segunda-feira, 19 de maio de 2014

Inhotim – Arte a céu aberto...

Quando eu estava programando a minha viagem para Belo Horizonte, uma das coisas que eu falei pro Rafa (meu amigo que me hospedou na casa dele) era que eu queria conhecer Inhotim.
Eu já tinha ouvido falar por alto sobre o lugar e quando fui pesquisar mais a fundo, fiquei simplesmente encantada.

Utilizando um jeito diferente e menos sonolento (sim, obras abstratas me dão sono...rsrs) de apresentar obras de arte, o espaço cativa até mesmo aqueles que não tem o menor saco de ir à Museus...vai por mim!

O Instituto Cultural Inhotim foi fundado em 2002, mas só em 2006 foi aberto ao grande público.

Como Chegar...

Tá, Inhotim não é pertinho. Localizado na Cidade de Brumadinho e mais ou menos 1 hora e meia de distância de Belo Horizonte (de ônibus), Inhotim vale a visita, como Mineiro diz: “é logo ali sô”...

De carro:
“De Belo Horizonte via BR-381
Saindo do centro da cidade, seguir pela Av. Amazonas sentido Contagem, Betim e São Paulo. Após passar o posto da Polícia Rodoviária Federal, seguir aproximadamente 800 metros até a saída do km501 para Rodovia MG-040. Seguir placas Inhotim/Brumadinho por aproximadamente 25km.

De Belo Horizonte via BR-040
Seguir pela BR-040 sentido Rio de Janeiro. Após avistar a “Lagoa dos Ingleses” conservar a direita na rodovia e seguir as placas de Condomínios e Inhotim/Brumadinho.”

De Ônibus:
Como sempre, sua playlist tem que ser bem maior para fazer a viagem de ônibus...rsrs. E dá-lhe Beyonce...rsrs

Saída da Rodoviária de BH Plataforma F2
Terça a sexta-feira: Saída às 8h15 e retorno às 16h30
Sábado, domingo e feriado: Saída às 8h15 e retorno às 17h
Valor da passagem: BH-Inhotim: R$23,90 / Inhotim-BH: R$23,45 – A passagem pode ser comprada direto na rodoviária.

Minhas Impressões...
E eis que chego à Inhotim e me deparo com um vasto estacionamento. Lá mesmo você vê um balcão de informações e banheiros químicos masculinos e femininos, que pra minha surpresa estavam super limpos ;)

Aí você me pergunta: “Por que tem banheiros no estacionamento?” Porque meu caro leitor, simplesmente pra você chegar na bilheteria anda aí uns 10 minutinhos...rsrs. Aí se você chegar mega apertado já viu, né? Hahaha

Pelo trajeto estacionamento-bilheteria você já nota que o lugar não é pequeno e você gasta fácil umas 4, 5 horas no local...Então, tire um dia da sua programação só para conhecer Inhotim.

A compra do ingresso foi super tranquila, uma fila básica, mas nada absurdo.

 A compra pode ser feito no cartão de crédito/débito ou dinheiro. Ah! Se você for do estilo preguiçoso e não gosta de andar ou se possui alguma dificuldade de locomoção, pode ter a sua disposição um carrinho que tem pontos específicos de parada e percorre todo o local por mais R$20,00 além do valor do ingresso. E se você é tipo uma socialite ou o filho do Eike Batista, pode ter um carrinho a sua disposição (só pra você) para percorrer o parque...O valor? Aí você vai ter que enviar um e-mail (eventos@inhotim.org.br) pra lá e perguntar, porque esse preço eles não divulgam no site...

Depois de comprar os ingressos e receber o mapa do local, trace a sua rota...O difícil vai ser escolher por onde começar.

Nós começamos pelo lado esquerdo e demos literalmente a volta no Parque...
Os pontos que mais gostei:

Bem-Vindo!

Só porque é lindo demais ;)

- Galeria Adriana Varejão
Adriana Varejão é uma artista carioca, mas que tem suas obras expostas internacionalmente, principalmente em Londres. Uma artista voltada para a pintura e não pense que são em telas normais...Não...Adriana Varejão utiliza técnicas de pintura em azulejos, gesso sobre telas e por aí vai.


A galeria é linda e até meio futurista...As obras não são daquelas que você não entende nada...Pelo contrário, são expressivas e você consegue entender sozinho...rsrs. Mas se mesmo assim não conseguir, é só ler as plaquinhas...porque em todas as obras tem uma placa explicando sobre a obra.


Galeria Adriana Varejão

- A Origem da Obra de Arte (Marilá Darbot)
E qual foi a minha felicidade quando eu encontrei um campo todo verdinho com váááárias letras espalhadas pela grama? Na hora pensei: “Preciso escrever Gaby Pelo Mundo”...Cata letra daqui, cata letra dali e quando eu finalmente fiz a frase vem a Raquel (irmã do Rafa) e diz: “Deita aí Gaby...” Eu obedeci e olha no que deu? Rsrsrs

E aí depois que fui descobrir que a obra trata-se de 1.500 vasos de cerâmica em forma de letras, terra, 12 tipos de sementes, instrumentos de jardinagem e texto em vinil, dimensões variáveis.

“O que está em jogo aqui é o conceito de obra enquanto possibilidade de realização. A imagem do "canteiro de obras" é emprestada para criar um campo de possibilidades de experimentação para o acontecimento e a construção da obra de arte. Plantar palavras, semear ideias, é o que nos propõe o trabalho. No contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da possibilidade.” (Referência do Site do Inhotim)


Fazendo Arte...



- Galeria Cosmococa (Hélio Oiticica)
Tirar os sapatos é a primeira coisa que você faz ao entrar nessa galeria. Então já sabe...nada de colocar meia furada neste dia...hahaha. Salas com projeções e redes para você deitar e ficar escutando Rock & and Rool, uma sala cheia de espuma no chão que você pula feito cangura, uma outra com piscina que você pode colocar os pés...Eu gostei e achei uma sala interessante (pena que não pode tirar foto lá dentro)

- Galeria Cildo Meireles
Essa foi a primeira galeria que entrei. Salas com cacos de vidro no chão, outra toda vermelha, outra com um piso que parece a superfície lunar. Confesso que tive que ler as plaquinhas para realmente entender o que artista queria passar com aquela obra de arte :/ mas depois que você lê, tudo faz sentido...

- Galeria Lago
Uma das paisagens mais lindas de Inhotim você tem em frente a essa galeria. Além da galeria ser interessante (principalmente no final) quando se tem uma ilusão de ótica bem bacana.

Caleidoscópio

Parada técnica pra descansar ;) Um dos vários bancos enooormes feitos de troncos de árvore!

Parece uma ilha paradisíaca né?

Não é Tailândia, é Minas Gerais sô...#SemFiltro

A arte de Yayoi Kusama

Fazendo bobeira em 3,2,1...

Arte a céu aberto!

Pode voltar no tempo? Lugar lindo demais!

Arte, natureza, cultura...tudo junto e misturado :D


Dicas:
- Vá com sapatos confortáveis. Nada de saltos heim meninas...Acreditem eu vi algumas de salto por lá...

- Se quiser, vá com biquíni ou uma roupa de banho qualquer por baixo da sua roupa. Se o dia estiver com aquele sol de rachar, aproveite a obra de arte intitulada Piscina e refresque-se. A piscina é aberta ao público, mas nada de sair dando pulos e cambalhotas...Lembre-se: É uma obra de arte, então tenha respeito com a obra do artista.

- Existem restaurantes e lanchonetes espalhados em vários pontos de Inhotim, porém é aquilo, né? Lei da oferta e da demanda, ou seja, prepare-se para gastar um pouco além do normal. Mas, nada impede de você levar uns suquinhos, água e biscoitinhos na mochila pra dar uma tapeada na fome.

Então, eu espero que você possa conhecer e se encantar por Inhotim tanto quanto eu.

Instituto Inhotim
http://www.inhotim.org.br/
Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30 
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30


Terça-feira (exceto feriado): entrada gratuita
Quarta e quinta-feira: R$ 20,00
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 30,00
Fechado às segundas-feiras.

E você? Já foi lá? Quais são as suas impressões sobre esse lugar?
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário