quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bruxelas - Manekin Pis, Waffle e Pub

Depois de ter deixado para trás a cidade luz, era hora de conhecer a Bélgica: um país que possui 3 idiomas oficiais: Holândes, Francês e Alemão (sendo este último com 1% de predominância apenas).
Claro que eles também falam inglês para os turistas então, fica tranquilo! Mas pra quem não fala nenhuma dessas línguas, os gestos estão aí pra isso...rsrsrs. O que não dá é deixar de viajar por vergonha de não saber falar a língua do país ou até mesmo o inglês que é falado em qualquer lugar do mundo. Se joguem no mundão gente e parem de ser medrosos..rs.
Trajeto Paris – Bruxelas
Eu sinceramente não sei o que acontece com as taxistas da Europa...Ô racinha difícil...rsrs. O cara pode ser indiano, francês o que for, mas eles são muito sem noção. Na verdade é taxista e trabalhadores dos trens rápidos...Tudo farinha do mesmo saco..rs.
No dia anterior da nossa partida, o Antoine ligou para uma empresa de táxi francesa e pediu para nos pegar na porta do apartamento dele às 05 da manhã (Pois é, nós sempre viajávamos nesses horários sem noção...mochileira é fogo..rs). Ele pediu um carro grande porque tínhamos muita mala. Eu dei graças a Deus quando ele fez essa gentileza de pedir o táxi, porque imagina eu e Paula ligando para uma empresa francesa e pedindo um táxi? Ia render altas gargalhadas ou muito stress..rsrsrs.
Bom, dormimos pouco naquela noite porque ficamos arrumando as malas (normal), mas no horário combinado estávamos lá na frente do apartamento. Descemos os 5 andares de escada (pra descer todo santo ajuda..rs) e ficamos lá no frio esperando o taxista chegar. O bendito do taxista chegou, olhou pras nossas malas e queria ir embora...Onde já se viu isso gente? Se não fosse a Paula praticamente implorar pro cara nos levar, teríamos que ir andando com todas as nossas malas para a estação de trem (Gard du Nord). Ok, o trajeto não era longe, mas estávamos cheias de mala e eram 05 horas da manhã (tudo escuro). Numa situação normal a corrida teria dado uns 5 ou 6 euros, mas o cara nos cobrou uns 20 O_o...Aii que saudade do Brasil.
Chegamos na estação tranquilas (sempre trabalhando com a margem de atraso) e esperamos o nosso trem. Diferente de Londres não havia imigração ali. Talvez seja pelo fato de estarmos dentro da união europeia, ninguém liga muito pra onde você está indo. O nosso trem chegou meio atrasado. Deixamos as nossas malas lá no fundo do carro e fomos para os nossos assentos. Mais uma vez os caras não apagaram a luz do trem e ficou aquela luz na cara. Fora que tinha um cara sem noção com o celular ligado assistindo um jogo de futebol SEM FONE...Pelo amor de Deus...Eu não me aguentei, levantei e pedi pra ele, na maior delicadeza (juro que fui delicada), pra diminuir o volume do celular. Acho que ele se tocou e desligou logo aquele negócio...Graças ao bom Deus. Usei a técnica de colocar o capuz do meu casaco na minha cara e tirei um cochilo aqui e ali.
Chegamos em Bruxelas por volta de 08 e pouca da manhã, pegamos nossas malas e saímos da estação e eis que começou a dar um frio na barriga porque iríamos experimentar pela primeira vez o CouchSurfing.
CouchSurfing
Pra você que nunca ouviu falar nisso, deixa eu explicar: O Couch Surfing é um site (www.couchsurfing.org) que foi desenvolvido com o intuito de ajudar pessoas de qualquer lugar do mundo à viajar e conhecer gente nova com custo 0. É isso mesmo...Sem pagar nada. Tudo o que você precisa é ter a mente aberta pra conhecer pessoas novas, ser um pouco flexível e querer conhecer outras culturas. É claro que a maioria das pessoas pensa que isso é coisa de maluco. "Como assim? Viajar sem gastar com hospedagem?" Eu mesma já tive esse pensamento e fiquei meio com o pé atrás, mas depois que a Paula hospedou o casal de franceses (nossos hosts Camille e Antoine) na casa dela, eu vi que poderia ser algo interessante.
Nós duas estávamos com a grana meio contada pra essa viagem e gastar com hospedagem seria somente em caso de emergência. Então eu inseri o nosso plano de viagens no site (contendo os lugares e os dias de permanência em cada lugar) e a partir disso eu comecei a receber vários convites de gente que morava nos lugares que íamos visitar. Claro que tinha umas pessoas meio sem noção, recente no site e que não tinha nenhuma referência...Uma das nossas premissas era essa: Aceitar o convite somente de pessoas com referências positivas e que tivessem um tempo de site.
Nossa Host em Bruxelas
Mais ou menos 2 semanas antes de viajarmos a Paula recebeu um convite de uma menina de 19 anos para ficarmos na casa dela. Ela era nova no site e não tinha nenhuma referência. Quebrando todas as nossas regras, aceitamos o convite dela. Não sei o que deu na gente, mas sentimos que ela era de fato uma pessoa legal...só não tinha tido a oportunidade de hospedar ninguém.
Depois que aceitamos o convite dela, ela nos adicionou no facebook e mantivemos o contato até o dia anterior da viagem para Bruxelas. Ela combinou conosco que estaria na estação de trem nos esperando, mas até aí morreu neves né? A gente não sabia praticamente nada dela, só sabíamos o que víamos no facebook.
Quando saímos da estação a Paula viu uma menina magrinha, em pé, segurando um cachorrinho no colo e olhando de um lado para o outro. E aí falamos o nome dela: “Annabelle?”  E eis que ela abre o maior sorriso. Era ela, nossa host e estava nos esperando. Pronto, tudo certo!!!  Ela nos apresentou o cachorrinho dela o Louis e fomos andando em direção ao ponto de ônibus.
O ponto era bem pertinho da estação de trem e já tinha um ônibus esperando pela gente (que bom). O ônibus estava vazio e pudemos ir tranquilas. O trajeto levou em torno de uns 30 minutos porque não tinha trânsito. Ela foi nos contando um pouco mais dela e nós fomos contando um pouco mais do Brasil. Ela tinha muita vontade de visitar o Brasil...Na verdade, muitos europeus que conhecemos tinham vontade de visitar o Brasil.
Chegamos na rua da Annabelle e a mãe dela veio buscar a gente de carro para não precisarmos andar com todas as malas pela rua. Conseguimos colocar todas as malas dentro do carro e levamos uns 5 minutos até chegarmos na casa dela.
A casa dela era bem grande (dois andares) e graças a Deus só tinha um lance de escada pra subir com as malas. Ela disse que poderíamos ficar no quarto com ela e foi super tranquilo. Nós deixamos nossas malas por lá e fomos tomar café da manhã. Ela foi uma fofa e preparou um café da manhã bem gostosinho pra gente: pão com nutela, iced tea (eles tomam muito chá lá), queijo e etc.
Passendo em Bruxelas
Devidamente alimentadas, chegou a hora de conhecermos a cidade. Ela fez questão de ir conosco até o centro da cidade e levou o Louis junto J.  Enquanto estávamos indo para o ponto de ônibus ela disse que os moradores da cidade compram um passe anual que custa em torna de uns 60 euros e eles podem andar de ônibus por 1 ano quantas vezes quiser. É só apresentar o cartãozinho para o motorista. Outra opção também era uma mensagem de celular que você mandava para a operadora de transporte, era debitado um valor da sua conta de telefone e você recebia de volta a mensagem para ser utilizado naquele dia. Era só você apresentar a mensagem de celular para o motorista...Legal né?
Chegamos no centro de Bruxelas e fomos andando...O tempo estava meio chuvoso, mas nada que pudesse impedir de continuarmos andando.
Nós chegamos à Praça Central de Bruxelas e era uma praça enorme com prédios e igrejas rodeando a praça. Toda aquela arquitetura antiga estava mantida. Tiramos algumas fotos ali e dissemos a ela que queríamos conhecer o Manekin Pis, a famosa estátua do bonequinho fazendo xixi. Enquanto andávamos na direção do bonequinho passamos por váárias lojas de chocolates belga e por uma loja do Tim Tim (desenho animado famoso da década de 70 onde um detetive Tim Tim e seu cachorro resolviam vários casos). Andamos, andamos, parei pra fazer xixi em um restaurante indiano (o dono do restaurante deixou eu entrar só pra fazer xixi sem nenhum problema..rs) até que vimos uma aglomeração de gente. Era ali...
Eu e Annabelle...O pontiho preto no colo dela é o Louis...rsrs
Se você já leu outros blogs de pessoas que já foram à Bruxelas, já deve saber que todos falam que a estátua é pequena. Eu não diria pequena, diria minúscula..rsrs. Como pode um trocinho daquele ser tão famoso gente? Pelo amor de Deus. Mas é turístico né...Quem sou eu pra dizer pra você não ver com os seus próprios olhos? Vai sim...e tire sua própria conclusão. É igual ver a troca da guarda em Londres..rsrs.
Manekin Pis - Mó enganação..rsrs
A única coisa boa é que em frente ao Manekin Pis vendia um Waffle que tinha uma cara maravilhosa. E o melhor de tudo, custava 3 euros. Gente, o waffle era enorme. Eu pedi um com calda de chocolate e morango. O troço nem cabia no prato direito e a colherzinha que eles davam pra comer era tão minúscula que eu simplesmente desisti e comi com mão mesmo..rs. É lógico que me lambuzei toda né?
O Waffle que me lambuzei toda...Delicinha
Quando saímos do Manekin Pis a Annabelle disse que tinha um lugar que dava pra ter uma vista bem legal de Bruxelas e de fato tinha. Ela nos levou numa garagem que ficava no alto de um prédio e de lá apreciamos um pouco mais a vista. O mais engraçado é que tinha um grupo dançando música africana lá e enquanto eu e Paula passeávamos pelo terraço, tirando fotos da vista o Louis (cachorrinho da Annabelle) estava sendo paparicado pelo pessoal...comédia!
A vista da garagem do prédio...
Depois dali ainda andamos mais um pouco, paramos em uma lojinha de coisas fofas e resolvemos parar em um lugar para comer. A Annabelle nos levou em um Pub bem legalzinho e eu tomei um chá gelado muito bom. Eu amo chá e esse era uma mistura de chá preto com algumas especiarias...uma delícia. A Annabelle pediu uma tábua de frios e ficamos ali conversando. Até que chegou um amigo dela super gente boa, ficamos conversando mais um pouco e ele nos levou em casa.
Antes de irmos para casa passamos no Atomium, outro ponto turístico de Bruxelas. O Atomium é uma escultura em formato de átomo (pois é, meio nerd né? Rs). Como ainda não tínhamos passado por lá, o amigo da Annabelle parou ali para tirarmos algumas fotos, mas como estava escuro o negócio parecia uma imensa árvore de natal...rsrsrsrs.
Aquilo ali atrás é o Atomium...Num ficou parecendo uma árvore de Natal? rsrs
Voltamos para casa e a mãe da Annabelle preparou um jantar pra gente. Ela fez batatas fritas, queijo frito (nunca tinha comido...curti) e uns bolinhos de carne (pareciam umas almôndegas). Nós quatro jantamos e a Annabelle nos disse que íamos sair naquela noite. O amigo dela ia nos dar uma carona até um determinado lugar e depois ele emprestaria o carro para a Annabelle nos levar em um pub.
A Annabelle deixou o amigo dela em uma festa e nós seguimos para o Pub. Ela não era do tipo que dirige ótimamente bem...não mesmo. Alguns momentos eu ficava aflita, eu estava bem cansada, mas não conseguia pregar o olho...rsrsrs. Chegamos no Pub e estava bem vazio. Ficamos por ali por um tempo e depois resolvemos ir embora porque estávamos mortas e queríamos descansar.
Ah! Vocês devem estar se perguntando onde ela deixava o Louis quando saíamos. A resposta: Com ela mesmo. Na Europa é super comum ver cachorros em restaurantes e pubs. Se o cachorro for educadinho ele fica de boa no restaurante e ainda recebe vários mimos dos garçons. No caso do Louis ele era super paparicado por todo mundo na rua. Mas ele era uma graça mesmo e merecia ser paparicado..rsrs.

Um comentário:

  1. Oi gaby! Estou acompanhando seus relatos, pois vou fazer a mesma viagem que vcs, apenas trocando a ordem , começando por Paris e terminando em Londres. Eu sou meio desorganizada com planejamento, e sempre fico afobada na última hora...faltam apenas 2 meses para eu ir, e gostaria de , desta vez, planejar direitinho. Vc mencionou uma planilha de custos e lugares a visitar, preço das atrações, etc...vc poderia me mandar?
    Iria me ajudar muito! Ficarei 10 dias em Paris, 2 em Bruxelas e 3 em Londres.
    bjs, obrigada!
    Isabel

    ResponderExcluir