sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Intercâmbio – 5 Passos para você estudar fora do Brasil

Desde que comecei a escrever o blog algumas pessoas sempre me perguntam como foi a minha experiência no Intercâmbio em Londres então, resolvi fazer um post especial para aqueles que estão pensando em estudar no exterior e acredito que depois de ler este post e respondendo as perguntas que serão feitas ao longo do texto, você consiga dar o pontapé inicial para estudar fora do País.

Pergunta 1: O que você quer estudar?
Você quer terminar o colégio fora do País (High School)? Você quer fazer faculdade fora? Você quer aprender ou aperfeiçoar uma língua estrangeira? Você quer fazer uma pós graduação? Você quer aprender uma língua e trabalhar? São inúmeras possibilidades, porém cabe a você escolher o que melhor se aplica ao momento da sua vida e o que mais vai agregar futuramente pra você.

- Minha Experiência: Fui aperfeiçoar o meu inglês e falo para todo mundo que valeu a pena.

Pergunta 2: Onde você quer estudar?
A pergunta crucial de alguém que quer estudar fora do País: Onde? O mundo é gigante e as possibilidades são muitas então, a partir do momento que você conseguir responder essa pergunta, já está com meio caminho andado...

Posso te ajudar dando algumas dicas, vamos lá:

Estados Unidos – Sem dúvida é o “top of mind” dos intercambistas...NY, Boston, San Diego, San Francisco, porém com o dólar não tão em baixa já não é um dos destinos mais baratos.

Canadá – Ótimo custo-benefício para os brasileiros e tem a vantagem de ser um país que fala duas línguas (inglês e francês).

Europa – O Euro não está tão amigável para nós, reles brasileiros, mas o Velho Continente tem a vantagem de ter fácil acesso a diversos países.

Reino Unido – A moeda mais cara, os dias mais cinzentos, mas que possui a cidade mais versátil...Londres. Onde a pontualidade é britânica e os transportes públicos funcionam como ninguém.

América do Sul – Argentina, Chile e Colômbia são os preferidos dos brasileiros para aprender espanhol. Já me disseram que a Colômbia é um dos melhores países para aprender a língua, já que eles possuem um espanhol “mais limpo”.

África do Sul – Achou estranho? Pois saiba que é um bom lugar para aprender inglês e não é tão caro quanto os outros lugares, tendo em vista que não é tãoooo procurado por intercambistas.

Austrália – O sonho de consumo de quase todos os intercambistas, mas quando chega a hora de ver o valor da passagem, o sonho vira pesadelo e você acaba escolhendo outro lugar mesmo! Com um clima bem parecido com o Brasil a Austrália é ótimo para aprender ou aperfeiçoar o inglês.

- Minha Experiência: Eu escolhi Londres. Afinal, em 2012 a Libra não estava absurdamente cara e eu iria aproveitar para mochilar pela Europa depois que o curso terminasse.

Pergunta 3: Como escolher a escola?
Independente do motivo do seu intercâmbio você vai precisar entrar em contato com alguma instiuição de ensino que ofereça o curso que você quer. É nessa hora que você vai entrar em contato com as agências de intercâmbio e existem vááárias delas no mercado. Segue uma listinha com as principais do mercado:

IE Intercâmbio – Localizada praticamente em todo o Brasil, a IE oferece um atendimento rápido e personalizado. Você tem a liberdade de solicitar orçamentos via e-mail e/ou tirar alguma dúvida que ficou no ar. As respostas são prontamente enviadas e você não fica na mão!

STB – Além de agência de intercâmbio a STB possui um diferencial, ela também é a responsável por confeccionar as carteiras internacionais de estudantes (o que é uma bela mão na roda lá fora, já que ela te dá vários descontos e ainda funciona como identificação civil). Eles trabalham também o Travel Money multi moeda e com vendas de passagens de trem para a Europa.

CI  Intercâmbio – Também com lojas físicas espalhadas pelo Brasil, a CI também oferece atendimento personalizado e rápido. Tem o diferencial de trabalhar com cursos bem especializados, caso você precise.

Minha Experiência: Eu fui pela IE Intercâmbio e fui super bem atendida. Mesmo quando o curso escolhido por mim não formou turma, a consultora da agência me respondeu prontamente e encontrou a melhor solução para mim!

Pergunta 4: Residência Estudantil ou Casa de Família? O que é melhor?
A dúvida cruel: Conhecer o estilo de vida de uma família típica do país ou ter liberdade? Tudo vai depender do seu propósito. Enquanto eu estava em Londres ouvi relatos de colegas de turma que estavam passando perrengues com as famílias (do tipo controlar a quantidade de banhos que tomava) e outros que disseram que a família era um amor. Então, vai do seu bolso (casa de família é mais barato) e do seu objetivo.

Minha Experiência: Eu escolhi ficar em residência estudantil. Era só eu, minha cama, meu notebook e meu banheiro. Ninguém controlova a hora que eu entrava ou saía ou o quanto de banho eu tomava por dia...hahahha. Eu preferi a liberdade J

Pergunta 5: É muito caro?
Depende do que você considera caro e depende como você encara o fato de fazer um intercâmbio. Sua mãe está mandando você ir ou você realmente quer agregar alguma coisa à sua vida? Se for a segunda opção, encare como um investimento.

A maioria das agências oferecem opções de pagamento facilitado e até parcelamento, às vezes  em 12 vezes sem juros.

Minha Experiência: Eu paguei em torno de R$4.500 para um curso de inglês de 2 semanas com acomodação em residência estudantil . Além disso foi pago um seguro viagem ($149 por 30 dias) + a taxa de consultoria da agência ($195).

Então é isso...Espero que eu tenha ajudado pelo menos um pouquinho e que agora você já possa dar o pontapé inicial para sair do sofá e conquistar novos desafios. Pé na estrada e coragem na mochila...Vai dar certo J

Se quiser saber como foi a minha experiência estudando inglês em Londres, clique aqui!

Dia de Pub ;)
PUB do lado da escola...isso que dá

Saudade da bagunça e da pizza por 2 pounds ;)
Dia de Night com as meninas da escola :) A "pré" foi no meu quarto regado de muita risada!


Hora de dar tchau...Todo mundo com seus certificados na mão :)

2 comentários:

  1. Oi! O web site é incrivelmente rápida. É o tipo de sente que you'are fazendo algum truque distintivo. aula ingles florianopolis Nossa escola oferece diversos tipos de cursos, regulares e intensivos, para adultos e adolescentes. Preparatório IELTS e Cambridge, aulas particulares, conversação, método eficiente.

    ResponderExcluir