terça-feira, 9 de abril de 2013

De Ouro Preto à Mariana - Maria Fumaça + Mina de Ouro + Casa dos Contos

Era meu segundo dia de viagem e naquele dia eu havia programado conhecer a cidade de Mariana.
Maria Fumaça para Mariana
Eu já tinha comprado a passagem de Maria Fumaça (ida e volta) no dia anterior. E foi a melhor coisa que eu fiz, pois eu conheci uma menina de Cingapura no hostel naquela manhã que gostaria de ir à cidade comigo, mas quando ela chegou pra comprar já tinha acabado...Então, fica a dica se puder comprar o ticket antecipado, compre!
A saída do trem estava marcada para às 10:00, cheguei por volta de 09:20 na estação, pois eu queria pegar um lugar do lado direito do trem, onde eu já tinha lido que daria pra ver as cachoeiras e paisagens mais bonitas.
Entrei no trem e havia um lugarzinho vago do lado direito...Não era na janela, mas ok. Perguntei para o cara que estava sentado na janela se ele se incomodaria de eu sentar ao lado dele e ele disse que não. Então, sentei e não me aguentei...Comecei a puxar papo com ele. Ele estava viajando com a esposa e a filha (que estavam sentadas no banco da frente) e imagina a minha surpresa em saber que eles também eram do Rio...Da Tijuca mais especificamente falando! A família era super fofa, conversamos praticamente o trajeto todo para Mariana, mas o ticket de volta deles estava marcado para 13:00. Quando estávamos chegando à Mariana perguntei se eles poderiam me “adotar” até a hora deles voltarem para Ouro Preto e eles toparam na hora.
Uhuuuu...Alguém tirando foto de mim...rsrs. Santa "família"
Chegamos à Mariana às 11h, a viagem de trem é super legal e ainda tem um guia que fala sobre algumas cachoeiras que surgem durante o trajeto.
Vista do Trem...
Vista do Trem...Lado direito, não esqueçam
Conhecendo Mariana
Para a minha alegria a família já conhecia a cidade então eles sabiam exatamente onde ir! Ponto pra mim e para a minha cara de pau...rsrsrs.
Mariana é uma cidade histórica, assim como Ouro Preto, porém não preservou a essência...Tinha muito comércio, lojas de sapato e de roupas...Parecia uma cidade como outra qualquer. A partir do momento que você “entra” mais na cidade ela vai tomando forma de cidade histórica e aí sim você começa a se sentir nos anos de 1800 e lá vai bolinha...rs.
Eu acho que Mariana é um dos poucos lugares onde você encontra uma igreja literalmente ao lado da outra. Nossa primeira parada foi na igreja Nossa Senhora do Carmo. Pagamos 2 reais pra entrar (estudante não paga meia...rsrs) e fomos conhecer a igreja por dentro. Uma história sobre essa igreja é que em 1996 houve um incêndio e destruiu a igreja, a não ser pelo santuário que ficou praticamente intacto...Alguns mistérios a gente não consegue entender. A igreja foi restaurada, porém não da forma original...Desenhos que tinham no teto da capela, por exemplo, não foram restaurados. De acordo com um senhorzinho que conversamos, a restauração tinha ficado muito cara e não ia ter como restaurar a pintura do teto da capela.
Vai entender??
Nossa Senhora do Carmo
Interior da Igreja Nossa Senhora do Carmo
Ao lado dessa igreja tinha a igreja de São Francisco de Assis (sim, mesmo nome da igreja de Ouro Preto), mas essa igreja estava fechada para reforma.
Igreja de São Francisco de Assis
Saímos dali e fomos conhecer a igreja de São Pedro, quer dizer, eu fui conhecer né? Pq a minha “família” já conhecia...rsrs. A igreja é bem bonita e bem diferente de todas as outras que eu já tinha visto em Ouro Preto e Mariana. Me lembrou até algumas igrejas da Europa.
O interior da igreja é lindo e ostentava menos do que as outras. O altar era todo feito em madeira, não tinha ouro...Fiquei pensando em quanto tempo levaram para talhar tudo aquilo...Deve ter sido muito tempo. Em um dos meus momentos de ouvir o guia alheio, descobri que bem em cima do altar havia uma passagem secreta que levava direto para uma mina de ouro...A conhecida, mina da passagem.
Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro
Interior da Igreja de São Pedro
Mariana é bem mais plana que Ouro Preto e as ladeiras são menos íngremes...Bem menos cansativo de andar! Estava chegando a hora de me despedir da família que me “adotou” com tanto carinho naqueles poucos momentos...Ainda tiramos algumas fotos na praça da Mariana e nos separamos. Eles pegaram o trem de volta para Ouro Preto e eu fui buscar informações de como eu chegaria na Mina da Passagem.
Ruas de Mariana
Praça de Mariana
Mina da Passagem
Próximo à estação de trem tem um centro de informações turístico, porém como já estava na hora do almoço já estava fechado...Bom, segui então pro ponto de ônibus pra saber se alguém ali poderia me informar como eu fazia pra chegar na Mina.
Enquanto fui andando pro ponto notei dois caras conversando e sabe aquela sensação que a gente tem de: “Eles parecem ser gente boa, vou perguntar...”?? Pois é, meu sexto sentido estava super apurado naquele dia e eis que conheço Carlos e Nilton.
Cheguei perto deles e perguntei:
- Vocês sabem como eu faço pra ir pra Mina da Passagem?
- Sabemos, estamos indo pra lá...
- Posso ir com vocês? (Fui a maior cara de pau de todos os tempos)
- Claro que pode, inclusive nós estávamos sentados atrás de você no trem vindo pra cá...
Ahhhh as surpresas da vida...Como são boas!
Nós pegamos o ônibus que deixava em frente à Mina. Levou em torno de uns 20 minutos...Super rápido. A passagem custava 1 e pouco.
Mina da Passagem
Chegamos à Mina e fomos procurar onde vendiam os tickets. A princípio você vai achar o lugar meio abandonado, mas segue em frente que vai dar certo...Eu não lembrava de quanto era o ingresso e o Nilton tinha dito que a irmã dele foi uma vez e custou R$ 10,00.
Quando fomos comprar o ingresso: “Trinta reais, senhor...” Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiii??? “Caraca Nilton, tua irmã num tinha dito que era 10,00?? Hauhauahu”. Pois é, caros leitores...30 reais. Bom, já que estávamos ali fomos encarar né?
O passeio levava em torno de uns 40 minutos, em média.
Falei que parece meio abandonado...Mas segue que vai dar certo!
Seguimos para uma filinha básica e esperamos...Notamos que o carrinho que leva para a mina era o mesmo que subia e descia...E era puxado apenas...eu disse apenas, por um cabo de aço...Cara, se aquele cabo arrebentasse ia dar ruim...rsrs.
Oh o cabo de aço aí...
Chegou a nossa vez de entrar no carrinho e o vou te dizer, se você está meio acima do peso vai dar uma sofrida pra entrar no carrinho...O troço era todo apertadinho e ele meio que inclinava pra frente, dava um certo receio de cair, mas tranquilo!
O carrinho começou a descer, no melhor estilo montanha russa, mas sem voltas radicais, descemos 318 metros...E fomos para baixo da terra. Tuneis, lâmpadas...me senti praticamente um dos anões da Branca de Neve entrando na Mina de Ouro.
Nilton e eu no carrinho....Só Jesus na causa!
Pra quem tem claustrofobia é um desafio hein..
O passeio inclui uma guia que explicava o funcionamento da Mina e os lugares em que o ouro era extraído. Hoje em dia a Mina está desativada e é utilizada somente como ponto turístico mesmo. De acordo com a guia, a Mina já não estava sendo lucrativa, pois para cada tonelada de pedra eram extraídos somente alguns gramas de ouro...Muito pouco para toda a parefernalha e pessoal que precisava para realizar a extração. De fato, eles estão ganhando muito mais dinheiro cobrando R$30,00 de cada pessoa que vai lá...Muito mais rentável...hauhauhauha.
A Mina
A mina é enorme, tem um lago e tudo lá dentro...Tem até gente que pratica mergulho lá...
O lago a 315 metros da superfície
Depois de “explorada” a Mina, era hora de voltar para a superfície.
Hora de voltar...
Eu gostei do passeio, achei que valeu por conhecer uma mina de ouro, mas acho que o preço é bem salgado pelo o que o lugar oferece. Acho que crianças vão gostar bem mais do passeio do que os adultos, mas valeu a experiência.
Nós 3 saímos da Mina e voltamos para Ouro Preto. Demos uma sorte danada quando estávamos saindo e estava chegando um ônibus...Ok, tivemos que dar aquela corridinha básica para não perder o ônibus, mas melhor do que esperar por 30 minutos até o outro busu chegar!!!
Aí você me pergunta: “Mas Gaby, e a passagem de trem que vc tinha comprado?” Pois é, preferi voltar com os meninos de ônibus e me permiti mudar os planos...Eu já tinha ido de trem, já tinha visto a paisagem e tudo mais...Entre voltar sozinha e voltar acompanhada de pessoas super divertidas, preferi voltar acompanhada. Então fica a dica, se quiser ir à Mariana vá de trem, depois vá até a Mina da Passagem e pegue o ônibus para Ouro Preto. A passagem custou R$3,20.
Chegamos em Ouro Preto, almoçamos num lugarzinho no melhor estilo coma o quanto puder por 18 reais. Comidinha Mineira, tava bem gostosinho. O lugar ficava bem na Praça Tiradentes, ao lado do Caldos e Sopas (que eu tinha ido no dia anterior).
E depois do almoço eu me despedi dos meninos. Peguei o contato deles e hoje somos amigos de facebook. Meninos, se estiverem lendo isso, saibam que amei conhecer vocês.
Casa dos Contos
Durante o trajeto de volta os meninos tinham me falado da casa dos contos e que valia super a pena ir...Quando me despedi deles, parei no centro de informações turísticas na praça e fui ver que horas fechava. E que delícia quando eu descobri que fechava às 18. Eram 16:30 ainda e dava tempo de dar uma passada lá.
A entrada era gratuita, o que é o melhor de tudo e os funcionários super simpáticos, sempre dispostos a ajudar!
Não pense você que você vai encontrar contos do tipo histórias, não...não é nada disso. Contos, nesse caso eram os contos de réis...A casa conta a história da nossa moeda desde as moedas de ouro até o real que é a moeda utilizada hoje em dia. Você pode ver como a economia brasileira era instável...Me peguei lembrando de várias notas que foram usadas do tempo do Cruzeiro...É...a gente vai ficando velha...
A casa é enorme e além da história da moeda, você pode conhecer também os hábitos, esculturas, móveis da época, enfim...Até a escultura mais famosa de Aleijadinho está lá...Daniel!
No final da visita você ainda pode visitar uma antiga senzala. Meio triste ver que os negros ficavam enfurnados ali...Ver os utensílios que eles usavam para cozinhar, os objetos que eram utilizados durante a tortura...Tudo estava ali. Mas não podia ser fotografado por se tratar de um acervo pessoal.
Casa dos Contos
Vista da casa dos contos
Interior da Casa dos Contos
Ufa, o dia havia rendido...Mas para a minha sorte, a noite estava apenas começando...Porque ir para Ouro Preto e não conhecer uma legítima república, não tem graça...Mas isso é assunto para o próximo post!

2 comentários:

  1. Seu blog é tão legal, mas é uma pena que as imagens de vários posts não estejam mais disponíveis. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, pois é...Estou na saga de redisponibilizar as imagens ;)
      Abs

      Excluir