já tem uma vista incrível..Você vê as ruínas de uma parte do forte e pode subir um pouco mais para ter uma visão de 360 graus da cidade de Niteroi! Gente é lindo! Enquanto você sobe, você consegue ver uma praia particular (liberada só para militares e moradores de niteroi – mediante cadastro). A praia parecia uma paisagem de Angra dos Reis...linda, linda! Você também consegue ver uma criação de ostras na praia de Jurujuba. A subida compensa e a vista, bom, não tenho nem palavras pra descrever a vista!
Depois de babarmos na vista linda, era hora de descer...Esperamos a nossa van e depois seguimos para a próxima parada...
Informações:
Localização: Alameda Marechal Pessoa Leal, 265 - Jurujuba – Niterói.
Preço do ingresso: R$10,00, estudante e idosos pagam meia.
Visitação: Seg-Dom (9h30-12h e 13h30-16h).
Tel: (21) 3611-1207
Ruínas do Forte do Pico


Essa foto tá muito garota propaganda...mas tá valendo!


Láááá em cima do Forte do Pico...

Lado direito - Praia privativa dos militares / Lado esquerdo - Praia de Jurujuba

Quarta Parada – Praia de Camboinhas
No início do post eu contei que a nossa van estava com probleminhas, lembram? Pois é, o problema se agravou e a van parava de 10 em 10 minutos...Um trajeto que era pra ser feito em 30 minutos (no máximo), demorou quase 1 hora :-/
Niteroi também tem belas praias. Localizada na chamada Região Ocêanica, a praia de Camboinhas é uma das mais bonitas e mais bem frequentadas da região. Talvez seja pelo fato de que ônibus são proibidos de entrar no local ou ainda, que a praia fica dentro de um condomínio particular...Pois é! De fato a praia é linda e o pessoal que estava no tour, e morava em Niteroi, me disse ainda que tem até restaurante japonês que leva o seu sushi/sashimi direto na areia pra você...Tá bom ou quer mais?
A nossa guia havia nos dito que faríamos uma parada técnica no quiosque da Tia Lucia, e que não demoraríamos muito tempo! Nós chegamos, haviam mesas reservadas para o grupo, porém o atendimento do local não estava nos melhores dias...Talvez porque haviam faltado 2 pessoas naquele dia, ou talvez eu não tenha dado sorte mesmo...Eram quase 3 da tarde e a fome estava negra...Aquele lanchinho do início? Eu já tinha devorado todo...Não restou nenhuma bala 7 belo pra contar história...rsrs.
Eu notei que o negócio tava meio lento ali e ia pedir uma porção de pastel (porque na minha concepção seria mais rápido...só fritar...), mas aí o pessoal começou a pedir refeição e tal...Aí fui na onda e dividi um prato com uma das meninas que estava no tour comigo! Gente, sério...demorou quase uma hora pra chegar o nosso prato.  “Brincar de esperar” com quem está com fome é meio perigoso né? Mas quando chegou o nosso prato, estava delicioso...Peixe frito, com molho de camarão e arroz branco! Graças a Deus que estava bom, pensou se tivesse uma bosta? Huahuahuah
Praia de Camboinhas - A praia privativa!
Quinta Parada – Parque da Cidade, só que não...
Nossa última parada seria o Parque da Cidade, parque este localizado no alto da cidade de Niteroi e tem um pôr-do-sol incrível, bom...pelo menos é o que dizem, porque eu não vi.
Nesse meio tempo, nós não estávamos mais de van e sim de micro ônibus e os micro ônibus não conseguem subir a estradinha que dá acesso ao parque da cidade...Então, esperamos, esperamos e esperamos a nossa van chegar, mas não chegou! Já eram quase 17:30 e o sol já estava indo embora...”Não ia dar tempo” pensei...e de fato, não deu :-(
A guia nos pediu 1000 desculpas, tanto pelo transtorno da van quanto na má qualidade do antendimento do Quisoque da Tia Lucia...E ela nos informou que o nosso grupo teria um passeio gratuito para o Parque da Cidade e Praias Oceânicas, a fim de compensar aquele dia. Achei legal por parte da empresa em tentar suprir a expectativa que foi frustrada naquele dia!
A empresa que fez o tour foi a Conheça Niteroi, uma empresa nova no mercado (tem mais ou menos 1 ano e meio) e pioneira no ramo de passeios turísticos pela Cidade. Eu fui muito bem atendida, me diverti bastante e fiz novas amizades...O grupo ficou super descontraído  (com a ajuda da nossa guia Elvira) e o passeio foi muito bom, mesmo com os contra-tempos!
Se você quiser conhecer a cidade de Niteroi de uma forma diferente, verifique os roteiros da empresa e agende um passeio, você vai no mínimo se divertir e ter um tempo muito agradável!
E você? Até quando vai ficar sentado no sofá e deixar de conhecer as belezas do seu Estado?
#VaiPraRua
OBS: Se quiser fazer o tour por conta própria, você precisa saber que Niteroi (ou Nikiti para os íntimos) é tão chique que você precisa pagar para entrar...rsrsrs. Os principais acessos à cidade são pela Ponte Rio-Niteroi (com seus 13km de extensão) e pagar um pedágio (R$4,90 para carros de passeio e R$ 2,45 para motos). O pagamento é feito só na ida, na hora de voltar não é cobrada a taxa.
Ou você ainda pode optar por chegar de Barca. A tarifa é de R$4,50 (só um trecho – ida ou volta) ou R$3,30 no bilhete único carioca. O trajeto de barca dura em torno de uns 15 a 20 minutos. A Estação das Barcas fica localizada na Praça XV (Rio de Janeiro) e na Av. Visc. do Rio Branco, 392-480 (Niteroi).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário