terça-feira, 20 de maio de 2014

Do Oiapoque à Guiana...

E a Livia Mara volta ao Gaby Pelo Mundo pra contar um pouco mais sobre o Norte do Brasil...Dessa vez ela vai do Oiapoque à Guiana!
(Gaby Pelo Mundo)

---------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, conforme prometido, voltei aqui no blog da minha amiga Gaby pelo Mundo para continuar a minha trajetória no estado brasileiro do Amapá!

Após 6 dias na capital Macapá, segui viagem para o Oiapoque! Isso mesmo! Se você nunca imaginou viajar para lá, saiba que eu também não! rs. Mas meu marido estava trabalhando lá na época e eu fiquei desde o final do Natal até meados de janeiro lá! Foi uma experiência no mínimo interessante, diferente e que nunca vou esquecer!

Como vocês já devem ter escutado naquela expressão “do Oiapoque ao Chuí”, o Oiapoque é conhecido por ser o lugar onde “começa” o Brasil. Além disso, faz fronteira com a Guiana Francesa... Outro lugar que eu também nunca tinha imaginado planejar uma viagem até então, mas que valeu a pena conhecer!
Bom, vamos ás dicas?

OIAPOQUE

Como chegar: Minha viagem começou na rodoviária de Macapá. Lá na rodoviária existem duas viações que fazem o transporte até o Oiapoque: Santanense e Amazontur. A passagem custa em torno de 90,00. A viagem dura  de 10h a 12h, pois são quase 600km de distância da capital. É uma viagem emocionante já que a estrada só possui asfalto até a metade de sua extensão total e a estrada corta a floresta amazônica! As paradas que o ônibus faz são em locais com refeição, banheiro, etc, mas algumas apenas com luz de gerador. Na rodoviária de Macapá existem pessoas que fazem o transporte de caminhonete e cobram em torno de 150,00, fazendo em menos tempo que o ônibus. Fica a critério de cada um.

Onde ficar: Meu marido estava hospedado no Hotel Paris. Achei muito bem localizado. Próximo ao comércio, bem no centro e pertinho do rio Oiapoque e das principais atrações noturnas! rs. Hospedagem simples, mas com ar condicionado (muito importante devido aos mosquitos) e café da manhã. Existem outras opções, como o Hotel Floresta (que fica na beira do Rio), a pousada Beija-Flor, etc.

Pontos Turísticos:

Monumento que marca o início do Brasil: O monumento fica localizado bem na beira do Rio, no centro. É emocionante estar no lugar onde começa o Brasil e onde José Alves Pessoa iniciou sua caminhada até o Chuí. Haja disposição! rs. Um local muito legal para tirar fotos, principalmente com a bandeira do Brasil hasteada.

Centro da Cidade: Não tem muita coisa para se ver... apenas uma cidade diferente. :)

Chácara du Rona: Lugar super agradável para almoçar à beira do rio Oiapoque e mergulhar.

Museu Kuahí: Museu da cultura indígena, onde os funcionários são índios das aldeias próximas. O museu fica localizado bem no centro da cidade.

Clevelândia do Norte: Localizado a 20km da cidade, pertence ao exército e também tem uma placa “aqui começa o Brasil” na beira do rio. É preciso autorização para visitar o local.

Parque Nacional do Cabo Orange: Não visitei o parque, mas se trata de uma reserva ambiental e o acesso normalmente é feito de barco.

Onde Comer: É difícil guardar os nomes dos lugares, mas ao lado do Hotel Paris tem uma churrascaria que pertence a dois irmãos de Cascavél que resolveram ir morar lá! Além disso, tem o restaurante Tempero Nativo, Ouro Verde, etc.

À Noite:
Pizzaria Rodeio Grill: Ótima pizzaria localizada bem no centro, com música ao vivo em alguns dias! Na ocasião, além de várias idas à noite, passei a noite de reveillón lá e foi bem legal!

Pizzaria Casa Nova: Ambiente muito legal! Mesa de sinuca, música ao vivo e bem no centro da cidade também! https://pt-br.facebook.com/CasaNovaRestaurantePizzaria

Seresta do Galo: Mais afastado do centro da cidade, mas para quem gosta de um melody e forró, lá é o lugar certo!

Unydade 2: Boate ao lado da Rodeio Grill.

GUIANA FRANCESA

Ponto de Atenção: Os brasileiros precisam de visto para entrar na Guiana Francesa! Caso a ideia seja ir e voltar no mesmo dia, apenas ali em Saint-Georges de l’Oiapock, não existem grandes problemas. Porém, caso a ideia seja conhecer Caiena ou Cayenne em francês (capital da Guiana Francesa), é necessário visto. O visto pode ser solicitado no consulado da França (http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/VISTOS). Quem possui passaporte da União Europeia está dispensado do visto. Eu sou cidadã italiana e não precisei. Não arrisquem ir sem o visto, pois a PAF (Polícia de Fronteira) e a Gerdarmerie patrulham todas as entradas e estradas devido a muitos imigrantes ilegais.

Como chegar: Para ingressar na Guiana Francesa pelo Oiapoque é preciso pegar um barco para atravessar o rio. Quando estive lá, em dezembro de 2012, a ponte binacional (que liga o Oiapoque à Saint-Georges de l’Oyapock) já estava pronta, porém ainda não em funcionamento. Estando em funcionamento, o trajeto ficará bem mais fácil. O passeio de barco é interessante porque você passa bem debaixo da ponte!

Chegando a Saint-Georges de l’Oyapock já é possível ver um pouco de diferença do Brasil. A cidade é bem pequena, mas valem algumas fotos! Antes de ir para Caiena, almoçamos. Ele: Paca de caça assada (Uau!) e eu um macarrãozinho a carbonara (com ovo crú! Eca!).

Bom, para seguir para Caiena, não existem ônibus e sim vans. Se bem me lembro, pagamos algo em torno de 50 Euros cada um. A viagem leva em torno de 3 horas e é importante colocar o cinto de segurança!

Onde ficar: Ficamos hospedados no Best Western Hotel Amazonia bem no centro da capital. A diária custou aproximadamente 150 Euros com café da manhã. Isso mesmo... Tudo lá é pago em Euros!

O hotel é excelente e pertinho da praça principal, bancos, comércio, etc. Além disso, tem funcionários brasileiros que facilitam a comunicação já que o francês é difícil. O hotel tem também um belo e típico café da manhã francês, com croissants, chocolate, etc! Hummm!

Pontos Turísticos: Como passamos somente um final de semana na Guiana, não tivemos tempo de fazer muitos passeios. Seguem os principais pontos da cidade:

Praça Palmistes: É a praça central da cidade. Bem pertinho do hotel Best Western, tem um visual bem legal além de prédios históricos.

Kourou: Fomos à Kourou, no Centre national d'études spatiales (CNES). Infelizmente no dia em que fomos o museu estava fechado, mas tiramos boas fotos lá. Para chegar, pegamos uma Van (Navet que eles falam) e pagamos 40 Euros cada um!

Mercado Municipal e Praça do Galo: Localizados um ao lado do outro e bem no centro da cidade. Uma verdadeira feira com especiarias e artesanatos locais.

Ilha do Diabo: Localizada no arquipélago das Ilhas Salut. Também não tivemos tempo de ir até lá, onde funcionava uma colônia penal francesa que foi palco da fuga Papillon. Com certeza deve valer muito a pena conhecer. No hotel eles indicam agências de turismo receptivo para fechar um passeio de dia inteiro.

Onde Comer: Próximo ao hotel Best Western tem uma praça onde tem vários restaurantes. Comemos no Les Palmistes... um espetinho de carne com batata frita e arroz! O valor da refeição ficou em torno de 25 Euros!

À noite: Na mesma praça que citei anteriormente ficam várias barraquinhas de crepes e hambúrgueres! Além disso, os restaurantes e pubs da praça também parecem bem animados. Nós não chegamos a entrar.

Se você pensa em conhecer a Guiana, vá com tempo para conhecer as praias. Eu me arrependo de não ter tido mais tempo para isso. Pelas fotos que vi, são paisagens lindíssimas onde muitos navios de cruzeiro atracam inclusive.

Outra coisa que percebi, é que em Caiena não tem muitos ônibus. As pessoas andam mais de Navet mesmo ou de táxi!

Bom, é isso pessoal! Espero que gostem das fotos!

1. Olá Gabriela muito boa noite!
    Gostei de sua postagem sobre esta cidade de l'Oyapock, acabei de falar no radioamadorismo com um morador desta localidade e adorei conhecer um pouco sobre este pedacinho do mundo na Guiana Francesa... Abraços e parabéns pelo passeio e por nos proporcionar está viagem em sua companhia! Bons passeios e bom final de semana.

PX2M7480

1. Olá Mauricio, que bom que gostou do relato.
      Fico muito feliz em ouvir isso!
      Abraços
      Gaby

2. to planejando viarjar para guyana francesa daqui a pouco. se alguem mora la ppr favor me contatar pelo meu whatsapp: + 5521983175651

3. Olá Gabriela, sou um viajante de moto!
    O que eu quero mesmo é fazer um desabafo. Gente que paíszinho é este nosso brasil, fico arretado, os franceses pode entrar sem visto aqui e, nos só podemos entrar com visto, a mim der um coice, que merda de pais é este que todos podem tudo e nos não podemos nada!!!

4. Olá Gabriela, sou um viajante de moto!

5. Como foi sua viagem!? estou interessado em ir neste mês de janeiro

6. Gabriela, meu nome é Cleber Barbosa, sou jornalista e radialista em Macapá. Tenho um programa de rádio aos sábados pela manhã e gostaria de marcar para entrevistar você por telefone a respeito dessa experiência em nosso estado. Também sou editor de turismo do jornal Diário do Amapá e temos interesse em publicar seu diário de bordo. Fico no aguardo para acertar os detalhes.

Meu whatsapp (96) 99157-0022

7. Opa! Desculpe, na verdade foi sua amiga Lívia quem fez a viagem né? Mas tudo bem ela pode ser entrevistada junto com você que é a proprietária do Blog ok?

8. Achei interessante a materia,estou indo ao Iapoque e gostaria de visitar São Jose do Iapoque no lado frances.

9. Gostei muito da viagem da Lívia e do blog da Gabi pelo mundo,que nos dão uma bela visão do que é ir de Macapá ao Oiapoque e de depois atravessar pra Guiana Francesa, já viajei a trabalho algumas vezes pra França e Alemanha,creio que não vão me pedir visto

10. Muito assi queri cunti muito beleza da natuza

11. Ola Livia! muito boa sua postagem!