quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nutricionistas Dão Dicas de Como se Alimentar Bem Em Viagens...

E eis que em um momento de ócio criativo, me peguei pensando: “Nunca antes na história desse país, vi um blog de viagens que falasse sobre nutrição dos viajantes” (Se alguém tiver escrito um texto parecido, por favor coloque o link aí nos comentários, porque eu nunca vi mesmo...).
Então hoje o post é especial pra você que:
- Está sempre fazendo dieta e se preocupa com o que comer nas suas viagens;
- Acha que comer aquela caixa (inteira) de Alfajor Havana não vai surtir nenhum efeito...Afinal, você andou o dia todo, né?
- Faz o estilo turismo by night e não fica um dia sem curtir aquela balada na viagem;
- Sabe que tem outras opções além do Mc Donald’s, Burguer King e Subway, mas sempre escolhe esses “restaurantes” como primeira opção.
Então, o post é ou não é pra você?
É lógico que para poder publicar algo com consistência eu pedi ajuda às universitárias (que há muito tempo não são mais...rsrs). Minhas amigas e nutricionistas Beatriz Trivério e Carolina Portel (coloquei na ordem alfabética meninas, não briguem comigo...).
Conhecendo as Nutricionistas:
 
Beatriz Trivério Cardoso (CRN - 09100925)
 
Mais conhecida como Bia. Trabalha atualmente em 2 hospitais: No primeiro, na área do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) lidando com a nutrição enteral (alimentação via sonda) através de dietas industrializadas. No segundo, trabalha na enfermaria, adequando a dieta do paciente com a doença que o mesmo possui (dietoterapia).
 
Carolina de Souto Portel (CRN - 09100929)
Mais conhecida como Carol. Também trabalha em dois hospitais atualmente. Um é especializado em doenças do sangue, como leucemia e anemia falciforme e no outro há mais casos de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e etc. Em ambos trabalha com dietoterapia, que seria a alimentação dos pacientes especificada para cada doença.
 


Bia e Carol respectivamente..

 
 
Então, vamos às dúvidas:
 

Gaby Pelo Mundo: Vocês acham muito difícil conciliar uma alimentação saudável em uma viagem? Por quê?
 
 
Bia: Depende do lugar que você vai e se está disposto(a) a querer manter uma alimentação saudável. Geralmente nos cardápios há sempre opções de refeições que não incluem gorduras e frituras (o que facilita um pouco as coisas) mas, você ainda pode dar uma ajudinha à sua saúde indo ao supermercado local, comprar frutas e carregar na bolsa.
 
Carol: Experimentar os pratos típicos também pode afetar a sua dieta, pois esses pratos podem ser os mais calóricos.
 
Pitaco da Gaby: Gente, a dica do mercado é, sem dúvida, a melhor. Além de economizar um dim dim (porque geralmente os mercados locais são bem mais baratos...) você ainda mantém a silhueta e não volta com aqueles quilinhos a mais, né? Os pratos típicos são tensos mesmo...Por exemplo, ir para o Nordeste do Brasil é certeza de você voltar com alguns números a mais no manequim...Muita comida boa junta!
Troque isto...
 
La vie, la mode, le luxe | via Tumblr
Por isto...
 
 
GPM - Viagens no verão e no inverno...Existe diferença na alimentação quando fazemos viagens nesses períodos?
 
Bia e Carol: No inverno por ser mais frio, a tendência é sentir mais fome e preferir alimentos quentes como sopas e bebidas quentes. Já no verão, pelo calor, ocorre o oposto.
 
Pitaco da Gaby: Ahhh o inverno, vilão de todas as dietas. Falo isso, mas aqui no Brasil (a não ser no sul do Brasil) não faz tanto frio como na Europa ou na América do Norte. Manter-se aquecido (além daqueles 4 casacos que estamos acostumados a usar nessas ocasiões) é super importante. E nada melhor do que tomar aquela sopinha quentinha pra dar aquela renovada, né? Agora no verão, se você tomar sopa, você tem probleminhas...hahahaha. Verão = Suar em Bicas = Hidratação Profunda
 
GPM: É verdade que podemos comer o que quisermos em uma viagem, porque sabemos que vamos andar muito e “desgastar” tudo depois?
 
Bia: Não acredito nisso. Se a pessoa comer muita besteira e coisas hipercalóricas, o que ela caminhar durante o dia não vai ser o suficiente para "queimar" tudo que comeu. Até porque, o ritmo da caminhada não será na intensidade que se consegue gastar muita caloria, porém isso varia de pessoa para pessoa. As pessoas possuem metabolismos diferentes, ou seja, uma pessoa pode ter um organismo mais "acelerado" que a outra e consequentemente gastar mais caloria.
 
Carol: Não é certeza de que gastaremos tudo o que ingerirmos, mas acredito que se a pessoa tenha uma alimentação saudável em casa, não é uma viagem (que não seja longa) que fará com que ela ganhe muito peso. Nada que não seja resolvido quando voltar pra casa.
 
Pitaco da Gaby: Então, tá respondido né? Não é porque você fez aquele Free Walking Tour* e andou por umas 5 horas pra cima e pra baixo, que já dá pra colocar o pé na jaca...Vai com calma.
 
GPM: Para os viajantes que adoram cair na noite...Existe alguma recomendação para o pré e o pós balada?
 
Bia: O ideal é sempre se alimentar antes de beber. De preferência uma refeição contendo todos os macronutrients (carboidratos, proteínas e gorduras) para que a pessoa não apresente um quadro de hipoglicemia (baixo teor de açúcar no sangue).
 
Carol: Concordo com o que a Bia falou, mas acredito que seja melhor maneirar na ingestão de gorduras e fibras, pois estas retardam o esvaziamento gástrico. Assim, se a pessoa for beber um pouco mais, é capaz de enjoar com mais facilidade.
 
Pitaco da Gaby: Vamos combinar né pessoal, ficar de ressaca em viagem é Uó...rsrs. Você não vai ter vontade de fazer nada no dia seguinte a não ser dormir. E aquela subida à Torre Eiffel não vai ser tão legal quando bater o enjoo lá em cima (coitado de quem tiver embaixo...rsrs)
 DRINKS PARTYYYY👌🎉
Depois não reclama de dor de cabeça hein...
 
GPM: Da lista de sobremesas que não podemos deixar de provar em uma viagem, qual delas é a mais calórica?
1 – Alfajor (Argentina)
2 – Brigadeiro (Brasil)
3 – Cheesecake (EUA)
4 – Macarrons (França)
5 – Pastel de Belém (Portugal)


Bia: Pelos ingredientes, acredito que o mais calórico seja o Pastel de Belém.
 
Carol: Estão todos na mesma média. Umas 300 kcal para 100g.
 
Pitaco da Gaby: E você achando que o brigadeiro seria o vilão hein...rsr. É...a Terrinha tem realmente doces hiper, ultra, mega, power calóricos, pois na maioria das receitas dos doces portugueses a quantidade de ovos e açúcar utilizados é bem grande.
 Receitas da Cozinha Internacional: Pastel de Belém / Pastel de Natas
O bendito Pastel de Belém
 
 
Tá vendo, ainda dá pra manter a forma (seja lá qual for a sua forma...rs) em uma viagem. O segredo é não extrapolar muito e manter o equilíbrio sempre, afinal tudo em excesso é ruim né?
 
Espero que tenham gostado do post!
 
*Free Walking Tour – Tour guiado e gratuito realizado na maioria das grandes cidades. Normalmente o trajeto dura em média de 4 a 5 horas de caminhada.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário