quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Saga do Sonho Americano - O dia que eu consegui o Visto para os EUA

Vou dar uma pausa nas lembranças da Europa e contar pra vocês como é o processo de obtenção de visto para os EUA.

Mas antes, vou compartilhar um pouco da minha história com vocês. Quem me conhece já a conhece, mas como eu sei que tem pessoas que vem aqui e não me conhece...Senta que lá vem a história..rs.

Eu tinha 12 anos de idade (sim, ainda me lembro) e nessa época meu pai resolveu viajar e tentar a vida nos EUA. Era década de 90 e os EUA estavam vivendo a sua era de glória. Todo mundo queria ir para a terra das oportunidades e tentar melhorar um pouquinho de vida. E assim meu pai fez, ele conseguiu o visto e ficou por lá por 2 anos. Por 2 anos da minha vida eu e minha mãe tentávamos ir pra lá e manter a família unida. E eis que começa a minha saga.

Imagina uma pré adolescente que tinha por ídolo os BackStreetBoys e sonhava em estudar numa High School. Ser líder de torcida estava fora de cogitação, até porque sempre fui meio nerd mesmo...rs. Eu acho que estava mais pra participar do Glee Club..rsrs.

Minha mãe tirou os nossos passaportes e fomos para a entrevista do consulado e eis que tivemos a resposta: “NEGADO, vocês não possuem vínculos suficientes para voltar ao Brasil.” E aí o sonho da pré-adolescente começou a ficar mais longe. Mas brasileiro não desiste fácil né? Depois de uns 3 meses, fomos pela segunda vez ao consulado. Eu estava como? Tensa...E a resposta mais uma vez foi: “NEGADO”. Mas não era possível, porque eles não estavam deixando a gente ir? Eu só queria que a família ficasse junta de novo. Mas por uma terceira vez minha mãe tentou o nosso visto, dessa vez não fui com ela (menor de 18 anos não precisa participar da entrevista com os pais). E eis que quando ela chegou em casa veio a resposta: “NEGADO”. Cara, depois da terceira tentativa, eu já tinha desistido. Desistido de estudar numa High School e viver o sonho americano. Desisti de ver a minha família que morava lá, desisti de ver neve ou até mesmo de conhecer lugares como a Disney e NY.

O tempo passou, eu comecei a fazer faculdade, trabalhar, arrumei um emprego numa multinacional, viajei para Europa e eis que pensei: “Eu já tenho 27 anos, muito tempo se passou desde quando eu tinha 12 anos, minha situação financeira mudou e os EUA não estão mais com essa banca toda. Acabei de voltar da Europa e tenho vários carimbos no passaporte. Eu vou tentar mais uma vez.” E assim eu fiz...

Preenchendo o Formulário

Depois que tomei essa decisão, eu entrei no site do consulado americano https://ceac.state.gov/genniv/ e comecei a preencher o formulário DS-160. Na página principal do site eles pedem para você escolher o seu país de origem e incluir uma foto. Não é uma foto qualquer (pelo amor de Deus, não pegue aquele sua foto de perfil do facebook...rs). A foto precisa seguir alguns padrões de distância e tamanho. Você pode ter mais informações sobre isso acessando: http://travel.state.gov/visa/visaphotoreq/visaphotoreq_5334.html . Não se preocupe, porque esta foto não vai ser a sua foto do visto, esse procedimento é simplesmente pra seguir com o preenchimento do formulário. Essa foto pode ser tirada da sua máquina digital ou do seu celular (com uma resolução decente).

Depois de fazer o upload da sua foto, aí sim você começa a preencher o formulário. Você vai clicar em: START AN APPLICATION. Você não precisa ficar desesperado se não souber inglês ou se você freqüentou aquele curso de inglês nas coxas...rsrs. Repare que quando você deixa o cursor do mouse alguns segundos em cima das frases em inglês, aparece uma caixinha amarela com a tradução em português...Tranquilinho!

Aí começa o preenchimento dos seus dados básicos (nome, endereço, telefone, nome dos seus pais e etc). Preencha tudo sem pressa pra não errar.

Mais para o final do preenchimento do formulário você vai ver perguntas como: Qual o lugar você vai visitar, quanto tempo vai ficar, onde vai ficar hospedado. Gente, ninguém tem bola de cristal. A não ser que você já tenha passagem comprada e hospedagem reservada não tem como você inserir essas informações. Você pode colocar simpesmente New York e no endereço do hotel colocar xxx, telefone: 000000000 e é isso. Se você tem família ou conhecidos nos EUA é melhor dizer que não conhece ninguém...rsrs. Vai que...rs.

No final de todo o formulário tem umas perguntas meio idiotas do tipo: Você já foi preso? Você participa ou já participou de organizações terroristas? O_o. Ok, se você responder sim mentalmente a qualquer uma dessas perguntas eu tenho uma leve impressão que o seu visto será negado...hahahahahaha. Pelo amor de Deus, quem em sã consciência vai responder sim??

O Pagamento

Passada a fase chata do preenchimento do formulário, você precisa pagar uma taxa. Claro que você não achou que o Tio Sam ia deixar barato né? A taxa é de 160 dólares o que dá mais ou menos uns 350 reais hoje em dia. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito internacional (só vale internacional) ou boleto bancário. Pagando com cartão tem a desvantagem de pagar IOF (6% a mais do valor), porém você tem a vantagem de fazer o agendamento da entrevista em seguida. Pagando com o boleto bancário, você vai precisar esperar em torno de 2 dias, após o pagamento do boleto, para poder agendar a entrevista. Eu paguei com cartão de crédito porque era mais prático.
O site para efetuar o pagamento é: http://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_country_welcome Você precisa criar um login antes de começar a fazer qualquer coisa.


O Agendamento

Depois de ter tomado uma facada no peito pagando os 160 dólares eu tinha que agendar o dia da entrevista. Há mais ou menos uns 4 meses atrás você só precisava ir à um lugar (Consulado Americano – Rua México-Centro-RJ), agora você tem que ir em 2 lugares distintos e em dias diferentes. O primeiro é no Humaitá (Lagoa – RJ) para tirar a foto e impressões digitais. E o segundo é para fazer a entrevista de fato.

Para realizar o agendamento você precisa acessar o mesmo site que efetuou o pagamento: http://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_country_welcome fazer o login e clicar na opção Realizar Agendamento. Ali você vai agendar o dia que você deve ir ao CASV (Humaitá) e o dia que você deve ir ao Consulado (Rua México). Não é possível ir aos 2 lugares no mesmo dia. Você vai ver os dias que estão disponíveis, escolher um e pronto.

Depois de agendado, imprima a página de confirmação. Não deixe de fazer isso, pois você vai precisar levar esse papel no dia de tirar a foto e no dia da entrevista. Se não estiver conseguindo imprimir, salve o documento no PC e tente imprimir em outro lugar. É IMPORTANTE!!!!!

No meu caso consegui agendar bem rápido. Eu preenchi o formulário no domingo, agendei para ir ao CASV na terça e a entrevista do consulado na terça da semana seguinte.

CASV-RIO

Na terça-feira lá estava eu. Eu agendei para o horário de 13:00. Foi tranqüilo pra chegar. Se você for de metrô pode descer na estação de Botafogo e pegar o ônibus do metrô (metrô na superfície) e descer na estação Humaitá. Pertinho!

Eu cheguei antes do horário, as meninas do atendimento conferem sua documentação (passaporte válido e a página de confirmação de agendamento – falei que era importante..rs). Depois de conferido os documentos elas carimbam o papel da confirmação (pra constar que você já passou por ali) e depois você é chamado para tirar a foto e colocar as suas impressões digitais na maquininha de leitura biométrica. Eu ainda não sei como saiu a minha foto...Não tem nem como você perguntar a frase clássica: “Deixa eu ver como ficou?”..rsrs.

A ENTREVISTA

E o tão esperado e ansioso dia chegou. Depois de 15 anos lá estava eu naquele mesmo lugar onde os meus sonhos foram por água abaixo. A minha entrevista estava marcada para 09:00am, mas como sempre a ansiedade falou mais alto e cheguei às 08:00am. Esperei uns 30min na fila, as meninas do atendimento conferem sua documentação (passaporte e comprovante de agendamento) e você aguarda na fila para entrar. Um parênteses: Não é permitido em hipótese alguma, entrar com celular, máquina digital, Ipod, Ipad ou qualquer outro I da vida...rs. Se mesmo assim você levar você vai precisar deixar os seus pertences com os carinhas que ficam na fila e guardam as suas coisas pra você. Eles não trabalham para o consulado e você paga R$5,00 para cada celular que você deixar com eles. Melhor você ir com alguém e pedir pra pessoa ficar segurando as coisas pra você..rsrs. Ou deixar as suas coisas no trabalho e levar apenas o necessário para entrevista.

Mais um parênteses: Leve o que você achar necessário para mostrar pra eles que você tem vínculos suficientes para voltar ao Brasil. O que eu levei: contra-cheque, carteira de trabalho, conta de luz, extrato bancário (se não tiver no negativo é melhor...rs), extrato de cartão de crédito, declaração de imposto de renda.

Passei no detector de metais sem problemas, o guardinha me desejou boa sorte e lá fui eu!

Sentei, esperei ser chamada e até que chegou a minha vez de ir para a fila das pessoas que seria entrevistadas. Você fica ali na fila e começa a observar. Tem várias cabines com os cônsuls (eles falam português, não se preocupe) e você vê algumas pessoas demorando muito na entrevista e outras sendo muito rápidas. Eu notei que tinha uma moça com mó cara de boazinha e que as pessoas estavam ficando pouco tempo com ela. Pensei: “Na minha vez, tem que cair com ela...”. O pensamento positivo deu certo e caí nela.

E eis o diálogo

- Olá, bom dia! Tudo bem?
- Oi, tudo bom (eu com a cara mais simpática do mundo...rs)
- Pra onde você vai?
- Nova York
- Você já tentou várias vezes não é?
- (Gelei...) Sim, eu tinha 12 anos.
- Você queria ir pra Disney não é?
- É (ok, ok...não era bem isso na época, mas fiz aquela minha carinha do gatinho do Shrek e segui em frente..rs)
- O que você faz?
- Eu trabalho como consultora empresarial numa multinacional
- E quanto tempo você está lá?
- 2 anos
- O que você estudou na faculdade?
- Administração
- Ok, coloque os 4 dedos da sua mão direita naquela maquininha.
Assim fiz...E eis que ela termina a entrevista com a frase que tanto sonhei ouvir:
- Seu visto foi aprovado. Boa Viagem!!!!

AHhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, eu só faltei dar pulinhos de alegria naquela hora. Eu não estava acreditando, 15 anos depois, depois de 3 vistos negados. Eu consegui. Eu consegui!!! Saí dali com o sorriso mais bobo do mundo.

E agora tudo o que eu preciso é aguardar um e-mail informando que o meu passaporte está pronto para ser retirado no CASV-Rio (Humaitá). Ainda não sei de quanto tempo vai ser o meu visto. O pessoal ta dizendo que eles estão dando de 10 anos. Tudo que eu queria, 10 anos sem precisar passar por isso de novo..rs, 10 anos para eu ir e voltar dos EUA quantas vezes eu quiser e quando eu bem entender...rsrs.

Então é isso! Meus sonhos não serão mais frustrados. Não posso mais estudar em uma High School, mas ainda posso conhecer a cidade que nunca dorme. Nova York, me espere! Você nunca mais será a mesma depois que eu pôr os pés aí. É a Gaby pelo Mundo, a Gaby sem fronteiras.

Leia também tudo sobre a viagem à NY (o sonho foi realizado...)

16 comentários:

  1. Gabyyy amei sua postagem! Mt legal suas dicas e sua historia...srsrs

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Gaby, então é possivel solicitar o visto sem está com passagem ou com algum curso comprado? basta ter um planejamento, tipo, penso em ir para Nova York estudar ou passear que seja? parabens pelo blog, está sendo minha inspiração, até comprei dois livros que indicou, nesse momento. Abs. Verinha

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Então, você pode sim solicitar o visto sem ter passagem comprada. Na verdade, se você fuçar o site do consulado americano no Brasil, eles até recomendam que você não compre passagem nem pague hospedagem nem nada, porque não é garantia que você vai conseguir o visto. O problema deles não é onde você vai ficar, mas se você vai voltar para o Brasil ;-)

    Como os EUA estão numa crise ferrenha, a liberação de vistos está acontecendo muito mais facilmente. Leve todos os documentos que puder comprovar que você tem vínculos com o Brasil e vai dar tudo certo.

    Bjinhos e boa sorte!
    Rumo à terra do Tio Sam...

    ResponderExcluir
  4. Que bom que respondeu Gaby, obrigada, vou tentar então. Bj

    ResponderExcluir
  5. É 'obrigatório' o pagamento dessa taxa pra conseguir o agendamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lê, infelizmente essa pequena "facada" é obrigatória. E quanto mais o dólar sobe, mais o valor final para nós, reles brasileiros, sobe também!

      Excluir
    2. Cara e bem complicado ter visto negado, no meu caso foram 3 negativas,2 vezes em 2016 e outra este mês.Além de todos os custos tem a parte psicológica que também é afetada,principalmente quando você leva td e eles não te pedem nada.

      Excluir
  6. Oi Gaby fiquei tão feliz por você! Que Deus te abençoe .
    Eu tive esse ano 2 vistos negados... imagina como eu fiquei né mas estou preste a tentar novamente o 3º visto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Obrigada pela torcida!
      Poxa, dois vistos negados é difícil mesmo, mas não desiste não...Uma hora vai dar certo ;)

      Excluir
  7. O post mais bem explicado e mais divertido de como se tirar o visto
    adorei
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi linda, moro no RJ e meu sonho é ir para os EUA, gostaria de saber eu só posso ir la se tiver um emprego fixo aqui no Brasil ? mesmo que seja ir pra passar 1 semana. E outra qual jeito mais fácil que conseguir um visto para que eu possa morar nos EUA, sem ter família residindo la. Obrigado =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno,
      Então...Se você tiver um emprego fixo no Brasil é até melhor para conseguir visto para o EUA, pois assim eles entendem que você tem algum vínculo com o seu país e que é garantia que você vai retornar e não vai permanecer lá ilegalmente.
      Para morar nos EUA eu aconselho você a acessar o site a embaixada americana para obter mais informações ;)
      Bjs

      Excluir
  9. Olá Breno,
    Então...Se você tiver um emprego fixo no Brasil é até melhor para conseguir visto para o EUA, pois assim eles entendem que você tem algum vínculo com o seu país e que é garantia que você vai retornar e não vai permanecer lá ilegalmente.
    Para morar nos EUA eu aconselho você a acessar o site a embaixada americana para obter mais informações ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaba, também tive meu visto negado duas vezes, só agora 10 anos depois tive ele concedido, fiquei muito feliz!!!

      Excluir