domingo, 4 de novembro de 2012

Londres - Voltando à vida de estudante...

Deixa eu rebobinar (reboninar...palavra antiga...rs) um pouco a fita (mais antiga ainda..rs). Eu e Paula compramos um pacote de 2 semanas de curso de inglês em Londres e tínhamos que fazer jus ao nosso rico dinheirinho (no nosso caso, pobre...porque recebemos em Real..rs).
Então, era o nosso primeiro dia na escola e tínhamos que chegar às 08:30. Nós ainda não sabíamos como as coisas iriam funcionar, só sabíamos que tínhamos que estar cedo na escola.
Saímos de casa às 07:00 porque ainda queríamos passar no Tesco pra ver se alguém do turno da manhã no mercado tinha achado o cartão da Paula, mas nenhuma notícia...Ninguém achou nada!

Transporte em Londres
Então, fomos para escola de ônibus. E eis que temos a nossa primeira impressão sobre o transporte rodoviário em Londres e só tenho uma palavra para descrever: ORGANIZAÇÃO. Na nossa residência tinham as instruções de como chegar à escola de ônibus. Seguimos as intruções, achamos o ponto de ônibus e surpresa: No ponto de ônibus você pode ver em quantos minutos o seu ônibus vai chegar naquele ponto. O ônibus chegou no horário previsto (pontualidade londrina), entramos no ônibus e mais uma surpresa: Durante o trajeto tem letreiros luminosos no ônibus que informam a próxima estação e mesmo se vc não tiver prestando muita atenção no letreiro, tem uma voz que fala as estações. Muito perfeito, porque se você não conhece o caminho não precisa pedir para o motorista ou trocador te avisar quando tiver perto do ponto que você quer descer. Ah! E trocador não existe...É tudo 2 em 1 (motorista e trocador), até porque a maioria das pessoas usa o Oyster e não usa dinheiro na hora de entrar nos meios de transporte.
De volta à vida de Estudante...
A escola que estudamos se chamava Kaplan e ela é bem conhecida não só em Londres, como em outras partes do mundo. A escola era localizada bem no centro de Londres num bairro chamado Covent Garden, próximo a Trafalgar Square e a Piccadily Circus. Localização mais que perfeita.

Chegamos na escola no tempo previsto e fomos procurar a recepção para nos informarmos. E fomos orientadas a ir para uma sala e esperar. Esperamos e ficamos observando as pessoas chegando. Tinha gente de todo o mundo: Japão, Arábia Saudita, Itália, Colombia, Espanha, Suíça, França e claro Brazilllll e todos estavam ali somente com um propósito: Aprender ou melhorar o inglês.

Esperamos um tempo e chegou uma das funcionárias da escola. Ela fez um quebra-gelo pedindo para cada um se apresentar dizendo o nome e de onde era, explicou algumas regras da escola, falou sobre os horários, sobre o material didático e disse que iríamos fazer uma prova escrita naquele dia. Bom, eu já sabia que teria que fazer uma prova para saber em qual turma eu ficaria (básico, intermediário ou avançado). A prova foi tranquila, nada de mais...Algumas regras gramaticais eu já tinha esquecido, mas tá valendo. Pensei: "No básico eu não vou ficar...não fui tão mal assim". Depois da prova escrita fomos divididos em pequenos grupos de 4 a 6 pessoas e ela pediu para conversarmos entre a gente e falarmos sobre o que quiséssemos. Falei mais do que o homem da cobra (como diz meu pai..rs) e algumas vezes aparecia alguém para avaliar você, sua pronúncia e desenvoltura.
Tivemos um break de quase 2 horas para o almoço e saí com a Paula para procurar um lugar legal (lê-se barato) para comer. Rodamos, rodamos e paramos num lugar que vendia hamburguer quase em frente a escola. O nome do lugar é Byron e vou te falar: O melhor hamburguer e batata frita que comi em Londres. Chegamos no restaurante e encontramos com algumas pessoas da escola e nos juntamos a eles. E foi aí que fizemos uma das nossas melhores amizades em Londres. Rafael, brasileiro e mineiro de BH. Comédia total (se tiver lendo isso Rafa...Saudades!!).
Na parte da tarde voltamos para a escola, recebemos o nosso horário para a semana e o nível que ficamos. Eu fiquei no nivel intermediário (como sempre) e iria estudar na parte da tarde assim como a maioria do pessoal. Pelo menos ficou todo mundo junto!

Oxford Street

Fomos liberados por volta de 15:00 e tinha uma integração com o pessoal da escola num Pub ali perto da escola. Eu fui com a Paula pra ver qual é, mas não foi muito bom não...A maioria do pessoal dispersou e tinha pouca gente. Ficamos uns 15 minutos ali e fomos para Oxford Street.

A Oxford Street é a rua das compras. Se você quer comprar e gastar alguns pounds vá pra lá. Tem todas as lojas possíveis e imagináveis. Lojas caras, baratas, tudo...E é nela que tem a loja de departamento mais baratex de Londres: Primark. Meninas, um conselho...Se forem para Londres, vão de mala meio vazia...Não conheço uma mulher que entre nessa loja e não compre nada...Nem eu que sou meio mão de vaca não resisti e comprei! Casacos, meias calças de todas as cores, bijus, roupas, acessórios...Tudo por um preço bem legal. Só pra vcs terem uma ideia, comprei um kit com 6 pares de meias fofas por 2 pounds (equivalente a 6 reais).
Um parênteses: Um dia eu assisti o programa do Bruno de Lucca (Vai pra Onde? No Multishow) e ele sempre utilizava uma frase quando viajava: "Quem converte não se diverte". Então, não adianta você ficar convertendo tudo para o real, o ideal é aproveitar, mas sempre pensando no saldo da conta bancária ou no saldo do VTM.

Eu aproveitei que estava na rua das compras e comprei uma máquina digital nova. Porque a minha já tinha dado como morta...rs. Comprei uma máquina da Nikon + cartão de memória de 4G + case para máquina por 100 pounds e ainda ganhei o Tax Refund (mais tarde eu explico melhor sobre isso).

Voltamos para casa mortas com farofas, tomamos um banho e fomos, ainda com um resquício de esperança, no Tesco para saber se alguém do turno da noite tinha notícias sobre o cartão da Paula. E eis que tivemos uma surpresa: Acharam o cartão e estava lá guardadinho. Ninguém tinha usado nem nada. A Paula só faltou beijar os pés do carinha que entregou o cartão pra ela. Depois que saímos de lá fomos procurar um Pub para comemorar e comer alguma coisa, mas já era 22:00 e os Pubs já tinham parado de servir refeição. Só bebida, mas beber de barriga vazia dá ruim né? Apelamos para um KFC genérico que tinha do lado do pub (pagamos 3 pounds pelo combo sanduíche + batata + coca). Voltamos para o pub, mas não ficamos muito tempo, pegamos nosso lanchinho e fomos para casa. Comemos no quarto mesmo e vimos o que íamos fazer no dia seguinte...E lá se foi mais um dia na Terra da Rainha.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário