sexta-feira, 19 de abril de 2013

Roma – No tempo dos gladiadores

E enfim, chegamos ao último destino...A bela Itália. Depois de passarmos o maior perrengue no aeroporto de Budapeste, acordamos felizes nesta cidade encantadora.
A Dayse havia preparado um café da manhã reforçado pra gente, com direito a Muzzarela Italiana e tudo. Naquele dia nós nos demos ao luxo de acordarmos um pouco mais tarde do que o normal, pois estávamos cansadas do dia anterior e como ficaríamos 3 dias inteiros na cidade, nós nos demos algumas horas a mais de sono.
Saímos de casa por volta de 11:00 para nos encontrarmos com o Charlie na estação do Coliseu.
Ahhh, deixa eu interar vocês do assunto. O Charlie é um amigo da Paula que ela conheceu em um evento do Couch Surffing que teve aqui no Rio e um dia ele saiu com a gente para uma festa na Lapa. Ele é um fofo, super gente boa e quando soube que íamos para a Europa, resolveu se encontrar com a gente lá. Pra ele era super fácil né? Ele mora na Espanha (chato né?? Rsrs). Como tínhamos acesso à internet na casa da Dayse, nós combinamos de nos encontrar no dia seguinte para conhecermos a cidade juntos!
A casa da Dayse ficava bem perto da estação de metrô, tinha que pegar um ônibus, mas naquele dia ela nos deu uma caroninha que facilitou muito a nossa vida. Ela nos deixou em frente à estação.
Primeiro: Tínhamos que comprar o passe de transporte. A Dayse já tinha nos explicado que tinha um passe que valia por 3 dias que dava direito a andar de ônibus e metrô. Então, era esse mesmo que íamos comprar.
Chegamos em frente à maquininha que vendia os tickets, porque falar italiano estava fora de cogitação, e nos aventuramos para comprar os tickets. Eu só tinha algumas moedas na carteira, não tinha notas suficientes, pois precisava sacar dinheiro. Mas para a minha sorte eu tinha a quantidade exata de moedas para comprar o ticket...Mas eram 12 euros em moedas...O_o...Fiquei o maior tempão colocando moeda por moeda até dar a quantidade exata do ticket. Mas apesar das moedas, foi bem tranquilo de comprar.
Para chegar à estação do coliseu tínhamos que trocar de linha, mas pra quem encarou um mapa com 13 linhas de metrô (em Londres) o que seriam 2 linhas em Roma? Super fácil...rsrs.
Chegamos à estação de metrô do Coliseu e logo encontramos com o Charlie. O dia não estava lá essas coisas...Estava meio chuvoso e tal, mas era o que tinha né? Eu estava em Roma e não iria aproveitar? No way...
Coliseu
Enquanto estávamos nos aproximando do Coliseu eu senti a mesma coisa de quando estávamos nos aproximando da Torre Eiffel...Aquela palpitação no coração e um sentimento de: “nossa, eu realmente estou aqui”.
Tinha uma fila básica para entrar, mas nada muito anormal. Chegou a nossa vez, pagamos 12 euros e tínhamos direito de visitar o Coliseu + Fórum Romano + Palatino.
Ao entrar no Coliseu eu comecei a imaginar diversas batalhas entre gladiadores e feras selvagens e de fundo o Imperador de Roma rodeado de servos assistindo tudo e achando o máximo. Bem no estilo do filme O Gladiador..rs.
É...eu estava no Coliseu...Coração palpitando!
Eu e Charlie dando uma de turista total...rsrs
Faça chuva ou faça sol...tem que registrar o momento :-)
É um lugar mágico...
A visita vale muito a pena. Para um dia chuvoso de tempo nublado, o lugar estava razoavelmente cheio...no estilo de esperar um pouco pra conseguir tirar uma foto sem ter uma cabeçada atrás de você. Eu fico imaginando aquele lugar na alta temporada, deve ser insuportável.
Saímos do Coliseu e fomos em busca do Palatino e do Fórum Romano que fica praticamente ao lado do Coliseu, é só seguir as placas...Não tem mistério. Eu achei Roma muito bem sinalizada e relativamente fácil de andar com um mapinha na mão.
Andamos um pouquinho até que achamos o local, fomos ao fórum romano primeiro e eu me decepcionei...Talvez porque eu pensasse que o fórum ainda estaria de pé...rsrs. Mas não...são apenas ruínas. O Palatino então...mais ruínas ainda..rsrs. Mas mesmo assim, não deixa de ser um lugar mágico.
No caminho para o Palatino tem um museu de arte e como era gratuito aproveitamos para conhecer o local. O museu tinha muitas esculturas, principalmente de Deuses Romamos e algumas pinturas também.
Quando saímos de lá já estávamos com muita fome e resolvemos nos arriscar em um restaurante italiano que tinha próximo ao metrô. Vou confessar aqui uma coisa a vocês...Eu me decepcionei com a culinária Italiana...Ok, ok, podem me crucificar. Talvez eu tenha ido aos lugares errados ou talvez o meu paladar não seja tão apurado...eu não sei o que aconteceu, mas não foi tudo aquilo que eu pensei que fosse.
Estava chovendo pra caramba, nós estávamos morrendo de fome e entramos no primeiro restaurante que parecia decente. Era no melhor estilo cantina italiana. Toalhas quadriculadas na mesa e tal...Eis que pedimos os nossos pratos e quando demos a primeira garfada...Um olhou pra cara do outro e disse: “É só isso?”. Eu estava com a expectativa de que eu comeria a melhor massa da minha vida...Fui iludida. A massa que comemos em Amsterdam estava muito mais gostosa :-/
Bom, depois daquele almoço delicioso, só que não...rsrs, fomos em direção à fonte mais famosa de Roma. A Fontana Di Trevi.
Fontana Di Trevi
Essa é uma das fontes mais famosas de Roma e eu tinha que conhecê-la. Eu sempre via alguns filmes que tinham como cenário Roma e ficava me imaginando no dia que eu estaria lá, em frente à fonte...E o dia chegou.
A chuva tinha apertado um pouco e pra variar nós demoramos um pouco pra chegar à fonte. Mas não foi nada impossível. Enquanto estávamos indo para a nossa tão esperada Fontana Di Trevi passamos em frente a uma gellateria e literalmente “babamos” com tanta variedade de sabor e o preço estava bem atrativo também...Nós conversamos um pouco com o senhor que trabalhava na gellateria, ele nos ensinou o caminho para a fonte e nós prometemos voltar para experimentar o tão famoso gelatto.
E chegamos à fonte, não tinha quase ninguém devido ao dia chuvoso e foi mais do que perfeito. Eu, ali...em frente à Fontana Di Trevi....Mais uma vez a palpitação no coração...rsrs.
Eu mais do que rapidamente peguei uma moeda dentro da minha carteira, me posicionei de costas para fonte e com a minha mão direita, lancei a moeda pelo ombro esquerdo. Essa é uma tradição que todos fazem e rege a lenda que a pessoa que faz isso volta à Roma um dia...Bom, já que eu estava ali, não custava nada tentar né? E eu realmente queria muito voltar naquele lugar um dia...rsrs. O mais engraçado foi a Paula jogando várias moedinhas dentro da fonte, aí eu tive que perguntar né: “Paula, porque você está jogando tantas moedas?” “Ué, não é uma fonte dos desejos??” O_o...Eu não tive outra opção, senão gargalhar...hauhauhaua.
Porque eu quero muuuito voltar em Roma, vamos seguir à tradição...vai que...rsrs
Saímos da Fonta Di Trevi e voltamos para a gelatteria que tínhamos passado em frente. Nós entramos, sentamos e pedimos o cardápio. Eram tantas opções que ficamos malucos...Eu gosto de pedir coisas exóticas...rs. Pedi uma taça que com os sorvetes nos sabores de limão, frutas vermelhas e abacaxi. Paula e Charlie foram de chocolate, chocolate e mais chocolate...Gente, quando a taça chegou o que era aquilo? Que sabor era aquele? Não tem como explicar o sabor de um sorvete italiano se você nunca experimentou um...Você realmente sente o sabor...Tem alguma coisa diferente ali que não tem explicação. O bom dessa gelatteria era que ela tinha wi-fii...Nós ficávamos numa felicidade imensa quando víamos um local com aquela plaquinha de wi-fii grátis...rs.
Voltamos para a casa felizes com aquele dia. Nós nos despedimos do Charlie e dissemos que talvez iríamos fazer alguma coisa à noite.
“A” noite...Só que não...rsrs
Quando chegamos em casa naquele dia a Dayse tinha nos dito que ia rolar uma festa num restaurante brasileiro, bom, nós queríamos agradar a nossa anfitriã e fomos na tal festa né?
Levou uns 30 minutos para chegarmos no tal restaurante e quando entramos eu só olhei para a cara da Paula...e ela entendeu o recado...rsrs. Vamos dizer que a festa era meio..hum...”colorida”, muito “glitter”, se é que vocês me entendem...Nada contra, mas é que não estávamos na vibe daquele tipo de festa, queríamos algum lugar pra dançar e pra zoar, mas era o que tinha praquela noite né? Eu sei que no fim de tudo a gente acabou entrando literalmente na dança...
Imagina uma aula de lamba aeróbica na academia. Substitua a sala de ginástica por um restaurante onde as mesas são arrastadas para a lateral. Substitua os alunos por italianos, braseileiros e outras nacionalidades que não consegui distinguir. Agora ao invés do professor, imagine um travesti todo fantasiado de rainha de bateria de escola de samba...O_o. Imaginou? Agora, imagina a minha cara naquela hora...hauhauhauhauhauaha.
Gente, aquela cena estava tão engraçada que eu não podia fazer mais nada além de rir e porque não dizer, me juntar à “turma de lambaeróbica”. Fiquei lá dançando “Ai se eu te pego”, “Tche, tche, rê, rê” e todos os derivados do sertanejo universitário...rsrs.
Ficamos pouco tempo na tal festa e depois fomos para a casa, no dia seguinte estávamos planejando conhecer um pouco mais a cidade...Seria o dia de conhecer as famosas “Piazzas” (Praças) de Roma.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário