sexta-feira, 27 de setembro de 2013

New York – Primeiras Impressões

Eu já escrevi um post sobre as minhas primeiras impressões em Boston, mais conhecida como a Nova Inglaterra, agora chegou a vez das primeiras impressões de New York, mais conhecida como a Grande Maçã.
Eu não sei você, mas eu sempre tive o sonho de conhecer NY. A cidade que é pano de fundo de filmes e séries de TV. A cidade que é conhecida por nunca dormir. A cidade que tem o quarteirão mais iluminado (quer dizer...nunca fui em Tókio, mas pra mim até hoje é o quarteirão mais iluminado.). A cidade que, se você não tiver foco, vai te enfeitiçar para entrar em todas as lojas e fazer você achar que tudo é essencial para a sua vida...rsrs.
Mas, vamos ao que interessa...As minhas impressões sobre a cidade:
O Metrô
Sim, tudo o que você ouviu até agora sobre o metrô de NY é verdade. É sujo, é feio e...funciona....Perfeitamente.
Assim que eu cheguei na cidade eu precisei pegar o metrô até a minha residência no Queens. Imagina uma garota, sozinha, com uma mala (razoavelmente pequena) e uma bolsa de mão. Talvez eu tenha deixado transparecer o deslumbre e a emoção de estar em NY ou talvez não. Eu só sei que eu entrei na estação do metrô, com toda a autoridade que me foi dada, fui até o guichê de auto atendimento e comprei o metrô card.
Antes de viajar, eu já tinha lido sobre o metrô card e descobri que valia muito a pena comprar caso você fique na cidade por mais de 3 dias e caso você utilize bem o transporte público. Esse cartão custa $30 e te dá direito a usar o metrô, o ônibus e o bondinho (para Roosevelt Island) ilimitado durante 7 dias. Eu me aventurei a comprar o cartão no guichê de auto atendimento (e aproveitei que não tinha nenhuma fila atrás de mim). Gente, foi a coisa mais rápida e intuitiva que eu já fiz na vida. Quando eu acabei de comprar eu me senti uma verdadeira cidadã nova-iorquina, do tipo...Sei o que estou fazendo, meu bem...rsrsrs. Tudo bem que ler o post do blog Viaje na Viagem com o passo a passo do metrô card me ajudou bastante.
Andar de metrô em NY pode parecer um pouco complicado no início. Cores, letras e números dividem os itinerários. Mas nada que um mapinha com as estações e um ou dois dias não te façam acostumar com a correria e com as nomenclaturas Downtown e Uptown. Você pode se acostumar tão rápido que pode se ver com um copo de café na mão correndo para entrar no trem.
Eu nunca peguei o metrô super lotado (mesmo em horário de pico) e fiz muita coisa utilizando esse meio de transporte, que na minha opinião, é um dos mais práticos e rápidos para conhecer a cidade.
 
Não se assuste...você consegue!


Essa estação não era das piores...rsrs

O Clima
Eu cheguei em NY no fim do verão, precisamente no dia 31 de Agosto. E gente, vou falar pra vocês...Eu moro no Rio de Janeiro e estou acostumada com o valor de 40° da Cidade Maravilhosa. Mas aquela calor de NY não era de Deus...rsrs. Era aquele calor úmido, que você acaba de tomar banho e já está suado...Que você anda na rua e se sente meio pegajoso, grudento...Horrível. E o pior era: entrar nas estações de metrô. Se do lado de fora estava quente, nas estações era tipo: Inferno....Muito quente, muito abafado. Acho que nunca tomei tanta água, limonada e chá gelado na vida...A pessoa parecia que estava no deserto do Saara.
A Cidade
As pessoas que me encontraram quando eu voltei de viagem, me perguntaram: “E aí? O que achou de NY?” Minha resposta: “Eu amei...” Alguns amigos até me disseram que os meus olhos brilhavam na hora em que eu respondia a pergunta...Eu não duvido que tenham brilhado mesmo. NY me encantou, conquistou o meu coração, me arrebatou, me levou para um outro mundo.
Foi a primeira vez que conheci uma cidade internacional praticamente sozinha. Digo praticamente porque eu saí com a minha prima e as amigas dela uma noite. E pra quem me perguntar se NY é uma cidade tranquila de conhecer sozinha, a minha resposta é: “Muito tranquila”. É claro, você deve tomar os devidos cuidados ao viajar sozinha, mas isso você pode ler nesse post aqui.
O fato da cidade ter sido planejada, facilita muito a vida de pessoas que, assim como eu, não se dão bem com mapas, gps e afins. O mapa é a coisa mais organizada que já vi na vida...Tudo quadradinho, separados em blocos. Todas as ruas são cortadas praticamente pelas principais avenidas. Não tem como você se perder...Se você quer ir para a rua 34 e está na rua 32 é só subir 2 quadras...Gente, coisa mais fácil que isso, não existe.
 
Assim é a cidade do Alto...

O quarteirão mais iluminado...
O que tem pra fazer?
Essa pergunta é até difícil de responder, porque em NY tem tudo. Se você quer comer em um bom restaurante...tem. Se você quer comer o melhor cheesecake...tem. Se você quer apreciar a vista do alto...tem. Se você quer ficar sentado em um parque lendo livros de graça...tem. Se você quer assistir a um musical famoso...tem. Se você quer comer um hot dog famoso...tem. Se você quer correr no parque...tem. Se você quer comprar coisas baratas...tem. Enfim, essa cidade é uma daquelas que mesmo você morando nela, não consegue ver e fazer tudo o que ela pode oferecer.
Tenho ótimas lembranças da cidade que nunca dorme e quero compartilhar todas elas com vocês. Dicas que li em blogs e que realmente fizeram toda a diferença na minha viagem, agora chegou a minha vez de contribuir para a blogoesfera.

2 comentários:

  1. Vc descreveu exatamente aquilo que eu senti quando coloquei os pes aqui pela primeira. Ateh hj soh conheci uma pessoa q odeia NY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viajante Sem Mala, essa pessoa que odeia NY não deve ser normal...rsrs

      Excluir