segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Paris - O Dia que Andamos Como se Não Houvesse Amanhã...

Era um domingo nublado, frio e chuvoso em Paris e tínhamos planejado de fazer um Free Walking Tour, mas mal sabíamos que iríamos mesmo conjugar o verbo To Walk (Caminhar). Nesse dia nós andamos como se não houvesse amanhã.

Free Walking Tour
Durante a nossa fase de planejamento eu descobri na internet que em vários lugares da Europa tinha um guia gratuito que levava você para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.  Funciona assim: Você chega no ponto de encontro no horário marcado, escolhe em qual língua você quer fazer o tour (inglês ou espanhol) e sai andando. O mais legal é que o guia é super gente boa e conta as histórias dos lugares, coisas que você não saberia se caminhasse pelas ruas de Paris sozinho. O grupo que faz isso há mais tempo é o Sandeman’s e esse é o link do free walking tour de Paris http://www.newparistours.com/daily-tours/paris-free-tour.html  Se você fuçar o site você vai encontrar diversas cidades que também oferecem este tipo de tour. Pra quem está viajando sozinho é um ótimo jeito de conhecer gente nova e aprender um pouco mais da cultura e história do local, fora que você não se sente tão “Forever Alone”...rsrsrs.
Como sempre saímos cedo de casa, tomamos o nosso café da manhã com aquele croissant delicioso e partimos. Fomos andando até a Place de St. Michel onde seria o nosso ponto de encontro. Levamos em torno de uns 30 minutos andando calmamente. Chegamos mais cedo do que o previsto e resolvemos ver o que tinha de bom pelas redondezas. Encontramos uma lojinha de souvenirs e compramos alguns chaveirinhos da Torre Eifel de lembrança pro povo do Brasil. Aproveitamos também e compramos um mapa da cidade.
Quando vimos que estava perto da hora de começar o tour, nos aproximamos, demos o nome para a pessoal que estava fazendo um mini cadastro das pessoas que iriam participar do tour. Escolhemos o tour em inglês e esperamos mais um pouco até o nosso guia nos reunir para começar. O nosso guia era super gente boa, ele era holandês e estava trabalhando de “bico” no Walking Tour. 

Nosso Guia

O Tour iniciou pela Catedral de Notre Dame. Nós já tínhamos visto o interior da catedral no dia anterior, neste dia nós vimos a arquitetura por fora e conhecemos um pouco mais da história da Catedral. Continuamos o Tour e passamos por diversos lugares famosos. Sempre caminhando.
Fomos ao Louvre, mas não entramos. Ficamos só na parte de fora tirando fotos ali perto da Pirâmide. O nosso guia deu a sugestão de tirar uma foto tosca como se tivessemos segurando a ponta da pirâmide do Louvre. Lógico que eu Paula não deixamos passar a oportunidade né? Rs. Foto tosca é com a gente mesmo!

Quem nunca?
Depois do Louvre demos uma pausa rápido de uns 20 minutos na Starbucks para fazer um xixi e comprar alguma coisa pra comer (quem quisesse).
Andamos um pouco mais até o Jardin Tuileries e concluímos a visita na Biblioteca Nacional de Paris. A duração do tour foi de mais ou menos umas 3 horas de caminhada.

No final do tour o guia nos informa que ele trabalha como voluntário e que não ganha nada para estar ali e diz que quem quiser pode ajudá-lo com uma doação. Você pode não dar nada, não é obrigado, mas o nosso guia era tão gente boa e conhecia tão bem os lugares que eu e Paula doamos 2 euros  cada uma (São quase 12 reais no total...rs). No final também ele nos apresentou uma menina que vendia outros passeios feitos pela mesma empresa. Compramos com ela o Versailles Tour e o Pub Crawl de Paris. O tour foi de 30 euros e o Pub Crawl foi 15 euros.

Torre Eiffel
Depois que saímos do tour resolvemos ir até a Torre Eiffel. O único problema é que parecia que ela estava muito próxima. Nós começamos a andar na direção da Torre. Andamos, paramos para tirar foto debaixo de chuva, andamos mais um pouco, mais fotos e nada de chegar a bendita da Torre. Já eram 15:00 e ainda não tínhamos comido nada. Como era domingo e o dia não estava tão convidativo para o pessoal sair de casa, a maioria dos restaurantes estava fechado ou estava fechando. Até que para a nossa alegria achamos um Creperia aberta. Entramos e nós éramos as duas clientes do local. O nome do local era Crepe’s King, mas não lembro o endereço exatamente. Só lembro que era relativamente perto da Torre. Nos comemos o crepe que estava muito bom e por um preço justo. Aproveitamos para descansar as pernas também porque estava tenso..rsrs.

Quando terminamos de comer, começamos novamente a saga da Torre Eiffel. Nós não estávamos aguentando mais de só olhar a torre de aproximar e de nunca chegar. Até que o que parecia sonho virou realidade. Ela estava ali na nossa frente, alta, enorme, toda feita de aço e o símbolo mor de Paris. Confesso que fiquei emocionadinha por dentro de estar ali e conhecer um dos monumentos mais famosos do mundo. Como o dia estava muito frio e nublado nós resolvemos não subir, até porque não veríamos nada lá de cima.
Ficamos ali por baixo mesmo, tirando fotos e mais fotos, porque como diz a Paula: “A gente nunca sabe quando a gente vai voltar naquele lugar”...rs. Como sempre tiramos nossas famosas fotos toscas fomos andando.




Jardim de Luxemburgo
Quando saímos da Torre Eiffeil ainda era relativamente cedo e resolvemos andar até os Jardins de Luxemburgo. O Antoine tinha nos dito que era um lugar lindo e que deveríamos conhecer. Pegamos o nosso mapinha e vimos que não era tão longe e que dava para ir a pé. Cara, nós andamos por quase 1 hora sem parar. O mapa nos enganou..rsrs. Fomos andando, Paula foi me ensinando francês no meio do caminho e eu levei quase a viagem toda pra aprender a falar queijo em francês (Fromage)...rsrs.

Enfim chegamos ao Jardim, mas tivemos a notícia que o Jardim fechava às 17:00. Eram 16:30 e só tínhamos 30 minutos para ver o Jardim.
O espaço é muito bonito, com um lago com patinhos nadando e belas flores nas margens do lago. Mesmo no outono ainda podiam ser vistas algumas flores no jardim. É um lugar apaixonante e super romântico. Se você viajar com o seu namorado(a), marido e afins você vai poder tirar fotos lindas.

Como eu disse, o jardim fechava às 17 e na Europa quando eles dizem que fecha às 17 é as 17 mesmo. Não tem choro nem vela...Não tem nem a esticadinha de 15 minutos. Não tem negociação com os guardinhas...Nada. Eles simplesmente te expulsam do jardim apitando no seu ouvido e falando pra você sair. Esse lado certinho da Europa me irritava um pouco..rsrs. Cadê o jeitinho brasileiro nessas horas gente? Simplesmente não existia.



Pantheon
Não satisfeitas  de andar tudo e mais um pouco durante o dia, resolvemos fechar o nosso Tour com uma ida ao Pantheon francês. Era bem pertinho do Jardim e de fato era perto mesmo..rs. Tiramos algumas fotos ali do lado de fora porque já estava fechado para visitação. Como tudo na Europa, os pontos turísticos abrem tarde e fecham cedo...Aff...rsrs.

Volta pra Casa
Saímos do Pantheon e voltamos pra casa. Resolvemos pegar o ônibus para não precisar andar até em casa. A Paula era muito boa em se localizar e verificar o ônibus certo para o lugar certo. Eu era uma negação, na verdade nunca fui boa com mapas e afins..rsrs. Tenho um péssimo senso de localização...rsrs. Se não fosse por ela estaria perdida em Londres até hoje..hauhauhauah.
Até que o ônibus em Paris também era fácil de andar, mesmo esquema de Londres com indicações dos paradas de ônibus nos pontos e durante o trajeto tem uma voz que anuncia o próximo ponto. O problema é que o francês foi muito mais complicado da gente entender que o inglês, mas nós encaramos mesmo assim e acertamos. A passagem custava em torno de 2 euros (quase 5 reais).
Chegamos em casa mortas com farofa e todos os acompanhamentos possíveis, mas estava tudo bem porque estávamos em Paris baby..rsrs
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário