terça-feira, 7 de abril de 2015

Foz do Iguaçu – O País Laico Resumido em uma Cidade

Tá, talvez você não saiba o que é laico, então vamos lá: Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião ou não é influenciado por ela.

Então, Foz do Iguaçu é o exemplo perfeito da aplicação dessa palavra. Imagina que na mesma cidade você pode visitar Templos Budistas, Mesquitas Muçulmanas, Igrejas Católicas e Igrejas Evangélicas? Pois é, lá você consegue.

Eu não estou aqui querendo discutir religião, longe de mim. Até porque eu tenho a minha e sei no que eu acredito, mas entender e respeitar a religião do outro é fundamental para convivermos bem como sociedade.

Durante a minha estadia em Foz eu fiz um city tour (já falei aqui no blog sobre as vantagens e desvantagensde um city tour) que tinha como roteiro: Marco das Três Fronteiras, visita à uma mesquita muçulmana e visita a um templo budista e eu conto pra vocês como foi essa experiência.

Mesquita Muçulmana

Vamos combinar que nós vivemos em uma sociedade onde os “rótulos” e estereótipos “nos” definem. Nós sempre ouvimos: O Crente, A Gorda, O Macumbeiro, etc e etc e na maioria das vezes todos esses rótulos são utilizados de forma pejorativa.

Mas quando você começa a entender um pouquinho mais o outro, você passa a utilizar menos rótulos e se permite viver mais experiências que vão agregar alguma coisa na sua vida.

O fato de eu entrar em uma Mesquita Muçulmana me fez entender que aquelas pessoas possuem uma religião “simples”... O exterior da mesquita é bem bonito e não condiz com o interior, pois você acha que lá dentro vai ser pura ostentação - ”muito ouro, insha’Allah” - e se surpreende quando entra.

Vista externa da Mesquita

Vista interna da Mesquita

Como se comportar na mesquita: Mulheres não podem entrar na mesquita mostrando as pernas ou  com a cabeça descoberta. Gente, não é porque você não acredita que aquele ato vá “salvar” alguém que você vai desrespeitar. Pense: você gostaria que desrespeitassem a sua crença? (Isso não vale para os ateus, ok?). Eu como já tinha lido sobre, fui de calça e só precisei cobrir a cabeça com um pano que os responsáveis pelo templo oferecem. A empresa que eu fiz o city tour– Loumar Turismo – possui saias de elástico para as desavisadas que vão de shortinho da Anitta...hahaha

Os homens estão tranqüilos (como sempre...hahhaha) e nada precisam fazer.


É um lençol, mas tá valendo...

#Misteriosa

Serviço:
Endereço: Rua Meca, 599 - Jardim Central.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 / Sábado, das 9h às 11h30
Outras informações: Telefone/fax (45) 3573-1126 / (45) 3025-1123


Templo Budista

Pra quem já visitou à Ásia (não é o meu caso, AINDA) talvez identifique vários elementos no templo.

O local tem uma área externa bem ampla, verde e muito bonita. Rende ótimas fotos para os fotógrafos de plantão e os amadores como eu :D

Entrada do templo budista






Tudo o que está exposto ali e como está exposto tem um significado. Por exemplo, tem uma parte do pátio onde estão dispostas 108 estátuas iguais e de acordo com a doutrina deles, cada uma representa um Buda encarnado e diferente do que eu pensava Buda não é apenas uma pessoa. Buda pode ser qualquer pessoa que seja elevada espiritualmente. Os budistas, podem complementar o post com informações adicionais? Porque não quero falar besteira aqui ;)

O Pátio com as estátuas
As estátuas
Ao contrário da mesquita muçulmana, o templo budista pode ser visitado sem precisar de cuidados especiais. Só lembre-se que shortinhos da Anitta serão vistos com olhares de reprovação #FicaADica

Serviço:

Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Foz do Iguaçu/PR
Terça à Domingo, das 9h30 às 17h.

E aí? Você já foi nesses lugares também em Foz? Conta pra gente como foi a experiência.


Leia mais sobre Foz do Iguaçu aqui
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário