terça-feira, 31 de março de 2015

Foz do Iguaçu – Conhecendo a Usina Hidrelétrica de Itaipu

Talvez você leia esse título e passe batido pensando: “Aff... ninguém merece perder meu tempo em Foz do Iguaçu visitando uma usina hidrelétrica...” Mas e se eu te disser que se você não for vai perder um passeio incrível e uma oportunidade de conhecer de perto como funciona uma das maiores Usinas Hidrelétricas do Mundo.

Itaipu tem uma característica curiosa: Ela é Binacional, ou seja, ela não pertence somente ao governo brasileiro e sim aos dois governos: Brasileiro e Paraguaio. Tanto que é que existem funcionários brasileiros e paraguaios trabalhando no local.

Sendo Diva...hahaha
Como chegar:

De ônibus: As linhas de ônibus “Itaipu Dam", Conjunto C Norte” ou “Conjunto C Sul”, partem do terminal central de Foz do Iguaçu e deixam em frente à Usina. A viagem dura aproximadamente 30 minutos.

De carro: Seguir até a Av. Tancredo Neves, 6702. O Centro de Recepção de Visitantes fica no final da avenida, à direita, alguns metros antes da barreira de controle da usina. O trajeto dura em torno de 15 a 20 minutos do centro de Foz.

O local possui estacionamento e a diária custa R$ 12,00 para carros e motos (Moradores da região trinacional, municípios lindeiros ao lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu têm 50% de desconto).

Transfer – Há a possibilidade também de contratar uma agência para levar e buscar para a Usina. Os horários são combinados diretamente com a agência. A agência que indico para este serviço é a Loumar Turismo. #DicaDaGaby

O Passeio:

A Usina de Itaipu oferece dois passeios principais. A Visita Panorâmica e o Circuito Especial, a diferença entre elas (além do preço do ingresso) é que na panorâmica você tem uma visão externa do funcionamento da usina e no especial você tem acessos a áreas internas. Pra quem tem interesse em saber como uma usina funciona por dentro (acho que os engenheiros iam gostar disso) vale a pena pagar um pouquinho mais caro. Se você se interessou pelo circuito especial, segue o link com mais informações: https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/circuito-especial

Eu, como não sou engenheira nem nada, fui de panorâmica mesmo. A visita teve duração de 2 horas e é bilíngue (os gringos agradecem).

O ingresso custou R$27,00 (estudante paga meia) e os horários de saída são o seguinte: 8h, 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 12h, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h e 16h30. Note que entre 11h e 13h as saídas são de uma em uma hora ;)

A visita inicia no Centro de Recepção de Visitantes com a exibição de um filme sobre Itaipu. É nessa hora que você aprende o significado da palavra ITAIPU (que eu não vou contar senão perde a graça).

Depois você embarca no ônibus para conhecer de perto a usina hidrelétrica. 

Dica: Se o tempo estiver meio chove não molha, é melhor você levar uma capa de chuva e/ou guarda-chuvas, porque ele é aberto na lateral e não tem janelas...Então, choveu vai molhar, com certeza. Eles até vendem as capas de chuva por lá, mas sabem como é né? Meio que você precisa vender um rim pra comprar uma.

Se ligou que o ônibus não tem janelas né?

Pau de Selfie, SQN
O roteiro passa pelo mirante do vertedouro (no popular as comportas - engenheiros não me matem - o local de onde sai a água). Mas não espere que você vai ver aquele mundo de água saindo por ali, porque ele tem épocas para abrir. De acordo com a guia do tour, o vertedouro é aberto somente quando o rio está muito cheio e precisa liberar a água acumulada.


O passeio inclui também uma parada no mirante central, de onde se tem uma ampla visão da barragem de aproximadamente 8km de extensão e 170 metros de altura (cara, é muito alto). Nesse local é feita uma breve explicação sobre o funcionamento da usina.




Homem de Lata
A visita continua no ônibus, passando pelos condutos forçados. Dependendo da operação da usina, o ônibus também pode passar por cima da barragem, de onde se tem uma vista de tirar o fôlego: o Rio Paraná com Foz do Iguaçu ao fundo e, na direção oposta, o reservatório de 1.350 km² que abastece Itaipu.

Vista do ônibus
A última parada é no Porto Kattamaram, um local agradável, com vista para o lago de Itaipu, que conta com um restaurante, deck e pie (que você também precisa vender um rim...hahhaa). O tempo de parada no Porto Kattamaram é livre, ou seja, você pode ficar ali e fazer um passeio de barco pelo lago de Itaipu.
Dica: Se o dia estiver bonito, tente fazer a visita mais para o final da tarde para apreciar o pôr-do-sol no lago de Itaipu. Depois que fizer o passeio, você pode pegar o ônibus de volta para o centro de visitantes. Só fique ligado caso você tenha combinado com a agência de te buscar na Usina, pois eles possuem um horário de retorno. Caso você queira fazer esse passeio no lago, combine um novo horário com a agência para não ficar literalmente na pista ;)



Eu me encantei com a Usina, da imensidão daquele lugar e como é tudo tão organizado e estruturado.

Além desse passeio, Itaipu oferece outras atividades turísticas que eu fiquei com vontade de conhecer também, como: O Refúgio Biológico, uma unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina utilizando trilhas para envolver os turistas no meio ambiente.

O PóloAstronômico que contém exposições de réplicas em miniaturas de e sondas e naves espaciais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar. E ainda, contempla um céu virtual que simula a visão de um observador em qualquer latitude do planeta no passado, presente ou futuro.

Você também pode observar o céu real - tanto diurno quanto noturno, pois o observatório possui três telescópios, incluindo um Schmidt-Cassegrain de 11” (280 mm) #OsAstrônomosPira. Sua cúpula mede seis metros de diâmetro e possibilita observar a Lua, os planetas, aglomerados estelares e algumas galáxias.


E aí? Ainda vai torcer o nariz se alguém quiser te levar para conhecer Itaipu? Pense fora da caixinha e pense que Foz do Iguaçu é muito além da fronteira do Paraguai e das Cataratas ;)

Leia mais sobre Foz do Iguaçu aqui
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário