sábado, 7 de junho de 2014

Curso de Turismo Gratuito - Uma Oportunidade Única

 Talvez vocês já tenham visto eu postar alguma coisa lá na fanpage do blog utilizando a hashtag Curso de Turismo ou talvez não...rsrs

No final do ano passado, ao realizar um tour guiado pela Cidade de Niterói (leia sobre o tour aqui) e conversando com a guia do passeio eu descobri que existe um curso técnico de turismo gratuito na Cidade do Rio de Janeiro. Isso mesmo, você não leu errado...Gratuito, free, 0800.

Eu ainda estava numa fase meio "não gosto do meu trabalho, mas não sei o que eu realmente gosto" e ao conversar com a guia parece que deu um click dentro de mim...Um start, que me disse: "É isso Gabriela, é do Turismo que você realmente gosta". E eu ouvi esse click.

Procurei informações sobre o curso, a grade de disciplinas, como funcionava... e confesso que não fui muito feliz nessa minha busca pelo Google não. Em nenhum lugar encontrei relatos ou observações pessoais sobre o curso e eis que eu venho fazer esse trabalho de utilidade pública e divulgar, através das minhas impressões, o Curso Técnico de Turismo da Escola Estadual Prado Junior.

Como se Inscrever?

O curso abre inscrições todo semestre, normalmente em Novembro e em Junho, disse normalmente porque o ensino público você sabe bem como é, né? 

Você não precisa ir lá para fazer a sua inscrição inicial, pode ligar pra escola - (21) 2334-2094 - e eles retornarão com a data da entrevista. Sim, tem uma entrevista e sim, você vai precisar escrever uma redação com o tema informado na hora. Normalmente o tema é sobre o turismo na Cidade do Rio de Janeiro. Essa entrevista é mais para os professores e coordenadores saberem se você quer realmente fazer o curso e o porquê, afinal, o comprometimento é de suma importância já que o curso é gratuito e é o dim dim do governo que está em jogo (na verdade, nosso dinheiro, mas ok...). Se você passar nessa primeira fase da entrevista você é convidado a fazer a matrícula e pra isso você precisa da cópia do diploma do ensino médio, cópia do RG, CPF, uma foto 3x4 e cópia do comprovante de residência.

Feita a matrícula, e agora? Agora, espera iniciar o ano letivo. Eu comecei no primeiro semestre e as aulas começaram na segunda semana de fevereiro, pra quem se matricula no segundo semestre, as aulas tem previsão de início em Agosto.

O Que Esperar do Curso?

O curso é técnico, ou seja, menos blá, blá, blá e mais ação. Pra mim, que já sou formada e pós graduada, era isso o que eu precisava...Não queria mais quatro anos da minha vida com teorias, queria saber fazer, queria a prática. O curso é caracterizado como um pós-médio, ou seja, um dos pré-requisitos para a matrícula é ter concluído o Ensino Médio.

Se estiver realmente interessado no curso, vá de mente e coração aberto. Não espere uma turma homogênea, com restrições de idade. A minha turma, por exemplo, tem gente que acabou o ensino médio agora e está na casa dos seus 18, 19 anos, mas também tem o pessoal que já está aposentado e quer se sentir útil novamente para a sociedade e tem casos como eu, que tem um trabalho que paga as contas, mas que no fundo, não é isso que quer pro resto da vida e simplesmente se descobriu no turismo e quer entrar pra essa vida:)

Se você acha que esse é um curso de duas vezes na semana, se enganou, com aulas ministradas de segunda à sexta e eventualmente aos sábados (visitas técnicas guiadas com os professores) o curso é puxado, principalmente pra quem trabalha durante o dia. 

A Estrutura do Curso

O curso é divido em módulos: Básico, Hotelaria e Agência. Inicialmente todos entram no curso no módulo básico (já digo pra vocês qual a grade de disciplinas do Básico) e depois de concluído o Básico você pode escolher um dos outros dois módulos para dar continuidade ao curso. É importante informar que você só obtém o diploma de técnico após a conclusão dos três módulos, mas nada impede de você fazer somente um dos dois módulos e seguir a carreira escolhida. Eu, como já estou lá dentro, quero fazer o curso todo, mas o meu próximo módulo será o de Agência.

Se você optar por fazer o curso completo, saiba que você terá um ano e meio da sua vida dedicados ao turismo!

Grade de Disciplinas

11 (onze), essa foi a quantidade de matérias que tive no primeiro semestre. Muita coisa? Talvez, mas quando você estuda o que gosta, não tem quantidade que te desanime. As matérias são: Espanhol, Inglês, Francês, Técnica de Comunicação, Relações Interpessoais, Fundamentos de Turismo, Geografia, História aplicada ao turismo, Turismo e Sociedade, História da Arte e Matemática.

Os professores são ótimos e você vê que eles realmente gostam de dar aula para o curso. Fiquei simplesmente encantada com as aulas de História Aplicada ao Turismo da professora Rita Luciana, de História da Arte do Prof. Tobias e das aulas de Turismo e Sociedade do Prof. Lucio, esta última é literalmente um tapa na cara de todos os seus paradigmas relacionados ao que sabemos sobre a nossa Cidade e/ou nosso País.

As Visitas Técnicas

Como eu disse anteriormente, eventualmente aos sábados acontecem visitas técnicas e vou te falar? São uma das partes mais legais do curso. Conhecer lugares e suas histórias da sua própria cidade e saber que um dia você vai estar passando aquele conhecimento adiante, não tem preço que pague.

As visitas técnicas que fiz nesse semestre: Centro Cultural dos Correios, Tour pela Praça XV, Jardim Botânico, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Aeroporto Internacional do Galeão, Tour pela Zona Portuária do RJ.

Pode acontecer de você ter duas visitas técnicas no mesmo dia, como foi o caso do Jardim Botânico e do Museu Nacional de Belas Artes, mas relaxa, respira e aproveita o momento. Normalmente, após as visitas você precisa entregar um relatório para o professor, mas fica tranquilo que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Vantagens do Curso

Agora que já apresentei o ônus a vocês (aulas de seg. a sexta até às 22:30 e às vezes aos sábados), é hora de apresentar o bônus:

1. O curso é gratuito. Quer mais bônus que isso? rsrs
2. Você tem direito a um Rio Card com passagens gratuitas em ônibus municipais. São disponibilizadas até 5 passagens por dia e o aluno precisa validar o cartão todos os dias na máquina que fica dentro da escola.
3. Você também tem direito à merenda da escola. Existe um cardápio variado toda a semana e olha, eu já comi lá e comida é bem gostosinha e bem temperadinha. As "tias" da cozinha mandam muito bem :)

Ficou interessado? Então, não perde mais tempo. As inscrições para o segundo semestre de 2014 já iniciaram e vão até a primeira semana de julho. Embarca nessa e de repente você esbarra comigo nos corredores da escola ;)

Colégio Estadual Antônio Prado Junior
Rua Mariz e Barros, 273 - Praca da Bandeira, Rio de Janeiro - RJ, 20270-006Telefone:(21) 2334-2090 / 209

*Post atualizado em Dezembro/2014. Anteriormente o curso oferecia o módulo de guia de turismo, porém o módulo não está mais sendo oferecido pelo fato das viagens técnicas serem fornecidas pelo governo, A nossa turma foi a última a ter o módulo de guia oferecido e ainda estamos batalhando para que as nossas viagens técnicas saiam do papel.

Um dos muitos trabalhos durante o curso
Visita Técnica ao Museu Histórico Nacional

Visita Técnica - jardim Botânico - Sim, temos que ir uniformizados :/

Visita Técnica - jardim Botânico
Visita Técnica - Praça XV

Visita Técnica - Zona Portuária

Visita Técnica - Zona Portuária

53 comentários:

  1. Qual melhor área de estudo no curso...

    Agência?
    Hotelaria?
    Guia de Turismo?

    O que ensina cada uma dessas áreas a qual o curso oferece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Olha eu estou cursando o módulo de guia ainda então não posso falar das minhas impressões dos módulos de agência e hotelaria. O módulo de guia é bem interessante e bem prático também.
      Quanto ao o que os módulos ensinam:
      -Agência é basicamente os procedimentos mais utilizados em agência de turismo;
      - Hotelaria são os procedimentos de um hotel/pousada/hostel
      - Guia de Turismo - Técnicas para ser um guia de turismo de excelência.

      Excluir
    2. Como consigo um guia desse da foto? Guia de roteiro do rio antigo

      Excluir
  2. Olá Gaby. Você poderia me informar como tem sido a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho? Sabe se escola tem parcerias com empresas privadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taís, olha pelo o que eu tenho observado no curso o alunos possuem uma ótima inserção. Por vezes empresas do ramo procuram a escola para obter profissionais capacitados.

      Excluir
  3. Show Gaby ... Mandou mto bem ...

    ResponderExcluir
  4. Muito me interessa, muito me interessa meeesssmoooo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Gabriela!!!!!!!!!!! Seu blog é muito legal e instrutivo também. Fiquei muito interessado em fazer o curso e gostaria de toda informação que pudesse me passar. vou me aposentar e quero me especializar nessa área. Obrigado. Manoel Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou do blog.
      Esse post foi atualizado em Dezembro/2014. Anteriormente o curso oferecia o módulo de guia de turismo, porém o módulo não está mais sendo oferecido pelo fato das viagens técnicas serem fornecidas pelo governo, A nossa turma foi a última a ter o módulo de guia oferecido e ainda estamos batalhando para que as nossas viagens técnicas saiam do papel.

      Mas você ainda pode cursar o técnico fazendo os módulos de agência e hotelaria ;)

      Excluir
  6. OI..Gabriela...ADOREI AS DICAS...qua lo horario do curso'? quantas Horas por dia '' quanto tempo dura ?..as aulas tecnicas , sao sempre Dadas na praca da bandeira ?..grande abraco e sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou. O curso acontece de segunda a sexta de 18:30 às 22:30. As aulas teóricas são dadas em sala de aula no Colégio Estadual Prado Junior. Já as aulas práticas acontecem mediante agendamento do professor de cada disciplina.

      Excluir
  7. Ola.gaby,parabéns.como tinha ja citado aqui é um site que será referência para este curso.Meu interesse por ele é grande,mas o que me preocupa é o horário e se ele abre entrevistas no segundo semestre ainda.Ja grata pela atenção futura. 8D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, tudo bem! Que bom que gostou do blog.
      Olha, o curso abre entrevistas sempre no início de cada semestre. É bem provável que você ainda consiga se matricular agora no segundo semestre, já que as aulas recomeçaram tem pouco tempo.

      O horário do curso é puxado...De segunda a sexta de 18:30 às 22:30.
      Abraços

      Excluir
    2. Camila, as inscrições estão abertas para o 2º semestre de 2016.
      Entre em contato com a escola e marque a sua entrevista: 2334-2094
      Abs
      Ana Conde
      Diretora Geral

      Excluir
    3. Camila, as inscrições estão abertas para o 2º semestre de 2016.
      Entre em contato com a escola e marque a sua entrevista: 2334-2094
      Abs
      Ana Conde
      Diretora Geral

      Excluir
    4. Boa tarde, Tudo bom? O curso de guia de turismo ainda esta aberto para o 2º semestre de 2016? Muito Obrigada

      Excluir
  8. Boa tarde!

    Gaby, costuma-se ter listagem de empresas credenciadas junto a Escola para a inserção dos alunos já formados, e como sabemos dessa informação,há alguma explanação no término do curso?

    ResponderExcluir
  9. Olá Monique, acredito que essas informações você pode ter entrando em contato diretamente com a secretaria da escola ;)

    ResponderExcluir
  10. Olá Gaby , você sabe me dizer se o curso ainda existe? Estou ligando pra esse número e ninguém atende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nara, sim o curso ainda existe.
      Mas você também pode tentar no SENAC, eles possuem um programa de gratuidade chamado PSG (Programa SENAC de gratuidade) ;)

      Abraços
      Gaby

      Excluir
    2. Nara, as inscrições estão abertas para o 2º semestre de 2016.
      Entre em contato com a escola e marque a sua entrevista: 2334-2094
      Abs
      Ana Conde
      Diretora Geral

      Excluir
    3. Nara, as inscrições estão abertas para o 2º semestre de 2016.
      Entre em contato com a escola e marque a sua entrevista: 2334-2094
      Abs
      Ana Conde
      Diretora Geral

      Excluir
    4. Estou tentando muito entrar em contato com vocês para marcar essa entrevista, pois tenho muito interesse no curso, mas o tel sempre ocupado, vocês retornam o contato? Meu cel. 987644447 Alessandra
      Obrigada!!!

      Excluir
    5. Olá Gaby
      Mais uma vez estamos com as inscrições abertas para o Curso de Turismo, a partir de 21 de novembro pelo telefone 2334-2094. Ofereceremos os Módulos de Agência e Hotelaria. Por gentileza, atualize as informações, ok? Obrigada, Ana Conde - Diretora Geral

      Excluir
  11. Nooossa! Será que ainda existe esse curso em 2016?! Estou interessadíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelinda,
      Sim, é muito provável que o curso seja oferecido neste ano. Porém, caso queira se formar como Guia de Turismo eu aconselho fortemente o SENAC, pois como eu informei no post, o Governo do Estado não está disponibilizando a verba para as viagens técnicas :(

      Excluir
    2. puxa que pena. so que o SENAC é muuito caro

      Excluir
  12. Nooossa! Será que ainda existe esse curso em 2016?! Estou interessadíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelinda, as inscrições estão abertas para o 2º semestre de 2016.
      Entre em contato com a escola e marque a sua entrevista: 2334-2094
      Abs
      Ana Conde
      Diretora Geral

      Excluir
  13. Gostei muito... refaço a pergunta da amiga Nelinda... Terá esse curso em 2016???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, tudo bem?
      Sim, é muito provável que o curso seja oferecido neste ano. Porém, caso queira se formar como Guia de Turismo eu aconselho fortemente o SENAC, pois como eu informei no post, o Governo do Estado não está disponibilizando a verba para as viagens técnicas :(

      Excluir
  14. Gostei muito... refaço a pergunta da amiga Nelinda... Terá esse curso em 2016???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, as inscrições estão abertas para o 2º semestre de 2016.
      Entre em contato com a escola e marque a sua entrevista: 2334-2094
      Abs
      Ana Conde
      Diretora Geral

      Excluir
  15. Gabi, o seu blog é sensacional, parabéns.
    1- Voce sabe informar a diferença entre os cursos para guia de turismo do Senac e do Protur?
    2- Para finalizar, voce pode trabalhar como guia (não oficial) durante o curso?
    Vejo que muitos o fazem sem ter carteira de guia oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Os cursos de guia de turismo em geral possuem praticamente a mesma ementa, porém eles precisam ter uma quantidade específica de carga horária para poder ser reconhecido pelo MEC e pelo Ministério do Turismo.
      Durante o curso você não pode atuar como Guia de Turismo pois você estaria exercendo a profissão ilegalmente.

      Excluir
  16. Muito bom querida, vc e uma pessoa do bem, tudo de bom para vc.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom querida, vc e uma pessoa do bem, tudo de bom para vc.

    ResponderExcluir
  18. Olá Gaby
    Seu texto sobre o Curso Técnico em Turismo está maravilhoso!
    Como estamos, novamente, com as inscrições abertas, gostaria que você republicasse o texto com as datas atualizadas. É possível?
    A propósito, você já está trabalhando na área?
    Abs
    Ana Conde
    Diretora Geral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo bem?
      Muito obrigada pelo elogio!
      Bom saber que estão com as inscrições abertas.
      Sim, eu já estou trabalhando na área.
      Caso queira, pode entrar em contato através do email gabypelomundo@gmail.com

      Excluir
  19. Gaby, Muito orbigada por todas as informacoes! realemente tem muita pouca informacao pela internet sobre o curso, seu post foi de muita ajuda, vou fazer o curso ainda este ano, acho que vou gostar muito e vai ser muito util! beijo.

    ResponderExcluir
  20. Ola, gostaria de fazer esse curso de guia turístico que um cara me indicou=> > > http://goo.gl/7OShmG < < >> http://goo.gl/7OShmG <<< e online e não sei se e de confiança o que VC me diz...

    ResponderExcluir
  21. Ola, gostaria de fazer esse curso de guia turístico que um cara me indicou=> > > http://goo.gl/7OShmG < < >> http://goo.gl/7OShmG <<< e online e não sei se e de confiança o que VC me diz...

    ResponderExcluir
  22. Tudo bem Gabriela? Primeiramente, parabéns por compartilhar seu conhecimento, ainda mais pelo fato de existir pouca informação sobre a vivência do curso.Bom, não sei se ainda atualiza o blog, mas vou perguntar msm assim.Recentemente fiz um curso introdutório de guia de turismo no CIETH para ver se eu gostaria mesmo de trabalhar no ramo, pois sempre gostei de viajar e de aprender novos idiomas. Mas, a primeira coisa que a professora falou foi: É preciso gostar de gente e sorrir sempre. Isso "me quebrou" pois sou muito reservada e introspectiva. Agora surgiu a oportunidade de realizar esse curso do CE Antonio Prado e estou na dúvida se esse ramo é pra mim, ou se gostaria mesmo de estar "do outro lado", ou seja, ser a turista rs.

    ResponderExcluir
  23. Ola Ana Conde , bom dia ! Me interessei muito pelo curso. Na verdade gostaria de saber se é um curso livre . Meu interesse na verdade é dar aulas na área de Turismo. Tenho 11 anos de experiencia na área de agenciamento e estou oferecendo meus serviços. Os professores são concursados ? Se houver possibilidade gostaria de enviar meu CV para apreciação. Aguardo contato. Obrigada ! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  24. Estou inscrito e ao fazer pesquisa vim dar um confere em seu blog e gostei das publicações e estarei de olho vendo as novidades. Parabéns abraços e até breve. Cláudio M Santos

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante, sou apaixonada por viagens e adoro todo o processo que envolve até fechar tudo! Atualmente desempregada há uma ano e meio sou da área de TI e o mercado está osso, estou buscando algo diferente que me de prazer, e sim ja decidi será turismo, quinta-feira vou entrar em contato com o colégio, tomara que de certo. Parabéns por compartilhar essa dica tão bacana que ira mudar a vida de muita gente, Bjks e Sucesso!

    ResponderExcluir
  26. Olá Gaby
    Mais uma vez estamos com as inscrições abertas para o Curso de Turismo, a partir de 21 de novembro pelo telefone 2334-2094. Ofereceremos os Módulos de Agência e Hotelaria. Por gentileza, atualize as informações, ok? Obrigada, Ana Conde - Diretora Geral

    ResponderExcluir
  27. CE A Prado Junior CEAPJ... esse curso me habilita como Guia de Turismo com registro na EMBRATUR?

    ResponderExcluir
  28. Participei do processo seletivo para início do curso de Turismo Em 2017 e como todos atrás do curso de guia de turismo, ficamos decepcionados quando informaram que essa opção já não era mais possível, pois o Estado não estava fornecendo a verba para as visitas técnicas.

    ResponderExcluir
  29. Eu também fiz curso lá! Muito bacana seu post.

    ResponderExcluir
  30. Fiz o curso em 2002 e tenho trabalhado na área desde então; Agora estou começando uma nova fase, partindo para especialização em guia de turismo internacional.
    O curso do Prado Jr, é muito completo e realmente nos deixa muito confiantes para o trabalho pois nos prepara maravilhosamente bem para exercer a profissão.

    ResponderExcluir