domingo, 7 de julho de 2013

Viajar Sozinha - Dicas de alguém que já passou pela aventura...

Eu não posso me considerar uma expert em viagens no estilo “forever alone”, mas já tive a minha primeira experiência em Ouro Preto e posteriormente em Nova York (Leia a aventura de Ouro Preto aqui). E o que eu mais tenho visto hoje em dia, são mulheres que estão se jogando com tudo nessa experiência.
Talvez seja simplesmente pelo fato de se descobrir, tentar encontrar um novo amor (porque o mercado tá meio escasso, né não meninas? Rs), pensar na vida, conhecer pessoas novas ou simplesmente conhecer lugares novos.
O fato de você querer viajar sozinha não te faz uma mulher esquisita...Não, não...Te faz uma mulher de atitude, que não tem medo de encarar a vida e estar aberta para as surpresas que a vida pode te proporcionar.
Ainda vejo algumas mulheres (muitas amigas minhas) que ainda tem muito receio de viajar sozinha. Mesmo eu contando a experiência incrível que tive em Ouro Preto ainda rola aquela dúvida: “Será que vai dar certo?” Minhas lindas, vocês só vão saber se vai dar certo ou não, se se jogarem nessa aventura...
Então, eu resolvi pegar essa minha única experiência (mas não a última...) e colocar algumas dicas básicas pra vocês.
1.       Se informe
Ler relatos de viagens (www.mochileiros.com ), blogs (O blog Pelo Mundo da Mari Campos é muito bom...Ah...e o meu também né gente, vamos dar uma moral pra Gaby...kkkk) , revistas, livros (Sozinha Mundo Afora e Viajando Sozinha são ótimos livros para as iniciantes).

2.       Planeje, Planeje, Planeje
Bom, eu sou meio suspeita com isso...Sou a rainha das planilhas. Costumo planejar uma viagem sem nem ter comprado a passagem aérea...Já virou passatempo, sabe? Mas o fato de você ter as coisas razoavelmente organizadas, facilita muito as coisas durante a viagem.
Mapas são ótimos para ajudar no planejamento de viagem - use e abuse

3.       Hospede-se em um Albergue (Hostel)
Você pode ter 18, 30 ou 60 anos...Albergues são os melhores locais para se hospedar numa viagem solo. Deixe o pré-conceito de lado...Não, albergues não são imundos...Pelo contrário, são limpinhos e o melhor...tem gente do mundo todo hospedado lá. O fato de você compartilhar um quarto facilita e muito a interação com outros hóspedes. Coisa que fica mais difícil num hotel, por exemplo. Os melhores sites para pesquisar albergues são: www.booking.com / www.hostelbookers.com . Na maioria das vezes eu pesquiso nos sites acima, vejo as avaliações de quem já ficou hospedado lá e tiro a prova real no site do tripadvisor...
O bom também dos albergues é que normalmente eles tem passeios para os principais pontos turísticos da cidade que saem de lá mesmo...Alguns tem até festinhas a noite e você nem precisa se dar o trabalho de sair de lá!
Não tem lugar melhor para interagir e fazer novas amizades do que um hostel

4.       Ou se tiver coragem, encare um CouchSurfing
O “surfando no sofá” é um ótimo custo-benefício (leia a minha experiência aqui). Com um pouco de bom senso você pode conhecer pessoas dispostas a te hospedar. É claro, se você está indo sozinha eu aconselharia a você ficar hospedadas com mulheres ou famílias. Faça um perfil no www.couchsurfing.org coloque o seu roteiro de viagem e espere os convites chegarem...Sim, porque chovem convites...rsrs. Ainda mais para nós, mulheres! A hospedagem 0800 pode te garantir um tempo muito divertido com a sua hóspede e o melhor de tudo...Você vai estar imerso na cultura local e não vai gastar nada!
5.       Fique atenta
Ficar distraída não é a melhor coisa para quem viaja sozinha...Sabe aquele lema dos escoteiros?  Sempre alerta...Cabe muito bem aqui...Ainda tem muito carinha que acha que pelo fato de estarmos sozinhas ali que podem se “aproveitar” da situação...Como diz música da Anitta “Não joga ideia pra mim, beijo tu manda pra Xuxa, sai nem pense que posso ser sua...” A não ser que você queira, não é muito legal se envolver com o primeiro carinha que aparece na sua frente...Quer dizer, se for o Caio Castro, talvez você possa abrir uma exceção..rsrs.
Mulher, sozinha, com mochila nas costas. Algumas pessoas podem ver isso como um alvo fácil,
mas não ligue...We Can Do It

6.       Permita-se
Sim, permita-se conhecer gente nova, permita-se mudar os seus planos, permita-se fazer atividades que talvez você não faria na sua cidade, permita-se caminhar sem rumo, permita-se admirar a paisagem pelo tempo que você quiser, permita-se ser cara de pau, permita-se observar e ser observada. Enfim , permita-se viajar sozinha e você vai ver que vale muito a pena.
Permita-se contemplar e explorar lugares novos


*Todas as fotos foram retiradas do site creative commons

15 comentários:

  1. Já viajei sozinha para Madrid.
    Foi uma experiência bem interessante, mas como tudo sempre tem
    seus pros e contras.

    Acho que é muito mais fácil começar uma "viagem solo" no Brasil, do que no exterior.

    Bjs

    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Eu vou ter minha primeira experiência de viagem solo internacional agora em Setembro (NY). Concordo com vc que pra começar uma viagem solo é melhor começar por onde vc domina pelo menos a língua, e o fato de vc estar "mais perto" de casa...ajuda um pouco tb!

      Excluir
  2. Olá Gaby, gostei muito das dicas, irei viajar para São Thomé das Letras em Outubro e irei sozinho. Já estou sentindo até um frio na espinha, porem preciso ter essa experiencia de viajar sozinho. rs Beijosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie...Puxa, STL está na minha wish list. Eu queria ir no feriado do dia 15 de novembro, mas acho que vou voltar meio falida da minha próxima viagem e vou ter que abortar a missão...rsrs.

      Excluir
    2. Daan Netto, gostaria de saber como foi a sua experiencia de viagem sozinho para São Tomé das Letras, aonde ficou hospedado... Também quero ir pra lá. Abç

      Excluir
  3. Minha amiga teve que desistir da nossa viagem de ano novo. E agora estou eu aqui sem saber se vou sozinha ou se desisto.
    O que vocês me aconselham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna...Ainda tem dúvida??? Se joga com tudo sozinha mesmo. Pra onde vocês iriam? Já estava com tudo reservado? Vai na fé que vai dar certo...experiência própria!

      Excluir
  4. Olá Galera....
    Arrisquei minha Experiencia "SOLO" no solo Argentino rsrsr e não é q deu certo?
    Gostei tanto q agora 02/2014 estarei embarcando p Punta... Bora lá
    Volto aki p detalhes
    bjokas
    NegraZi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zimaura,
      Que bom que deu tudo certo n sua primeira viagem. Fico muito feliz quando as coisas dão certo, porque assim motiva mais a viajar nesse estilo.
      Super bj

      Excluir
  5. Oi Gaby,
    Conheci seu blog ontem e estou amando... Estou partindo para minha segunda viajem solo. A primeira foi no susto para o Uruguay e tive que organizar tudo em uma semana mas deu tudo certo. Passei por um susto em Colonia del Sacramento quando um grupo (uns 5 caras) sismaram de tirar foto comigo, disse que não, fechei a cara e fui até um pouco grossa. Fiquei umas 2 horas no farol onde tinha muita gente, até sentir que eles tinham ido embora e depois que fui embora.
    Como vc disse no post, infelizmente, ainda tem muito carinha querendo se "aproveitar" de uma mulher viajando sozinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa, seja muito bem vinda! Nossa, que doido isso no Uruguay hein...mas ó, vou te falar que esses latinos não podem ver uma brasileira que já querem tirar foto. Em Buenos Aires aconteceu a mesma coisa comigo...troço estranho! Mas não é um fato isolado como esse que vai nos impedir de desbravar o mundo, não é mesmo? E se for pra desbravar sozinha, estamos aí...rsrs
      Super Bj
      Gaby

      Excluir
  6. Oi Gabi... Já fiz duas viagens internacionais sozinha e AMEI!!
    Agora não consigo mais fazer viagens longa acompanhada... rs
    Estou pensando em fazer um mochilão em novembro pelo nordeste, gostaria muito de suas dicas...
    Ahhh AMEI seu blog!

    Beijos,

    Dani

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi... Já fiz duas viagens internacionais sozinha e AMEI!!
    Agora não consigo mais fazer viagens longa acompanhada... rs
    Estou pensando em fazer um mochilão em novembro pelo nordeste, gostaria muito de suas dicas...
    Ahhh AMEI seu blog!

    Beijos,

    Dani

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi! Eu simplesmente adorei seu blog!
    E sobre a questão de viajar sozinha... Uau! cada vez amando mais!
    Sensação de liberdade, ousadia, e putz dá pra conhecer bastante gente!

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer minha primeira viagem sozinho. Obrigado pelas dicas. Para compra de moedas estrangeiras eu utilizo os serviços da Online Câmbio, onlinecambio.com.br um bom comparador de taxas de câmbio.

    ResponderExcluir