terça-feira, 1 de outubro de 2013

New York – O Dia Que Andei Mais de 30 Quadras e Nem Senti...

Eu já comentei com vocês que a cidade de NY tem o mapa mais fácil do mundo, né? Tudo quadradinho, chega até ser fofo quando você abre o mapa. E o mehor, para pessoas com o GPS interno com defeito (como eu) é uma cidade sem muitas pegadinhas e você não se perde facilmente.
No dia que cheguei à NY, deixei minhas malas na Casa da Cris (leia sobre a hospedagem aqui) e segui cheia de coragem para me aventurar sozinha pela cidade.
Mapa do Lonely Planet em mãos, celular e máquina digital carregados, mapa do metrô e lá fui eu. Eu já saí de casa meio tarde, por volta de 15h, mas o dia rendeu.
1° Parada – Times Square
Assim que você sai da estação do metrô na 42nd Street (e se for a sua primeira vez em NY) você automaticamente se sente como naquelas cenas de filme em que você fica parado e a câmera gira 360 graus dando o panorama da Times Square. Foi exatamente assim que me senti. Minha cabeça girava, meus olhos não sabiam exatamente para qual direção olhar e a minha cara? Bom, eu acho que devia ser a mais embasbacada do mundo. Juro que demorei uns 2 minutos para sair da posição que eu estava até eu sentir: Estou em NY.
Comecei a andar por ali, vi algumas pessoas tentando ganhar a vida fantasiados de Minions e Personagens Disney...Você dava um dinheiro e tirava uma foto com eles...Ahnnnn não, obrigada. Eu preferi guardar o meu $ para os personagens originais na Disney mesmo J
Fui andando, vendo os teatros, os táxis amarelos, as luzes (mesmo a tarde ficam acesas), as propagandas (o espaço publicitário mais caro do mundo) e quando percebi já estava lá no Bryant Park.

A cara de embasbacada da criança...rs

Linda Times...

Musicais, a gente vê por aqui...

Gente tentado ganhar a vida...
2° Parada – Bryant Park
Esse parque me encantou assim que eu coloquei os pés nele. Um clima relax e cult permeia o local. Pessoas com os seus notebooks e tablets plugados na tomada (isso aí, tem tomadas no parque) e conectados à internet utilizando a rede wifi do parque. Mais ainda, pessoas sentadas e lendo livros que estão disponibilizados gratuitamente em uma mini estante. Gente, não tinha como não se apaixonar.
Na verdade acho que esse climinha cult deve estar atrelado ao fato do parque estar literalmente colado à Biblioteca Pública da Cidade de NY...hahahaha.
Eu não resisti, me sentei nas mesinhas durante um tempo e observei as pessoas. Algumas espalhadas na grama pegando um sol (eles não tem praia, né gente? Rs) outras brincando com crianças, algumas lendo e outras só pensando na vida mesmo...assim como eu!
Ao caminhar pelo parque notei que tinha um Carrossel lindo, e nessa hora eu invejei as crianças...Bom, eu tenho 28 anos, estava sozinha e não queria “pagar o mico” sozinha, talvez se eu estivesse com mais alguém eu encararia o “mico”.
Informações:
Localizado entre a 40th e 42sd street entre a 5th e 6th av (atrás da Biblioteca Pública de NY)
Linhas de metrô próximas:  B,D,F ou M
Horários de funcionamento: De acordo com o site do parque, os horários variam de acordo com a época do ano, mas normalmente funciona de 07 da manhã até meia noite.
O parque também realiza eventos constantemente, é só acessar o site e verificar o que está acontecendo por lá no período da sua viagem.
 
Briant Park...Just Relaxing

Fundos da Biblioteca Pública

A foto tá meio embaçada, mas tá valendo...Carrosel de Emoções...hahahaha

Mais Bryant Park...
3° Parada – Grand Central Terminal
Considerada uma das maiores estações ferroviárias do mundo e com 100 anos de funcionamento, não poderia ficar de fora do meu roteiro. Inaugurada em 1903, a Grand Central Station possui 44 plataformas e uma média de 125 mil usuários passam por ela todos os dias.
Além da estação ser linda, passear por ela faz você lembrar da animação Madagascar, onde no primeiro filme da série, os animais que fugiam do zoológico ficam perdidos dentro dessa estação. Ri sozinha quando eu lembrei da cena.
Informações:
87 E 42nd St  New York, NY 10017, Estados Unidos
Linhas de metrô:  4, 5, 6, 7 ou S e desça no Grand Central Terminal
Horário de Funcionamento:  05:30 da manhã até 01:30 da manhã

100 anos de funcionamento da estação...

Lindíssima...
4° Parada – Rockfeller Center
Continuei a caminhada em direção ao Rockefeller Center, um complexo formado por 19 edifícios comerciais. Neste complexo estão localizados os prédios do Radio City Music Hall, os estúdios da NBC e o Top of The Rock, onde você pode desfrutar, do alto, a cidade de NY e ter uma das melhores vistas.
Dei uma caminhada pelo local e notei que tinha uma loja da Lego (com várias esculturas feitas de lego, é claro...) e a loja de decoração do MOMA    (Museu de Arte Moderna de NY) onde tinham coisas bem fofas e tocava MPB (Tô dizendo que o Brasil tá na moda...).
O Rockefeller Center é bem interessante, tanto no verão quanto no inverno. No verão os jardins ficam lindos e você pode apreciar as 200 bandeiras fincadas ali no vão central. Bandeiras essas representando os países que fazem parte das Nações Unidas. E no inverno...Ahhh, no inverno. Fica lindo (pelo menos foi o que vi no google imagens...rsrs) com a pista de patinação no gelo e a famosa árvore de natal. Talvez eu ainda volte à NY em pleno frio para ver essa cena.
Nesse dia eu não fui ao Top of The Rock, porque a fila estava bem grande, resolvi voltar outro dia, mas não pude deixar de dar uma passadinha na NBC Store. Uma loja que vende várias coisas relacionadas as sérias e shows de maior sucesso. Você quer uma caneca igualzinha do seriado Friends? Tem lá...Quer uma blusa do The Voice? Tem lá...Camisas das séries 30rd Rock? Também tem...Comprei alguns presentinhos nessa loja, não resisti.

Rockeffeler Center
Qual é a bandeira mais bonita? rsrs

No caminho a gente encontra algumas surpresas...
5° Parada – Strawberry Fields
Já estava anoitecendo quando eu fui parar no Central Park. O parque mais famoso da cidade e que é utilizado como cenário para a maioria dos filmes que se passam em NY. A minha emoção foi quase a mesma de ter pisado na Times Square pela primeira vez. O parque é lindo e como eu queria visitar um ponto específico naquele dia, fui andando por dentro do parque até chegar ao Strawberry Fields que fica localizado na 72nd street (West).

Uma imagem no chão, dentro do Central Park escrito Imagine. Eis aí uma singela homenagem ao John Lennon. O local tem o nome de Strawberry Fields pois este é o “nome de orfanato situado em Liverpool, na Inglaterra, patrocinado pelo Exército da Salvação Britânico e ficou mundialmente famoso graças à música Strawberry Fields Forever, composta por John Lennon e Paul McCartney, lançada no álbum  Magical Mistery Tour dos Beatles em 1967.”

Central Park

"Imagine all of people..."
E assim terminou o meu dia. Acho que esse é um bom roteiro para um primeiro dia na cidade. Se você puder começar mais cedo, do tipo 10 da manhã, vai poder aproveitar muito mais.
Naquele dia eu cheguei em casa morta, com os pés doendo, mas super feliz. Feliz por estar realizando um sonho de adolescente e conhecer NY.
E você? Já caminhou tanto em NY que nem sentiu? Conta pra gente...

11 comentários:

  1. Caminhei muuuuito hehehe mas NY é demais e vc nem sente! Mas tb andei mto de metro tb, é claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, pois é...Caminhar em NY traz uma sensação diferente...Também andei muito de metrô, mas quando você anda de metrô parece que vai deixar de descobrir um lugarzinho único, que só vai conseguir achar se estiver caminhando...

      Excluir
  2. Adorei seu post, Gaby! NY realmente é um espetáculo! Tenho ótimas lembranças de lá! =)

    Estou seguindo vc! Adiciona o meu na sua lista tb! ;) Bjocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, adorei o seu cantinho e adorei ter você por aqui também. Estou revivendo Paris (e conhecendo lugares que não fui) com os seus posts :-)

      Excluir
    2. Ôhn... muito obrigada pelo carinho, Gaby!!! Vamos trocando figurinhas, afinal, vc tb visitou lugares que não conheço e estou doida para conhecer! Seu blog é lindoooo tb! ;)

      Bjocas, lindona!!

      Excluir
  3. Eu lembro de X Men quando vejo aquela estação... Quando vou á Central do Brasil penso: poxa um dia eu vou lá na Grand Central Terminal... hauhauhauha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. X Men Raquel? Qual filme??? HUahuahuahauhau, É gata às vezes no meio daquelas filas enormes do trem, se a gente se imaginar na Grand Central Terminal, acho que até ajuda a melhorar o dia :-)

      Excluir
  4. Lindo este post! Me emocionei, de verdade. Estou indo pela primeira vez pra NY, e espero saber andar por lá, assim como você. Bom eu vou no inverno, mas se aqui no Brasil saio pra trabalhar, faça frio ou chuva, pq lá em NY não vou passear? O frio não me segurará! Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina. Que bom que gostou do post. Vai por mim, você vai achar muito fácil se locomover em NY. Isso aí, faça frio ou faça sol NY é incrível!

      Excluir
  5. A propósito, como vc conseguiu este mapa do Lonely Planet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu comprei o Lonely Planet NY e já vem com o mapa da cidade :-)

      Excluir