terça-feira, 13 de agosto de 2013

Filmes que nos fazem viajar...

Eu já fiz um post sobre livros que falam sobre viagens (Leia o post aqui) e hoje eu escrevo sobre os filmes que nos fazem querer pegar a mochila e sair pelo mundo.
Eu já perdi as contas de quantas vezes assisti um filme sobre viagens e quando o filme acabou eu fiquei com aquelas perguntas na cabeça: “E se eu largar tudo pra viajar?” “E se eu saísse pelo mundo pedindo caronas?” “E se eu pegasse só a minha mochila e caísse no mundo?” Eu acho que não sou a única “louca” que fica assim quando assiste filmes como os que eu vou descrever agora...
- Comer, Rezar e Amar (2010)
Não adianta. Sempre que passa esse filme na TV eu paro pra assistir. Uma mulher que teve um casamento frustrado e para se recuperar da frustração resolve tirar um ano sabático e passar por 3 países incríveis: Itália, Índia e Bali. Na Itália ela aprende uma nova língua e descobre que comer é um dos melhores prazeres da vida. Na Índia ela redescobre a fé, aprende a tolerar pessoas com personalidades diferentes da dela e tenta entender um pouco mais da cultura asiática, que é tão diferente da nossa. Em Bali, ela enfim redescobre o amor e se entrega definitivamente a uma paixão arrebatadora (digna de um filme...hahaha). Sim, é um filme de mulherzinha, mas se você conseguir enxergar além disso, você consegue ver algumas questões que o ser humano enfrenta ao longo da vida, mas que por alguma razão, ele não consegue resolver se continuar ali na sua zona de conforto. Somente quando a gente viaja conseguimos redescobrir certos sentimentos e viver momentos incríveis.
Sinopse do filme: Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert said a zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar prova que existe mais de uma maneira de levar a vida e de viajar pelo mundo
- Diários de Motocicleta (2004)
“Todo viajante que se preze deve ver esse filme”. Foi isso que eu ouvi de um amigo quando eu disse a ele que eu ainda não havia assistido ao filme. Não demorei muito tempo para tomar vergonha na cara e me redimir...rsrs. E cara, foi a melhor coisa que eu fiz. Primeiro porque é uma parte da biografia de Che Guevara e conta quando ele e o amigo resolveram fazer um tour pela América Latina montados em uma moto. Eles enfrentam de tudo na viagem...A moto quebra, dormem em desertos, enfrentam frio de doer os ossos, mas nada dessas coisas abala a amizade dos dois (ok, algumas horas eles brigam, mas é normal né gente...muita convivência...rsrs). O filme é muito bom e é um daqueles que fazem você querer largar tudo na vida para fazer uma viagem como essa. Se daria certo? Eu não sei, mas a gente só pode saber se tentar, não é?
Sinopse: Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população
- UP Altas Aventuras (2009)
Aí você me pergunta: “Gaby, o que um desenho está fazendo nessa lista?” E eu te respondo...”Elementar meu caro leitor(a)”. Se você é um daqueles que tem preconceito com desenhos e principalmente se esses desenhos forem da Indústria Disney, reveja os seus conceitos.  Eu nunca assisti um desenho tão lindo que retrata tão bem o amor, a amizade e o espírito aventureiro de uma pessoa, como esse. Fora que assistir ao filme e imaginar que você poderia viajar pendurando balões na sua casa é o máximo. A imaginação não é um dom somente das crianças, a minha por exemplo, vai loooonge. O filme vale muito a pena e se você não quiser “pagar o mico” de assistir sozinho, pega aquele seu sobrinho mais novo e põe pra assistir...Pronto! Você faz uma boa ação e de quebra pode ver o filme sem ter ninguém te zoando que você está vendo filme de criança. Eu nem ligo, já que amooooo filmes infantis!
Sinopse: Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.
 
Na Natureza Selvagem (2008)
Um jovem que acabou de concluir a faculdade, pega a sua mochila e literalmente some por mais de 2 anos. Ele não avisa a família nem os amigos...Simplesmente pega a mochila, o pouco dinheiro que tem e vai fazer um mochilão nos Estados Unidos.  Durante a viagem encontra pessoas incríveis, mas também passa por alguns perrengues.
A primeira vez que eu vi esse eu filme eu fiquei muuuito tempo ruminando sobre a ciclo de vida ideal que a sociedade nos impõe como perfeito: Nascer, estudar, se formar em uma faculdade, fazer uma pós graduação, quem sabe um mestrado, ter um emprego que te dê alguma estabilidade, casar, comprar uma casa, um carro, ter um filho ou filhos, ter um cachorro, ter netos, se aposentar e morrer. Oi?? É isso que a sociedade entitula como perfeito? Cadê as viagens? Onde entrar conhecer outras culturas aí na lista? E experimentar comidas diferentes? Acho que precisamos revisar os nossos conceitos de perfeição e viver mais...Aproveitar os lugares lindos que estão espalhados por esse mundo e aprender a conviver com as diferenças...Mas isso a gente só consegue fazer quando saímos do nosso mundinho e começamos a nos aventurar no mundinho dos outros.
Sinopese: Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.
 
E você? Tem algum filme que faz você querer levantar do sofá e sair por aí?
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário