segunda-feira, 28 de abril de 2014

Parque Nacional da Serra do Cipó - Aproveitando o que a natureza nos oferece...

Em novembro de 2013 eu já estava pensando no feriadão de Abril que tivemos agora em 2014 (sim, planejo com antecedência...bastante antecedência..rsrs), e aí o lugar que estava com passagem aérea mais barata era Minas Gerais (R$ 76,00, cada trecho). Então, só juntei o útil ao agradável...Aproveitei a promoção de passagens e ia matar a saudade do meu mineiro preferido (Rafael...o conheci em Londres e agora era a oportunidade de matar a saudade...Afinal, as amizades que fazemos durante as viagens precisam ser cultivadas).

E lá fui eu para a terra do “paozin de queijo” do “trem bão” “do “Nuuuu” e do “Vi Jesus pela Greta”...rsrs.

Essa foi uma das poucas viagens que resolvi me deixar levar. Não programei nada, não fiz roteiro...Simplesmente sabia onde eu queria ir e deixei por conta dos meus anfitriões :) E não é que eles fizeram um belo de um roteiro pra mim? #AdoroPessoasQuePlanejam

E o meu primeiro dia em MG estava programado para conhecermos a Serra do Cipó. O Rafa, A Raquel (irmã dele) e Dona Lu (mãe dele) ainda não conheciam a Serra e eu estava mega animada.

Pra Chegar...

100km distante de BH, mais ou menos 1 hora e meia (sem trânsito) de carro e você chega. Sim, é longe, mas sim, vale a pena. Bota a playlist da Beyoncé pra tocar no mp3 e vai feliz :)

A Serra do Cipó está localizada nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro e faz divisa com Itabira.

A área total do Parque Nacional da Serra do Cipó é de aproximadamente 34.000 hectares com um perímetro de cerca de 154km. O acesso pode ser realizado pelas rodovias MG-10 e MG-424. A rodovia MG-10 está asfaltada até o km 100. A entrada para a sede do Parque Nacional da Serra do Cipó é feita no Km 94 da rodovia MG-10. Prepara-se para encarar 3km de estrada de terra e com belos buracos. Se o dia estiver chuvoso eu não aconselho ir ao Parque (nem os próprios funcionários do Parque aconselham), e até se o dia anterior tiver chovido muito também não aconselho...Vai estar um lamaçal só.

Se você não tiver carro e quiser se aventurar de ônibus, também dá.
As empresas Viação Saritur e Viação Serro fazem o trajeto BH x Serra do Cipó, mas aí a sua playlist vai ter que ser maior, pois o tempo médio de viagem é de 2h e 30min.

Veja abaixo os horários dos ônibus:

Viação Saritur

Sexta - 06:00 / 09:00 / 13:00 / 15:00 / 16:00 / 19:00 / 20:00
Sábado e Domingo: 06:00 / 08:00 / 10:00 / 13:00 / 15:00 e 16:00

O Parque
Depois de encarar a estradinha de terra, chegamos à entrada do Parque.
Como já chegamos tarde (por volta de 12:00) não dava pra fazer muuuita coisa, mas mesmo assim nos aventuramos.

Quando você chega, é orientado a comparecer no centro de informações turísticas e lá você precisa preencher uma ficha com os seus dados, placa do carro (caso tenha ido de carro) e assinar o termo de responsabilidade do parque.

Os funcionários entregam um mapinha do parque com todas as trilhas possíveis e te orientam o que você ainda consegue fazer mediante o horário que você chega no Parque. Como chegamos meio tarde, fomos indicados a fazer a trilha do Circuito das Lagoas que é uma trilha leve com 2km de extensão.

Ah! E o mais importante...A entrada é gratuita. Quer coisa melhor? :)

Centro de Informações da Serra do Cipó

Entrada do Parque

Mapas até em formato de árvore

Circuito das Lagoas

Depois dos trâmites no centro de informações, fomos para o Circuito das Lagoas.

O trajeto é muuuuuito tranquilo, totalmente plano, e com paisagens lindas. Não tem erro...É só seguir as placas.

Aconselho ir de roupa de banho por baixo, usar um tênis e levar um chinelo na bolsa. Afinal, não tem como resistir a lagoa para dar um tchibum e revigorar para continuar a caminhada.

Foi isso que nós fizemos...A água da lagoa é límpida, mas tem aquela coloração de coca-cola, sabe? Mas não precisa ficar desconfiado de entrar não... Como é uma lagoa, a água não é tãooo gelada como a de cachoeira!

Saímos da Lagoa, voltamos o trajeto, paramos num mirante para apreciarmos a paisagem e fomos em direção ao outro mirante...Mas...Eis que começamos a ver uma nuvem negra se formando. Chuvaaaa...Não tinha como continuar a caminhada se começasse a chover e nem é recomendado. Podem ocorrer trombas d’água nas cachoeiras, ou seja, é arriscado...

Enfim, voltamos ao ponto inicial para nos despedirmos da Serra...Já eram quase quatro horas da tarde estava batendo uma fominha, né.

No entorno do Parque
Resolvemos “almoçar” por ali pela Serra mesmo e fomos para o centrinho...10 minutos de carro.

Paramos no Petisqueira Cipó, um restaurante simples, mas a comida era boa e bem servida.

O atendimento não era uma Brastemp, mas era ok.

Eu e Rafa pedimos Picanha com fritas, farofa e molho a campanha (servia 2 pessoas) e pagamos R$40 cada, com bebida e 10%.
O restaurante também servia frango e peixe, para os não carnívoros.

Depois do almoço e depois de apreciar um belo arco-íris como sobremesa, resolvemos ir até a estátua do Juquinha.

Juquinha foi um andarilho famoso da Serra do Cipó, que todos os dias oferecia flores aos que por ali passavam. Depois de sua morte, foi construída uma estátua de cimento, com 3 metros de altura, homenageando-o e lembrando a todos que ali passavam para continuar preservando a Serra, assim como Juquinha fazia.

Ali da estátua você tem uma bela vista da Serra e pode apreciar um pouquinho mais esse espetáculo da natureza.

No caminho de ida (ou de volta) para o Juquinha você vai notar um recuo na estrada com vários carros parados. Ali, durante o pôr-do-so,l você tem uma bela imagem da Serra também. Aproveite a “falta de luz” para brincar com o jogo de sombras nas suas fotos. Garanto que vão ficar bem legais.

E assim, depois de um belo dia de contato com a natureza, voltamos para BH...Voltamos felizes, cansados e revigorados.

Fiquei com gostinho de quero mais e com certeza voltarei à Serra para fazer as outras trilhas (chegando beeeem mais cedo...rs).

Uma das paradas no Mirante para apreciar o pôr-do-sol

Juquinha e Eu!

Dicas:
- Leve uma bolsa térmica com água, frutas e sucos. É bom manter-se hidratado e alimentado. Dentro do parque não há quiosques de venda de produtos. Fique ligado.
- Vá de tênis, mas leve um chinelo na bolsa...Se você se molhar na cachoeira ou lagoa não vai precisar calçar o tênis com o pé todo molhado :)
- Fique atento às placas e orientações do Parque. Não queira dar uma de malandro e cortar caminho...Pode “dar ruim”...sabe como é né...Murphy tá aí sempre.
- Você pode alugar uma bicleta na entrada do parque (R$30,00 sem suspensão) e R$50,00 (com suspensão). O aluguel vale para o dia todo.
- Se você quiser conhecer todas as trilhas do Parque, acesse o site: http://www.icmbio.gov.br/parnaserradocipo/images/stories/guia_do_visitante/Cardapio_FINAL.pdf

E você? Já conhece a Serra do Cipó? Conta aí pra gente...