segunda-feira, 4 de março de 2013

Budapeste - Primeiro Dia


Depois de termos encarado mais um trem noturno, chegamos à Budapeste com um atraso de quase 2 horas. Não sei por qual motivo o trem atrasou tanto, mas eu lembro que durante a noite eu sentia o trem andar e frear repetidamente...A coisa boa é que a cabine estava vazia. Só tinha eu e Paula lá dentro, sem ninguém pra perturbar, fazer barulho ou até mesmo reclamar das nossas malas...rsrs.
Nós chegamos à Estação de Budapeste e fomos praticamente as últimas a sair do trem, porque será né? Tanta mala faz a pessoa ficar lerda mesmo..rsrs.
Estávamos preocupadas porque não tínhamos como avisar a Michelle que o trem havia atrasado. Ah! Em Budapeste não ficamos no sistema de couch surfing. Ficamos hospedadas na casa de uma grande amiga brasileira que não víamos a quase 10 anos. Estávamos mais do que ansiosas para chegar à casa dela, primeiro pelo fato de encontrar alguém conhecido e segundo por podermos nos sentir um pouco em casa...rsrs.
Um parênteses: A Michelle decidiu ir pra Europa estudar alemão, trabalhou como babá numa casa de família, conheceu um Húngaro (no metrô), tiveram uma história de amor daquelas que acontece em filme e ela decidiu ir morar com ele na Hungria. Aprendeu o Húngaro (que é uma língua muuuuito difícil), casou com ele e hoje tem 2 filhas lindas. E para nossa sorte ela mora numa das cidades mais lindas...Budapeste não estava no nosso roteiro oficial, mas a Mi falou tão bem da cidade e o quanto ela gostaria de nos reencontrar que pensamos: “Por que não?” E lá fomos nós!!!
Quando chegamos á estação de Budapeste ficamos tão felizes por ver a Michelle nos esperando que ríamos e dávamos gritinhos...Parecíamos adolescentes...hahahahah. Ela estava acompanhada do marido e da filha mais velha (uma fofa!). Eles foram nos buscar de carro, nos ajudaram com as malas e claro, fomos conversando até chegarmos em casa.
A casa da Mi era fofa, tinha um jardim bem bonito na frente. E foi só o tempo de tomarmos aquele banho pra espantar o cansaço da viagem, comer alguma coisa e partirmos pra rua. A Michelle queria nos mostar Budapeste e eu confesso que estava doida pra conhecer.
Conhecendo Budapeste
A Mi morava em torno de uns 20min do centro de Budapeste. Pegamos um ônibus perto da casa dela e tínhamos que comprar os passes de ônibus e metrô para os dias que estaríamos ali!
Antes de comprarmos os passes, precisaríamos sacar dinheiro local. Não tínhamos nada de Forint (nome da moeda na Hungria) e lá fomos nós caçar um caixa eletrônico. Até que achamos um bem fácil. Sacamos em torno de 30.000 Forint, que dava mais ou menos 100 euros, pois tínhamos que dar 17.000 forint para o marido da Mi que havia comprado as nossas passagens aéreas para Roma...Depois explico isso!!! E mais uma vez saí do caixa eletrônico com aquela sensação de mulheres ricas..rsrs.
Ela nos levou num lugar que vendia os passes e compramos para 3 dias. Poderíamos andar de ônibus e metrô ilimitado dentro daquele período. Não lembro quanto foi o passe (Mi, se estiver lendo o post, comenta aí embaixo pra galera saber quanto é...rs).
Pegamos outro ônibus e fomos direto para o centro de Budapeste. Do ônibus a Mi ia falando alguns pontos turísticos que seria interessante conhecer, fazendo um mini city tour com a gente..rs.
Descemos no ponto final do ônibus e começamos a andar...Gente, andar por Budapeste é a coisa mais gostosa que tem. Mesmo com o frio que estava fazendo nós pudemos apreciar bastante a cidade. Vimos que Budapeste tinha muitas estátuas...De tudo o que você possa imaginar e cada estátua tinha sua história própria! Andamos pelas margens do Rio Danúbio e vimos de longe o castelo de Buda e a Ponte das Correntes (um dos cartões postais de Budapeste).

Castelo de Buda

Uma das muitas estátuas de Budapeste
Centro de Budapeste
Lindo, não??
Andamos, andamos, paramos em uma barraquinha pra comer alguma coisa. Comi um pedaço do que parecia uma fatia de pizza (só que no formato retangular) com um molho branco por cima (não lembro o nome do molho), mas estava ótimo. Só que como a barraquinha ficava na rua, e estava fazendo frio naquele dia, a tal pizza esfriou meio rápido...rsrs. Eu era muito comédia quando comia na rua, como estava muito frio eu nem tirava as luvas...Melecava a luva toda de molho e qualquer outra coisa, mas pelo menos meus dedinhos estavam quentinhos...rs.
Depois de termos feito uma boquinha, fomos até à igreja de St. Istvan. A igreja é linda e você pode subir para ver a cidade de cima. Vale muito a pena.

Vista da Igreja de St. Istvan
Igreja St. István

Nesse mesmo dia o marido da Mi disse que iríamos sair pra jantar com um amigo dele e que deveríamos nos encontrar com ele no ponto de ônibus próximo ao Rio Danúbio. E la fomos nós né?
O lugar era bem bonitinho e o mais importante. Quentinho...rs. Só que tinha um problema, pra sair eu sempre colocava um casaco bonito por cima e por baixo um casaco meio fuleirinho...só pra esquentar. E eis que quando entramos no local a Mi disse que eu tinha que tirar o casaco, que era falta de educação ficar de casaco...Mas gente, eu ficar parecendo uma mendiga só com aquele casaco de fleece...rsrsrs. Mas não tive escolha...Tirei meu casaco bonitão e fiquei só com o mendigão de fleece...rsrs.
O jantar estava super agradável. Pedimos um tipo de frango recheado com batatas que estava muito gostoso! E enquanto esperávamos os nossos pratos o garçon trouxe uns 2 shots de uma bebida típica Húngara. Era quente, tipo vodka, mas era feita de maçã...Não era ruim não, mas deu uma esquentada legal..rs. Comecei a reparar que o garçon trazia sempre da tal bebidinha. No total ele trouxe umas 4 vezes e ainda tínhamos pedido vinho pra acompanhar o prato.
Eu já estava meio que fazendo as contas na minha cabeça né? “Caraca, essa brincadeira vai me custar quanto? Rsrs” Mas para a nossa alegria o dono do restaurante era amigo do amigo do marido da Mi...E vc teve que pagar a conta? Nem eu...hahahahhaha.
Voltamos para casa, meio felizes...Talvez pelo fato de que não tivemos que pagar a conta ou talvez pelo vinho mesmo..rs. Ainda tivemos que subir uma escadaria de não sei quantos degraus, acho que uns 200 e pouco, pelo que me lembro do marido da Michelle ter falado, e num frio de dar dó. A Mi, como ótima anfitriã, fez chá pra gente para nos aquecermos um pouco.
O nosso primeiro dia em Budapeste tinha chegado ao fim, mas ainda tínhamos mais 2 para aproveitar naquela cidade linda.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário