terça-feira, 7 de maio de 2013

Habemus Papa – Um dia no menor país do mundo (Vaticano).

E eis que era o nosso último dia em Roma e praticamente nosso último dia de viagem. Decidimos que iríamos visitar o Vaticano, o menor país do mundo e que fica dentro de outro país O_o
Eu não sou católica (e acho que já falei isso aqui algumas vezes), mas não é porque não sou adepta dessa religião que não vou visitar locais tão importantes. Por exemplo, entrei em diversas igrejas ao longo da viagem e todas elas eram católicas. Mas como não se impressionar com a arquitetura da Catedral de Notre Dame em Paris ou a St. Paul’s em Londres? Como não ficar embasbacada com o interior da Igreja de Santa Bárbara em Kutná Horá ou até mesmo não se emocionar ao entrar na Capela Sistina? Não tem como gente...Assim como eu não sou hindu ou budista ou judia não significa que não admirarei a obra de arte. A arquitetura pra mim é uma das obras de arte mais incríveis que existe...Momento de aplausos para os arquitetos que estão lendo isso...Vocês são demais.
Mas então, voltando ao post...
Nós, mais uma vez, encontramos com o Charlie para a nossa aventura diária e descemos na estação de metrô mais próxima do Vaticano. Aqui vale um parênteses...Se você quer ir primeiro à Basílica de São Pedro, desça na estação Ottavianno, se você quiser ir primeiro ao Museu do Vaticano, deve descer na estação Cipro.
Nós descemos na estação Cipro, demos uma andadinha de leve e notamos que no caminho tinhm várias agências turísticas vendendo pacotes de tour no museu do vaticano...Não demos muito bola e continuamos andando. Chegamos à entrada do Museu e imagina a nossa cara quando vimos a fila quilométrica da entrada? Era por volta de 10 da manhã e já tinha aquela fila toda, só Jesus...Nós não íamos entrar tão cedo se ficássemos naquela fila toda...Então, apelamos...Voltamos para a rua das agências de turismo e compramos um “pacote” de tour no museu do vaticano que incluia um guia e ingressos para o museu e o melhor, sem precisar encarar a fila. Pagamos 40 euros pela mordomia, pagamos caro, eu sei...O ingresso comprado na hora custa 16 euros e você também pode comprar online e evitar a fila (http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do). A única vantagem que tínhamos era o guia e que ainda por cima não precisávemos ficar grudados nele, para escutá-lo. Todo mundo recebia tipo um radinho com um fone de ouvido para ouvir as explicações do guia, mesmo se você se afastasse um pouco. Era bom que a galera não ficava tão aglomerada..rs.
Museus do Vaticano
Voltamos para a fila enoooorme que tínhamos visto anteriormente, mas dessa vez a gente tava na boa...Eu sei que é ridículo, mas que a sensação de olhar para os “reles mortais” esperando na fila e você passando na frente é indescritível....isso é... Vai dizer que só eu penso isso nessa hora? Ahhh vááááá...rsrsrs.
Brasão do Vaticano...
Entramos no hall do museu, onde são comprados os tickets e ali eu já pude perceber que tudo seria grandioso naquele local.
Seguimos o nosso guia e de cara, quase nos perdermos dele...kkkk. Achamos que era pra subir a escada rolante quando na verdade era pra esperar o povo...E eis que os 3 malucos começam a descer a escada rolante de subida...#ShameOnMe. Passado o momento vergonha alheia, voltamos para o nosso grupo e começamos o tour.
Iniciamos pela área onde tinha um globo de ouro enorme no meio de um jardim, se é que aquilo pode se chamar de jardim...rsrrs. Mas eu já tinha me acostumado aos jardins europeus...Sem flores, somente arbustos simétricos...rsrs.
Esse jardim é chamado de Jardim da Pinha, porque tem uma pinha enoooorme no jardim. E é nesse jardim que você vai ficar pelo menos 30 minutos ouvindo explicações sobre os afrescos de Michelangêlo na Capela Sistina. Ok, o inglês do nosso guia não era ruim, mas vamos combinar que ouvir por 30 minutos as explicações debaixo de um sol (sim, porque neste dia estava um belo dia de sol) não é uma das coisas mais divertidas do mundo. As explicações estavam super interessantes, mas vai cansando né gente...rsrs. O guia explica tudo naquele momento porque quando se entra na Capela Sistina ninguém consegue ouvir nada, muita gente e tal. Então ali no jardim eles colocam várias placas com algumas imagens dos afrescos e as explicações em diversas línguas.
Jardim da Pinha...E o globo gigante

Depois das devidas explicações continuamos o tour pelo museu. Um parênteses...Eu não falei pra vocês que em Paris precisaria de pelo menos 1 semana para conhecer o Louvre todo? Pois é, acho que posso dizer o mesmo do complexo de museus no vaticano. Aquele lugar é enorme e cheio de obra de arte. Cada galeria, cada corredor, cada parede tem um quadro, uma escultura, uma história...Tirei foto de tanta coisa, que nem sei mais o que é o quê nas fotos...rsrs.
Tô dizendo que é tudo grandioso...
Vista de uma janelinha do museu...

Durante o tour nós visitamos as Salas de Rafael, onde estão expostas as obras de arte do pintor. E que coisa linda...Visitamos também a galeria das Tapeçarias e as Galerias do Mapas. Eu curti a galeria dos mapas...Ver como as pessoas viam o mundo era engraçado...Só existia a Europa, nada de Américas ainda, alguns monstros desenhados no meio do mapa pra simbolizar as feras do mar, a evolução dos mapas e consequentemente do mundo. Territórios novos, tudo foi evoluindo.
A Capela Sistina
E eis que o momento mais esperado do tour chegou. Conhecer a capela mais famosa do mundo. E como não criar expectativas com um lugar que você só conhece através de filmes, livros e documentários? Ok, eu já tinha aprendido algumas lições que a Europa me ensinou e a primeira delas era: “Não crie expectativas com as obras de arte”. Sim, porque depois da Monalisa (inserir Leia sobre a Monalisa aqui...) eu esperava de tudo.
Então, eu estava lá...Entrando na Capela Sistina. O lugar onde é realizado o conclave (evento onde se escolhe o papa), o lugar onde os artistas mais renomados pisaram e o lugar onde você não consegue sentir nada desse sentimento no momento que entra...kkkkkk. Por que? Porque é tão cheio (e nem era alta temporada hein) e meio escuro que você fica na verdade meio perdido...Você não sabe se olha para as paredes, para o teto, para o altar...Seus olhos demoram a se acostumar com tantas imagens. Depois de muitos esbarrões, eu enfim consegui olhar pra cima, ficar com dor no pescoço e admirar por um momento aquela obra-prima de Michelângelo. Sim, porque é somente o teto e o altar (onde está a pintura do juízo final) que foram pintadas por Michelângelo. As laterais foram pintadas por diversos artistas da época.
Gente, tem que ser muito gênio pra pintar daquele jeito, com tantos detalhes e olhando pra cima...Seu campo visual não é o mesmo e fora que Michelângelo deve ter ficado com um torcicolo danado...rsrsrs
O local é meio escuro para não estragar os afrescos, pois a luz do sol danifica as pinturas. Os flahses das máquinas fotográficas também danificam, mas quem é que consegue conter uma multidão insandecida por fotos e mais fotos da Capela Sistina. Não tinha como tirar uma foto sem flash naquele ambiente meio escuro (não com a minha máquina...rs). Eu cometi uma atrocidade e sim, tirei várias fotos com flashes (desculpa aí Michelângelo, mas queria deixar registrado esse momento...rs).
Michelângelo estava muito inspirado...
A Capela...
Não tem como não tirar foto...
Saímos da Capela Sistina e fomos dar uma descansada perto de uma lanchonetezinha...Que pra variar, vendia coisas com preço pela hora da morte...Mas eu tinha uns biscoitos na bolsa, uns chocolates e deu tudo certo...Deu pa aguentar um pouco até sairmos dali.
Até a escada de saída é grandiosa...
Praça São Pedro
Saímos dos museus do vaticano e fomos para a famosa Praça São Pedro.
Paramos para almoçar ali por perto. Era praticamente nossa última refeição na Itália e achamos que íamos comer A massa, mas não foi daquela vez...Normal...A gente não deu uma dentro!
A praça é linda, de fato, mas tinha uma parte em reforma. No meio da praça avistamos a Basílica de São Pedro, mas vocês não fazem ideia do tamanho da fila...Eram quase 16h e sério estava impossível. Concluímos que não iríamos visitar o interior da Basílica, o que hoje eu me arrependo um pouco, porque dizem que é linda (eu já vi fotos, e sim...é lindíssima), mas como eu joguei minha moedinha na Fontana Di Trevi, eu sei que um dia vou voltar à Roma...rsrs
Praça São Pedro
Essa praça é linda mesmo!
Ficamos um bom tempo ali na praça, tiramos fotos e mais fotos...E nos despedimos do menor país do mundo!
Terminamos o dia com um gelatto, como não poderia deixar de ser, e seguimos felizes para casa. Era o nosso último dia em Roma e queríamos aproveitar a noite né? Mas esse é o próximo e último post da Europa...Já estou com saudades de escrever sobre o velho mundo L
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário