quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Paris - Château de Versailles

No dia que fizemos o free walking tour (leia aqui)nós compramos um pacote (com a mesma empresa) para ir à Versailles.  Pagamos 30 euros que davam direito a passagem de ida e volta e o acompanhamento de um guia de turismo (que fala inglês). A nossa primeira intenção era ir à Versailles no dia seguinte ao Free Walking Tour, mas o palácio de Versailles não abre às segundas-feiras :/

Nós tínhamos que estar na praça St. Michel às 11 da manhã para encontrar com o guia e assim nós fizemos. Chegamos pontualmente, demos o nosso nome para a pessoa responsável e encontramos com o nosso guia. Ele era, como posso dizer...meio colorido..rsrs. Vestindo galochas, um cachecol e um guarda chuva do tipo “familião de 10” (aqueles enormes..rs). Ele nos entregou nossas passagens de trem (ida e volta) e disse para cuidarmos delas como se fosse a nossa vida..rs.
Antes de irmos para a estação de trem, nosso guia parou em um lugar que vendia sanduíches prontos. Eram feitos no pão de de baguete. Eu comprei um sanduíche e um suco de laranja e coloquei tudo dentro da mochila, pois não estava com fome naquela hora.
Depois que todos já tinham comprados os sanduíches, nos direcionamos para a estação de trem de St. Michel e ali pegamos o trem para Versailles. Era um trem direto e a viagem levou em torno de 1 hora mais ou menos.
Chegamos na estação, demos uma parada no Mc Donald’s para fazer xixi e começamos o passeio.
Versailles já não é considerado mais Paris, é como se fosse outro município. As ruas são largas e as casas muito bonitinhas. Você vê alguns hotéis aqui e ali e algumas creperias. Parece aquelas cidadezinhas do interior, mas que foram bem desenvolvidas!!!
Nós fomos andando pelas ruas até chegarmos em frente ao Château de Versailles.
Um Pouco de História...Contada do meu jeito..rs
Era uma vez um rei (Luís XIII) que foi convidado por um amigo (Gondi) à praticar a caça em Versailles. O rei se encantou com a área que viu ali e resolveu construir um castelo de caça naquele local. A estrutura construída inicialmente era “simples”, mas a partir do momento que o Rei conseguiu a escritura do local e se tornou dono de Versailles,  o que era simples começou um processo de transformação e se tornou algo grandioso.
Quando o rei Luís XIII morreu,  assumiu o Luis XIV (Pois é, parece que eles não tinham muita imaginação quando se tratava de nomes..rs). O Rei  Luis XIV tinha um ego enorme...pra vocês terem uma ideia ele se nomeava como o Rei Sol...Sujeitinho convencido, né? Rs. Agora pensa comigo: Se o cara se nomeava o Rei Sol, você realmente acha que ele ia morar num "palaciozinho" qualquer? Na na ni na não, ele começou a providenciar as reformas e obras necessárias no que hoje é considerado o maior palácio do mundo. Repito...Do mundo.
Voltando ao dia do passeio...Nós paramos em frente aos portões de Versailles e ali o nosso guia nos contou uma das curiosidades mais legais sobre estátuas. 

Aqui no Brasil a gente não vê muitas estátuas de homens montados em cavalos, mas na Europa tem muito. E uma coisa que aprendi é que quando você olhar uma estátua em que há um homem em cima do cavalo, você pode saber um pouco mais da história daquela pessoa só de olhar para a estátua. Olha que legal: se você ver uma estátua onde o cavalo está com as quatro patas apoiadas no solo, significa que aquela pessoa que está montada, morreu de causas naturais (ataque cardíaco por exemplo). Se o cavalo estiver com uma das patas pra cima, significa que a pessoa que está montada morreu em ação (tentando se defender de alguém por exemplo). E se o cavalo estiver com as duas patas pra cima o cavaleiro morreu em batalha, na guerra. Não é legal?
Mas então, por quê na estátua do Luis XIV,  localizada na entrada do palácio, o cavalo está com uma pata levantada (morte em ação) se ele morreu de causas naturais? O cavalo não deveria estar com as quatro patas apoiadas no chão? Sim, meu caro leitor...Acontece que aquele cavalo tinha sido feito para outra pessoa e não para o Rei Luis XIV. Fizeram a linha “vamos ganhar tempo” e usaram aquele cavalo pronto e só fizeram a estátua do rei para colocar em cima...Espertinhos não? Rsrs
Os Jardins de Versailles
O valor que pagamos pelo ingresso do free walking tour não incluia a entrada nos Jardins nem ao castelo. Se você considerar só isso, você poderia fazer o passeio sozinho que sai mais barato...Você pagaria a passagem de trem (14 euros) + entrada no jardim (8 euros) + entrada no palácio (14 euros). Nós demos o dinheiro da entrada nos jardins para o nosso guia e ele nos entregou os ingressos. A única vantagem é que não pegamos fila em nenhum momento.
Eu realmente aconselho você a visitar os jardins primeiro e deixar para visitar o palácio mais para o fim da tarde. A última entrada no palácio é até às 17h. Quando chegamos, a fila da compra de ingressos estava abusurdamente enorme (e nem era alta temporada). O nosso guia nos disse que quando saíssemos do jardim não teria mais fila para comprar e poderíamos entrar no palácio tranquilamente.
Entramos no jardim e não era um simples jardim. Era praticamente uma cidade em forma de jardim. Não pense você que vai encontrar flores pra tudo quanto é lado, não...Os jardins franceses tem muitas árvores e poucas flores e as árvores são arrumadas de uma forma bem simétrica fazendo alguns desenhos geométricos na maioria das vezes.

Naquele lugar eu me senti a menor das criaturas...Tudo muito grande e imponente. Pra você ter uma ideia, os jardins tem um mapa próprio. Cada lugar tem um nome, uma fonte, uma história. A parte legal de ir com o guia é que você consegue voltar um pouco no tempo e imaginar como aquelas pessoas viviam e qual foi a importância daquele lugar para aquelas pessoas. É claro que algumas vezes eu boiava na explicação do guia, mas consegui entender na maioria das vezes. Quando eu via que a minha mente já estava ficando cansada, eu simplesmente parava de prestar atenção e admirava o lugar tirando fotos...rsrs.
Nós demos muita sorte de ir naquele dia pois era o dia do Jardim Musical. Imagina você andar pelos jardins ouvindo música clássica? Lindo né? Ou então você parar em uma área onde as águas da fonte “dançam” conforme a música que está sendo tocada? Mais lindo ainda né? Pois é, eu vi e posso dizer que foi espetacular!
Durante o passeio nos jardins nós fizemos uma pausa de 20 minutos. Eu e Paula sentamos em frente ao lago (próximo de banheiros e restaurantes  dentro do jardim),  e vendo os patinhos andando pra lá e pra cá, comemos os nossos sanduíches que compramos lá em Paris. A vantagem do clima frio é que as bebidas nunca ficam quentes..rsrs. Meu suco de laranja estava fresquinho ainda..rs!
Depois da pausa continuamos com a visita até que o nosso guia se despediu. Nós até pagamos mais caro do que se tívessemos ido sozinhas, mas as histórias contadas por ele valeram muito a pena.

Jardins Simétricos


Uma das Belas Fontes do Jardim


Queria fazer o anjinho no chão, mas achei melhor não :D


O Palácio
Eram quase 16h e queríamos entrar no Palácio. Fomos direto para a bilheteria (realmente não tinha ninguém na fila) e entramos no Château (pronunciá-se chatô). Conseguimos tirar a bendita foto nos portões de ouro sem ninguém atrapalhando a gente...rs.
Como fizemos a visita ao palácio por nossa conta, não ficamos sabendo das histórias. Mas como tinha muito grupo fazendo visita guiada, ouvíamos alguma coisa aqui e ali e entendíamos quando a visita era guiada em inglês.
De fato o lugar é espetacular e pra mim a sala mais bonita é a sala dos espelhos. Na época de Luis XIV, o espellho era um artigo caríssimo e nada mais poderia demonstrar a riqueza do rei egocêntrico do que uma sala feita só de espelhos. A luz que vinha de fora refletindo nos espelhos dava um ar mágico aquela sala. Simplesmente lindo!
Andamos um pouco mais aqui e ali, tiramos fotos, fotos e mais fotos e encerramos a nossa visita ao palácio.
A Paula ainda queria voltar ao inicio do jardim para tirar algumas fotos (você pode entrar e sair do jardim a hora que quiser com o mesmo ingresso). Ficamos por ali admirando um pouco mais aquele lugar. Luis XIV pode ter sido um egocêntrico de marca maior, mas agradeço a ele por transformar aquele lugar no maior palácio do mundo. A visita vale muito a pena.

Isso não é um palácio, isso é uma afronta...rs


Só entrando no palácio no fim da tarde pra ter uma foto sem ninguém...

Só pra vocês terem ideia da proporção de tamanho do lugar

Um dos belos quartos do palácio

Hall dos Espelhos...minha cara de: Que Droga...mó cabeçada atrás

E o portão é feito de q? Ouro, lógico
Para mais informações sobre valores e horários acesse: http://en.chateauversailles.fr
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário