segunda-feira, 25 de novembro de 2013

501 Eventos que Merecem ser Conhecidos (Dezembro)

Férias, Natal, Ano-Novo, Verão...Todas essas palavras podem resumir o mês de Dezembro. O mês em que o facebook se enche de fotos de lugares incríveis... Tanto dos nossos amigos nos fazendo sentir aquela “invejinha branca” ou de nós mesmos querendo mostrar pro mundo a nossa alegria de arrumar as malas e “fugir”.

Mas Dezembro também oferece alguns eventos além dos tradicionais de fim de ano e que tal conhecê-los e sair um pouco dos clichês de fim de ano?


AMÉRICA CENTRAL
O QUÊ?
Junkanoo



QUANDO:
Em 26 de Dezembro e 1º de Janeiro

ONDE:
Bahamas - Nassau (Com eventos secundários em Grand Bahamas, Bimini e Eleuthera)



Um carnaval em pleno Dezembro e realizado em plena madrugada. Assim é o Junkanoo. O evento teve origem há muito tempo onde os escravos das Bahamas tinham apenas 1 momento de “exuberância” por ano. Para eles foi permitido comemorar (do jeito deles) o Natal e o Ano-Novo.

O Junkanoo começa assim que a luz do sol vai embora e dura madrugada a dentro. Muita música, muito colorido, muita dança, enfim...muita alegria. O resultado? Um incrível desfile e noites que nunca serão esquecidas.

Dica: Para apreciar a parada do Jukanoo é preciso chegar cedo e reservar lugar nos bancos que ladeiam as avenidas, ou, o que é ainda melhor, de uma sacada na Rua Bay.
É quase um Brasil, né? rsrs

Acadêmicos do Junkanoo, 10...nota 10...

EUROPA
O QUÊ?
Noite de Ano-Novo em Funchal


QUANDO:
31 de Dezembro


ONDE:
Portugal - Funchal, Ilha da Madeira



Uma Ilha que pertence a Portugal e com um clima um pouco mais... digamos...benevolente. Muitos festivais acontecem na Ilha ao longo do ano, mas o mais espetacular é a noite de Ano-Novo.  Por volta de 21h as pessoas já começam a se reunir em diversos pontos da cidade e quando o relógio marca meia noite, fogos cobrem uma extensão de 16km². O espetáculo é fantástico. Mas não se empolgue muito...Depois dos fogos o pessoal parece que costuma “pegar o seu banquinho e sair de mansinho”.

É lindo, vai...



ÁSIA
O QUÊ?
Festival de Lanternas Gigantes


QUANDO:
No último sábado antes de 24 de dezembro.


ONDE:
Cidade de San Fernando - Filipinas


Uma cidade que é conhecida como a Capital do Natal nas Filipinas só poderia ter um evento com lanternas gigantes (tipo pisca-pisca). Láááá nos primórdios era realizada uma novena antes do Natal e junto com a novena eram confeccionadas pequenas lanternas. Depois de prontas, as lanternas eram levadas para a frente da Igreja onde eram reunidas para a missa de meia-noite.

Com o tempo a tradição virou um festival competitivo. Quanto maior a lanterna, mais complexo são os desenhos e mais luzes são necessárias. Agora imagina um monte dessas lanternas gigantes reunidas em um só lugar? Imaginou? Pois é...

 



E você? Sabe de algum evento interessante que acontece em Dezembro no País ou Cidade que você mora? Compartilha com a gente!

*Post baseado no livro 501 Eventos que merecem ser conhecidos (Editora Lafonte)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário