domingo, 4 de novembro de 2012

Enfim...Londres

Já estou no Brasil, no aconchego do meu lar e atualizando o Blog. Sei que prometi escrever todos os dias, mas houveram alguns acontecimentos. Como diria Jack, vamos por partes...rs

Voando de Air France

E o tão esperado dia chegou. Dia 29 de setembro de 2012 vai ficar guardado na memória. Era uma data tão longe e num piscar de olhos era verdade. Eu e Paula estávamos indo para Londres.
A jornada estava apenas começando...
Como era um voo internacional, precisávamos chegar com 2 horas de antecedência. Saímos de casa 13:00 (só pra garantir...rs) e pegamos um táxi. Meus pais nos acompanharam até o aeroporto, fizemos o check-in, despachamos as malas (estava tudo dentro do tamanho e peso permitidos: 32kg). O nosso horário de embarque chegou, nos despedimos dos meus pais, passamos pelo raio x (nada apitou) e eis que chegamos no free shop. Eu achei o free shop dessa vez bem fraquinho e o preço do dólar não estava ajudando muito. A Paula diz que eu sou mão de vaca, mas não é isso...Eu simplesmente fico com medo de gastar todo o dinheiro e ficar sem nada no meio da viagem.

Bom, embarcamos sem problemas e o voo decolou no horário. O avião da Air France era um boeing 747 distribuidos em 3 fileiras de 3 poltronas (pelo menos na classe econômica é assim...Quem sabe um dia eu falo pra vocês como é voar de primeira classe? rs). Conheci uma menina em Londres que disse que passou fome no voo dela pela Tam. Pela Air France não tive do que reclamar. Serviço de bordo muito bom e bem servido. Com mais ou menos 1 hora de voo os comissários serviram 1 snack e bebidas a vontade (refrigerantes, cervejas, vinhos, água, café...etc). O entretenimento a bordo também era muito bom. Tinha séries de tv, filmes atuais (dublados e em inglês), desenhos, clipes, álbuns de diversos artistas...enfim...Com 10 horas de voo você até consegue dormir (daquele jeito meio de ladinho...rs), mas se você for um desses que não consegue, nem por um decreto, tirar aquele cochilo, esse serviço de entretenimento foi feito pra você.
Umas 2 horas depois foi servido o jantar. Tinhamos duas escolhas: Carne com molho de ameixa, arroz e legumes ou penne com molho de queijo. Fui de Penne porque achei menos arriscado..rs. Além do Penne vinha também um pãozinho temperado, salada de camarões com manga e pepino (nao provei...medooo...rs) e um pudim de leite de sobremesa.
Jantarzinho "honesto"...rs
Faltando um pouco mais de 2 horas para pousarmos em Paris (nossa conexão), foi servido o café da manhã: Pão, queijo, peito de peru, alface, tomate (é isso mesmo...tomate...rs), manteiga, geléia, chocolate quente, suco de laranja e danoninho. Chegamos em Paris as 08:00, passamos bem rapidinho pelo free shop (Paula me fez comprar uma base e um pó compacto...nunca tinha comprado um pra mim). Ainda bem que o nosso portão de embarque era relativamente perto da área de embarque. Já pensou eu perdida em Paris? Só Jesus na causa...rs.

Chegamos em Londres por volta de 10:00am (6am no Brasil) e fomos pegar as nossas malas. Cara, eu sempre fico com medo nessa hora...Fico pensando varias coisas do tipo: Se a minha mala nao aparecer o que eu faço? Será que alguém abriu a minha mala? Mas graças a Deus nossas malas chegaram, com alguns arranhões a mais, mas chegaram!!!!!

Pegamos as malas e fomos para a temida imigração. Dizem que a imigração de Londres é a pior da Europa, mas não sei se naquele dia a mulher da imigração estava de bem com a vida ou se ela foi com a nossa cara. Só sei que ela fez 3 perguntas pra mim e pra Paula: O que vieram fazer aqui? Onde vocês vão estudar? Quanto tempo váo ficar? Depois de ter respondido praticamente ao mesmo tempo as perguntas dela, pegamos nossas malas e passaportes devidamente carimbados.

Saímos de lá e encontramos uma maquininha que vendia chip de celular. Nós ja tinhamos ouvido falar dessas maquininhas e resolvemos arriscar. Funciona assim: você observa quais as operadoras que tem e quais as vantagens que oferecem. Insere o seu cartão ou dinheiro, digita o código correspondente ao chip que você quer e voulá...O chip cai como se fosse um refrigerante de máquina..rs. É muito prático. Escolhemos comprar o chip da operadora 3 (é o nome da operadora mesmo...três...rs), mas nos arrependemos depois. A 3 era como se fosse a nossa Tim aqui no Brasil...perdia sinal toda hora. Era melhor ter comprado da vodafone (como se fosse a vivo...pega em tudo quanto é buraco).

Mas ainda faltava comprar o Oyster (cartão que é utilizado em todos os meios de transporte em Londres). Rodamos o aeroporto, que por sinal é enorme, subimos, descemos, encontramos uma brasileira, pedimos mais informação, até que por fim fomos informadas que era vendido na estação de metrô mesmo.

Um parênteses: De dentro do aeroporto você pode pegar o metrô. Eu achei o máximo. Muito funcional.
Conseguimos comprar o Oyster e o atendente nos sugeriu comprar o sistema pay as you go (pague quando for), ou seja, você só paga quando usar o cartão. Carregamos 15 pounds (libras) e fomos felizes.

Depois de comprarmos o Oyster queríamos comprar logo o London Pass. O London Pass é um cartão que você compra e te dá direito a entrar em diversas atrações em Londres. Ele é vendido para 1, 3 ou 6 dias. Compramos o de 6 dias + um travel card de transporte que dava direito a andar de ônibus, trem e metrô ilimitado em todas as zonas de Londres. Pedimos para o cartão ser ativado somente na quarta-feira, enquanto isso usaríamos o nosso Oyster. Só pra complementar, Londres é dividida em zonas de 1 a 6...Quanto mais longe da zona 1, mais longe do centro de Londres você está e mais cara é a passagem.

Nossa Humilde Residência

O metrô de Londres é muito funcional e bem organizado. No início você pode ficar meio confuso, mas depois se acostuma. A única coisa diferente do Brasil é que você precisa passar o Oyster quando entra e quando sai do metrô. É assim que é calculada o valor da passagem. Por exemplo: nós pegamos o metrô na zona 6 (aeroporto) e descemos na zona 2 (mais perto do centro) e foi descontado um valor do nosso Oyster. O trajeto do aeroporto para a nossa residência levava em torno de 1 hora de metrô. Como não queríamos gastar dinheiro a toa com táxi fomos de metrô mesmo...E eis que começa a nossa jornada. Imagine agora duas meninas cada uma com 1 mala grande e uma mochila...Imaginou?? Pois é...éramos nós!!!

Eu sei que a estação que a gente desceu não tinha escada rolante nem rampa...Então subimos escadas e mais escadas com mala pesada. E fomos para a rua. Pegamos o nosso mapinha e fomos andando até a nossa residência. Andamos, andamos e nada de chegar...Enquanto andávamos eis que a alça da minha mala arrebentou no meio da rua e eu só podia empurrar meio abaixada e com as mãos...Andamos mais um pouco e enfim chegamos à Sebastian Street. Nossa, nunca fiquei tão feliz de chegar num lugar..rs.

Assim que chegamos, fizemos o check-in, mas tivemos que esperar um pouco para subir para os quartos. Eu e Paula ficamos em quartos separados. Eu no segundo andar e ela no terceiro andar.

O quarto era pequeno. Tinha uma cama de solteiro, escrivaninha, banheiro e "thats all folks"...rs. Mas para 2 semanas tava bom demais. Só precisava mesmo de uma cama para dormir. O quarto também tinha conexão com a internet, mas a internet mesmo só funcionou na quarta-feira...rs. Fazer o que né?
Madame Tussauds - Museu de Cera
Nós mal chegamos na residência e já fomos para rua. Tínhamos apenas 2 semanas e tínhamos que aproveitar Londres ao máximo. Deixamos as malas e fomos direto para o Madame Tussauds (O museu de cera mais famoso do mundo). Todas as personalidades importantes estão lá e quando digo todas são todas mesmo...De Obama a Robert Patinson...rs.
Nós compramos o ingresso pela internet e economizamos um bom dinheiro. Pra você ter uma ideia. Se comprássemos as atrações separadas: Madame Tussauds + London Eye + London Dungeon + Aquário de Londres saíria 84 libras, compramos as atrações juntas e pela internet pagamos 55 libras. Ótimo. Como compramos pelo site do Madame Tussauds, tínhamos que ir lá primeiro para validar o ingresso e depois a gente tinha até 30 dias para ir nas demais atrações.
Chegamos no Museu e ficamos encantadas...Tiramos muitas fotos toscas. O mais legal é que você pode tocar nas estátuas e tirar fotos engraçadas com elas. Algumas estátuas como: a família real, Michael Jackson e Obama tem um fotógrafo oficial...Ele(a) tira a sua foto e depois você pode comprar a foto na saída...E vou te falar...não é barato. Normalmente 10 ponds por 1 foto...Ficamos só com as nossas fotos mesmo...Valeu!!!
Saímos do Madame Tussauds e estávamos morrendo de fome. Até porque a última "refeição" que fizemos foi o café da manhã servido no avião. Catamos um lugar pra comer e achamos um Pub em frente a estátua do Sherlock Holmes (Baker Street). O nome do pub é: Pub Metropolitan. Os pubs em Londres são bem peculiares, tanto para pedir bebida ou comida, você vai direto no balcão e pede o que você quer. Não é como aqui no Brasil que os garçons ficam vindo toda hora na sua mesa perguntando se você quer alguma coisa ou se está tudo bem. Diferente...Eu pedi um frango com legumes + limonada + waffle com frutas e sorvete de sobremesa por 9,74 pounds. Não foi muito barato, mas tá valendo. O atendimento não era 100%, mas pra quem tava com uma fome de leão, tá bom.
God Save The Queen
Tesco
Antes de voltarmos para a nossa humilde residência, passamos no Tesco. Tesco é o nome da rede de supermercados mais famosa de Londres. Qualquer esquina que você passa tem um tesco. É um mercado bem barato e ótimo para fazer pequenas compras. Como na nossa residência não estava incluído o café da manhã compramos um saquinho que vinha 4 muffins (1 pound) + suco de laranja + água e twix. Eu sei que tudo não passou de 5 pounds.
Ah! Na hora de pagar também era bem diferente do Brasil. Lá os mercados tem caixas eletrônicos. Você mesmo passa o seu produto na leitora de código de barras, você mesmo ensaca, coloca o dinheiro na maquininha e ela te dá o troco se for necessário. No início é meio complicado, mas depois você se acostuma e acaba pegando o jeito da coisa.
Resolvemos chegar em casa, tomar um banho (é bom né?? rs) e procurar um pub a noite, mas eis que quando eu estava acabando de me arrumar, a Paula bate no quarto desesperada: "Gaby, perdi meu VTM"... "Como assim você perdeu? Tem certeza? Procurou com calma?"..."Tenho certeza, acho que esqueci no Tesco"..."Putz", pensei...Peguei minha bolsa e lá fomos nós andando pela rua que nem umas loucas pra pegar o mercado aberto...Andamos, andamos e quando chegamos ninguém tinha visto o cartão da Paula. Ela ficou bem chateada e triste por ter perdido o cartão, mas como eu tinha o aplicativo do VTM no celular, consegui bloquear o cartão dela por ali para ter certeza que ninguém usaria o cartão. Nem fomos em Pub nenhum...nem tinha clima.
Nos preparamos para dormir cedo porque na segunda-feira teríamos que estar na escola para o nosso primeiro dia de aula às 08:30 da manhã...Uiiiiii...Só Jesus, mas vamos que vamos, porque ainda tem muita história pra contar.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário